Fechou o ˝La Farinata˝ tradicional restaurante da Avenida Ipiranga

Sair para comer em um bom restaurante é um dos meus prazeres favoritos. Adoro visitar estabelecimentos tradicionais e conhecer um pouco mais do que estes estabelecimentos tem a oferecer, seja um prato exclusivo da casa, uma sobremesa única ou mesmo aquele atendimento cordial que já faz valer a visita.

Pois São Paulo ainda possui lugares bem interessantes para comer fora da terrível onda da ˝gourmetização˝ (odeio essa palavra) que tomou conta não só dos lugares mais badalados da capital paulista, como mais recentemente no centro velho de São Paulo.

La Farinata – Na Avenida Ipiranga

Restaurantes moderninhos e ˝do momento˝ estão surgindo aos borbotões na região central, enquanto outros com preços honestos, cardápios desprovidos de pirotecnia e ausente de ˝gourmezices˝ vão agonizando e encerrando suas atividades, sem qualquer atenção do poder público que poderia dar algum tipo de incentivo ou apoio para estes recantos turísticos e da boa comida possam sobreviver.

Não vou mencionar nem entrar em detalhes aqui da recente morte do centenário e incrível restaurante Capuano, que fechou recentemente vítima da especulação imobiliária. E nem do saudoso Café Paulista, em Santos, que também deixou uma legião de fãs e fregueses entristecidos.

Vou falar de outro restaurante italiano que nos deixou, o La Farinata:

Clique na foto para ampliar

Inaugurado em 1972, o La Farinata era até alguns poucos meses atrás um local onde comer bem e de maneira farta era algo garantido. Já nem sei mais quantas vezes que entrei neste ícone da Avenida Ipiranga, 924, para comer uma boa massa seja sozinho ou junto de alguma companhia.

Além de preços honestos, a casa que rumava para 5 décadas de atividade também mantinha um atendimento gentil e cordial onde os garçons sempre tinham o cuidado de tirar dúvidas do cardápio ou mesmo para avisar quando um prato podia ser dividido, evitando o desperdício.

A casa tinha um visual já bastante antiquado e desatualizado, mas ao invés disso ser um ponto negativo era algo a favor da casa. Me fazia lembrar alguns dos interessantes cafés – também de imigrantes italianos – que tive o prazer de conhecer em Buenos Aires.

Mais uma tradição que encerra as atividades (clique para ampliar)

Minha última visita ao La Farinata foi ano passado, quando levei dois turistas americanos para comer uma boa massa por ali. Apesar da comida continuar deliciosa, senti já um certo descuido com a aparência do local e até mesmo com a limpeza das mesas, contudo nada que me fizesse me arrepender da escolha.

Porém este ano não deu mais para o restaurante. O La Farinata fechou suas portas, deixando para trás 46 anos de história e tradição. A cena da foto que abre o artigo é tão dolorosa quanto a foto acima, que tirei pelas grades da porta quando dei de cara com o estabelecimento fechado.

De acordo com uma pessoa que trabalha em um estacionamento próximo ao restaurante e não quis se identificar, a crise econômica não foi o único motivo de levar o La Farinata a fechar.

Ele afirma que a ocupação ocorrida no prédio onde está localizado o restaurante, afetou consideravelmente o fluxo de fregueses, uma vez que o acúmulo de lixo ao lado do restaurante passou a ser grande, além de constantes intervenções ocorridas por ali.

Esperamos que alguém reabra o local e traga o La Farinata de volta, um espaço como esse não pode ter tão triste fim.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Residência de Felipe Luftalla

Clássica construção dos tempos áureos da Bela Vista, este belíssimo casarão está localizado no número 1315 da rua 13 de maio. Saiba um pouco mais sobre este imóvel.

Leia mais »

27 respostas

  1. Se não me engano, o La Farinata fechou por volta de setembro, outubro de 2017.
    Realmente era um belo restaurante.

    1. uma pena eu era cliente a muitos anos meu prato favorito um virado a paulista eu gostaria de ter um prato deste restaurante como recordaçao esta fechado a anos

  2. Que lixo virou o centro de SP. Meu Deus do céu…
    Saudades do passado, quando a cidade não tinha tantas pichações, drogados e lixo espalhado por todo canto. Está aí a “Cidade Linda” “Cidade Limpa” que esses políticos vagabundos tanto insistem em enfiar goela abaixo das pessoas…

    1. Sem contar que, numa tentativa fracassada de extinguir a cracolãndia, o ex-prefeito (que só ficou um ano no cargo) simplesmente espalhou a cracolândia pela cidade inteira, mas afinal de contas ele não é um político, ele é um GESTOR…

      1. Daniel Pardo, essa história de eleições de 2 em 2 anos é um dos maiores atrasos nesse país. Deveriam unificar todas as eleições, de vereador a presidente numa só, de 5 em 5 anos e sem reeleição, para evitar que os “lixos” não se perpetuassem no poder. Desse jeito que está, o sistema é apenas um trampolim para esses oportunistas e vagabundos como o “ex-gestor” de SP…

  3. Quando passávamos em São Paulo no verão, a caminho da praia, meu avô gostava de parar no centro pra passear e nos levava pra almoçar neste restaurante. Ele gostava do virado a paulista e eu das massas. Com os anos, foi ficando mais fácil atravessar a cidade e fomos perdendo o costume de dar essa parada de um dia na capital. O centro foi se degradando também, e meu avô foi perdendo o gosto de mostrar a região. A última vez foi em 2008, mais ou menos, depois da tradicional viagem de férias eu ia morar por algum tempo fora do país, mas já estava com a idéia de mudar de vez pra São Paulo. Visitamos a região da 25 de março, almoçariamos no Mercadão mas estava lotado e ele se lembrou deste lugar na Ipiranga. Lembro claramente que eu estava sentada numa destas mesinhas “antiquadas”com uma Lasanha maravilhosa e pensando: não preciso ir a Europa pra viver num lugar cheio de histórias. Quando eu voltar pro Brasil vou mudar pra São Paulo. Meu avô faleceu um ano antes de eu me mudar pra cá, em 2011, e fiquei sem saber o endereço. Ficava em dúvida entre esse e o La Farina, que também é no centro. Ano passado me mudei pra av. São Luis e estava dando uma volta pela vizinhança quando reconheci o restaurante que tinha um virado a paulista que o vô gostava. Infelizmente, já tinham fechado. Me indicaram um endereço novo no Bexiga, cheguei a ir, e apesar de ter uma placa com o nome Farinata, também se encontrava fechado. Valorizo muito essas pérolas do centro, espero que algumas resistam a crise. E que as pessoas, especialmente as mais jovens, não percam o interesse em redescobrir o centro. Porque é o uso que as pessoas fazem, acima de tudo, que mantém a região viva.

    1. Olá Marina, realmente o lá Farina era maravilhoso e eu gostava do regattone recheado huuummm que delicia. Vá ao “Gato que ri” esse tradicional restaurante fica no largo do arouche. Vc ficará encantada.

  4. Que tristeza… O centro de São Paulo cada vez mais decadente, degradado. E as memórias vão ficando cada vez mais vinculadas a recordações, quando não há meios de se preservar o que ainda resiste.

  5. O Farinata já não estava bem das pernas há Tempos… Higiene precária, mau atendimento entre outras coisas que somadas faz qualquer estabelecimento perder credibilidade. Mas, uma pena mesmo!!!

  6. Me lembro que ia comer lasanha verde com molho meio a meio (meio com molho branco e meio com molho a bolonhesa) servida na cumbuca de barro e polvilhada com bastante queijo mineirinho curado e ralado no prato, depois de servida. Uma delícia. Uma vez levei a Lady Francisco para almoçar lá, e ela adorou. Saudades.

  7. Eu adorava este restaurante, mas metade das vezes tive problemas com as contas que nunca estavam certas, sera que não foi por isso que fecharam ?

    1. Olá. Sou natural de São Paulo capital, cidade onde nasci,cresci, me formei em direito, e me aposentei por invalidez laboral devido a avc hemorragico sofrido há 18 anos. Fui salvo no Hospital Alemão Oswaldo Cruz ícone e Referência na órbita da Saude . Passei a perceber qto São Paulo capital foi abandonada por seus gestores tanto municipal qto estadual. Ambos perderam noção de história e cultura humana. Hoje tenho medo de visitar as local do centro. HA 15 dias estive pesquisando câmeras fotográficas na rua 7 de abril. Em determinado momento usuários de crack, que invadiram a região, iniciaram briga entre eles de repente uma vítima de facada . Desfalece no leito. Policia e Samu acionados e eu retorno para mi ha casa com essa ” bagagem emocional” triste muito desgastante para quem conheceu a legítima guarda municipal com uniforme azul marinho impecável. Tudo ficou na história.

    2. OS GARÇONS SE FAZIM DE MANÈ E AUMENTAVA A CONTA ACONTECEU VARIAS VEZES COMIGO

  8. São Paulo capital deixou de ser o que era. Nasci nesta cidade há 62 anos. Hj fico triste com o que vejo é com o nível dos moradores. Lamentável. A história se foi e com ela o respeito

  9. Triste. Fiquei sabendo agora ao passar por lá. Se parararmos para listar os estabelecimentos tradicionais que fecharam as portas (ou trocaram de dono, reformou e nuttelizou) nas duas últimas décadas em São Paulo ficaremos impressionados. Um comentário que li certa vez, quando o “Bar do Museu” fechou as portas, em 2010, diz tudo: “Em Paris um lugar deste jamais fecharia, pelo contrário, existiriam filas para conseguir entrar”.

  10. Meu deus que pena
    O fundador do lá farinata
    Que na verdade era o mesmo dono do lá farina da rua aurora era o ator Mário bevenutti
    O mesmo fundador do restaurante um dois feijão com arroz.
    Hj o restaurante da rua aurora e adm pela sua advogada
    Após a sua trágica morte e de sua esposa na Castelo Branco em 1996
    Abcs Sergio Pontes ce

  11. Fui muito aí Farinata. Realmente a comida era muito boa, preços justos e o atendimento nota dez. Um dia fui a rua Santa Ifigênia levar um aparelho para consertar e como só ficava pronto depois de 1 hora, resolvi ir almoçar no restaurante. Me doeu o coração quando cheguei na porta e vi tudo fechado e cheio de lixo. Uma pena mesmo.

  12. Fiquei muito triste esporadicamente almocava sempre um virado a paulista nunca mudei de prato era clente quando era o la farina no endereco antigo depois eles vieram pra av ypiranga gostaria de ter uma recordacao deste restaurante

    1. ALGUEM PODE ME AJUDAR QUERO COMPRAR UM PRATO PRA GUARDAR DE RECORDAÇAO DOS BONS TEMPOS

  13. MUITA SAUDADE DESTE RESTAURANTE QUERO TER UM SOUVENIR DESTE RESTAURANTE ALGUEM PODE ME AJUDAR

  14. Eu frequentei esse restaurante desde criança, meu pai trabalhava na região e levava a família nos fins de semana para almoçar lá. O restaurante se chamava “La Farina” até o começo dos anos 90 (se não me engano) e depois mudou o nome para “Farinata”.
    Existe um outro restaurante chamado “La Farina” bem próximo de lá, na Santa Efigênia, que acredito ter sido do mesmo dono em algum momento, porque a mobília é idêntica!

  15. Caro João, eles apenas cobravam os 10% que era de direito deles. Coisa justa, pelo atendimento eles mereciam, eu ainda dava mais uma gorjeta, pois valia a pena. Mas caso vc não quisesse pagar era só falar que eles tiravam.

  16. É triste saber que fechou, o meu tio foi um dos fundadores do restaurante o Sr. Mario, que faleceu num acidente de carro com a esposa Daise. O restaurante era maravilhoso, com antigos garçons e ótimo atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *