Julieta e Nicolina, duas escultoras brasileiras

Com certeza você já ouviu falar de artistas como Portinari, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. Artistas de fundamental importância no contexto histórico brasileiro que tem obras expostas em diversos museus no Brasil e no mundo.

Mas você já ouviu falar de Nicolina Vaz de Assis Pinto do Couto? E de Julieta de França? Afinal, quem são elas?

Julieta e Nicolina

Nicolina Vaz já foi assunto em artigos aqui no São Paulo Abandonada por conta do descaso da Fonte Monumental, obra de sua autoria datada de 1923. O site também possui um artigo sobre a vida e obra desta escultora que quebrou regras de uma sociedade arcaica no final do século XIX.

Julieta de França, natural de Belém do Pará. Ganhou uma bolsa de estudos e foi para cidade luz Paris. Teve como professor nada mais nada menos o célebre Auguste Rodin.

Mas o que tem em comum essas duas artistas? São Mulheres? Sim. Quebraram regras sociais onde apenas homens predominavam no meio artístico? Sim. Acabaram sendo esquecidas pela sociedade? Infelizmente sim, mas algo mudou.

Nicolina e Julieta renasceram nas mãos dos escritores Noemi Ribeiro e Paulo Sérgio Duarte com organização de Reila Gracie.

Serviço:

Julieta e Nicolina – Duas Escultoras Brasileiras

Textos de Paulo Sérgio Duarte e Noemi Ribeiro – Organização: Reila Gracie

Editora Prestígio

132 páginas

R$ 69,00

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

12 respostas

  1. Querida Glaucia,

    Obrigada pela divulgação do nosso trabalho. A edição livro foi praticamente destinada às bibliotecas. A contrapartida ao patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro incluía uma grande parte da tiragem, daí a dificuldade em encontrar exemplares nas livrarias.

    Um forte abraço,
    Noemi

  2. Olá, Sou bisneto de Nicolina Vaz de Assis.

    Gostaria de saber maiores informações sobre ela, pois estou fazendo uma pesquisa meticulosa sobre sua vida. Qualquer material seria util para conforntar com os quais disponho.

    Grato Fabio Baião

  3. olá fábio! tambem sou bisneta da Nicolina Vaz de Assis
    Neta de Maria de assis Mattos e filha de Yolanda Mattos de Castro e Silva.
    estou lhe informando o nome de meus parentes diretos para ver se voçê reconhece algum.
    gostaria muito de conheçê-lo. meu telefone é 22 25421690, ligue para mim!
    abraço suely

  4. Depois de descobrir os nomes da escultora da fonte da Avenida São João ( São Paulo ) gostaria de saber como conseguir esse livro das escltoras pouco conhecidas da História da Escultra no Brasil.

    Parabéns pela inciativa!!!

    Como posso conseguir o livro?

  5. Também sou bisneta de Nicolina, neta de Maria de Assis Mattos e filha de Helena Moreno Maia…quem quiser entrar em contato estou no face como Celia Moreno

  6. Gostaria de maiores informações sobre sua vida, onde morou, quem eram seus irmãos e irmãs, quem foram suas filhas…desde muito pequena ouvia falar de Nicolina, povoou o meu imaginário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *