Jornal copia texto e imagens do blog São Paulo Antiga

Infelizmente nem sempre é possível contar com o respeito de alguns veículos de comunicação. O blog São Paulo Antiga tornou-se uma referência em notícias de patrimônio histórico e urbanismo e é bastante comum que nosso conteúdo seja reproduzido em outros blogs, jornais e revistas.

Quase que diariamente recebemos pedidos para uso do material e normalmente cedemos. Acreditamos que pedir para usar uma foto ou texto nosso é um gesto gentil de quem quer usar o nosso conteúdo. Desde que foi inaugurado em janeiro de 2009, o São Paulo Antiga não utiliza-se de matérias de terceiros, produzindo sempre seu próprio material.

Porém o jornal Tribuna do Norte da cidade de Pindamonhangaba utilizou recentemente trechos de um de nossos artigos escritos pela historiadora Glaucia Garcia de Carvalho sem pedir autorização nenhuma de uso.

A texto e as imagens foram copiadas do artigo  1932: A Arte da Revolução nos Cemitérios Paulista. Confira o texto original que nós publicamos:

Agora abaixo, o mesmo texto copiado pelo jornal sem qualquer menção a quem realmente o escreveu e nem mesmo aos créditos das fotografias. Notem que a foto esquerda foi recortada bem onde aparecem os créditos da foto:

Para quem lê a Tribuna do Norte e não conhece o blog São Paulo Antiga fica a impressão de que o texto e as fotografias são de autoria do jornal, o que entendemos não ser legal.

No final do texto do mesmo jornal, é citado outro trecho de nosso artigo citando finalmente o nome da autora, mas não é esclarecido que as imagens e o texto anterior também são de autoria de nosso blog e não há um link de retorno ao São Paulo Antiga:

O blog São Paulo Antiga repudia o uso de fotografias e imagens de nosso acervo sem um prévio pedido de autorização. Até compreendemos quando o ocorrido é proveniente de pessoas que não possuem conhecimento, mas não cremos que um jornal como a Tribuna do Norte desconheça que é preciso pedir antes de usar.

Copiar e colar não é uma prática do qual compartilhamos.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

6 respostas

  1. Se for para a preservação e divulgação do patrimonio histórico não vejo mal nenhum, afinal o objetivo do site não é este? mas é lógico poderia ter colocado os créditos de quem criou.

  2. hahaahaa! Sou de pindamonhangaba e acredite: boa parte das notícias dos jornais daqui são notícias de outros jornais!
    E as notícias locais são escritas de forma péssima! Não colocam legenda em fotos.
    Por conta disso nem duvido que tenham mesmo copiado. Nenhum “jornalista” dessa cidade sabe escrever direito! E seria ótimo – se o blog abrangesse o Estado – uma matéria sobre as casa antigas da cidade que estão colocando no chão nos últimos 3 anos. Inclusive uma que recentemente virou pó foi visitada pelo nosso Principe Dom Pedro II!! Falta total de respeito com nossa história. Tenho muitas fotos das casas antigas daqui.

  3. Isso porque Gen. Julio Marcondes Salgado é nascido em Pindamonhangaba é o ÚNICO General das Forças Públicas de Segurança de São Paulo – Hoje POLÍCIA MILITAR – e seu patrono.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: