Infelizmente nem sempre é possível contar com o respeito de alguns veículos de comunicação. O blog São Paulo Antiga tornou-se uma referência em notícias de patrimônio histórico e urbanismo e é bastante comum que nosso conteúdo seja reproduzido em outros blogs, jornais e revistas.
Quase que diariamente recebemos pedidos para uso do material e normalmente cedemos. Acreditamos que pedir para usar uma foto ou texto nosso é um gesto gentil de quem quer usar o nosso conteúdo. Desde que foi inaugurado em janeiro de 2009, o São Paulo Antiga não utiliza-se de matérias de terceiros, produzindo sempre seu próprio material.
Porém o jornal Tribuna do Norte da cidade de Pindamonhangaba utilizou recentemente trechos de um de nossos artigos escritos pela historiadora Glaucia Garcia de Carvalho sem pedir autorização nenhuma de uso.
A texto e as imagens foram copiadas do artigo 1932: A Arte da Revolução nos Cemitérios Paulista. Confira o texto original que nós publicamos:
Agora abaixo, o mesmo texto copiado pelo jornal sem qualquer menção a quem realmente o escreveu e nem mesmo aos créditos das fotografias. Notem que a foto esquerda foi recortada bem onde aparecem os créditos da foto:
Para quem lê a Tribuna do Norte e não conhece o blog São Paulo Antiga fica a impressão de que o texto e as fotografias são de autoria do jornal, o que entendemos não ser legal.
No final do texto do mesmo jornal, é citado outro trecho de nosso artigo citando finalmente o nome da autora, mas não é esclarecido que as imagens e o texto anterior também são de autoria de nosso blog e não há um link de retorno ao São Paulo Antiga:
O blog São Paulo Antiga repudia o uso de fotografias e imagens de nosso acervo sem um prévio pedido de autorização. Até compreendemos quando o ocorrido é proveniente de pessoas que não possuem conhecimento, mas não cremos que um jornal como a Tribuna do Norte desconheça que é preciso pedir antes de usar.
Copiar e colar não é uma prática do qual compartilhamos.
Comentarios