Hotel Mart Center / Blue Tree Plaza – Vila Guilherme

Em uma cidade de grandes dimensões como São Paulo, é natural que empreendimentos ousados apareçam a todo momento. Entretanto, boa parte destes projetos sensacionais acabam ou não saindo do papel ou sucumbindo pelo caminho, frente as mais variadas dificuldades que vão desde crise econômica a problemas legais.

Um bom exemplo de algo interessante que não foi adiante é este a seguir:

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Erguido na década de 1990 esta moderna construção foi planejada para ser um grande hotel da rede Blue Tree Plaza para atender aos clientes do centro de compras Mart Center. Localizado na rua Chico Pontes o Mart Center foi bastante popular e conhecido, atendendo clientes não apenas da capital paulista, como também do interior e até de outros estados.

Localizado ao lado do Parque do Trote, o enorme edifício abandonado tem sua entrada pela rua São Quirino.

Local segue fechado (clique na foto para ampliar)
Local segue fechado (clique na foto para ampliar)

Batizado de Condomínio Apart Hotel Mart Center, o edifício tem uma arquitetura bastante moderna e arrojada, lembra muito a vela de um navio. Pelo fato de ter sido construído em uma área de poucos prédios e predominante de galpões, é fácil de ser observado até mesmo de alguns pontos da região central da cidade.

O edifício consiste de dois blocos, sendo o menor com seis andares e o maior com doze. A área onde foi construído o hotel possui amplo terreno, permitindo um grande número de vagas de estacionamento.

Detalhe da construção (clique para ampliar)
Detalhe da construção (clique para ampliar)

Infelizmente o hotel jamais teve suas obras 100% concluídas, sendo abandonado pouco depois de sua parte estrutural ser finalizada. Com o passar dos anos o local foi esquecido pelos empreendedores e transformou-se em mais grande esqueleto urbano.

Abaixo é possível conferir como seria o hotel caso a obra fosse concluída. O projeto é do arquiteto Donadio Souza, de Londrina (PR).:

clique na imagem para ampliar (© Donadio Souza Arquitetura)

Em consequência deste abandono o local degradou consideravelmente, sendo inclusive palco de inúmeras invasões por parte de grupos pró moradia. A mais recente desocupação deu-se em fevereiro de 2016.

O gigante da Vila Guilherme segue como um desperdício para os moradores do bairro. Entretanto a população se movimenta há um certo tempo, pressionando a prefeitura para que o local seja desapropriado ou comprado, sendo transformado em hospital público para atender a região.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Hospitais em uma cidade carente de leitos como São Paulo nunca é demais. Por outro lado, moradia também é algo que temos bastante carência. Seja lá o que for, algo precisa ser feito com este edifício, pois fechado e esquecido não é útil para a municipalidade.

Veja mais fotos:

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Foto: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

9 respostas

  1. Essa área do Mart Center era um meandro do rio Tietê, quando ocorreu a retificação do rio drenaram o local aproveitaram como ponto de retirada de areia, mais tarde, ficou um “buracão” e foi sendo usado como lixão, obviamente, sem nenhum controle, mais tarde foi aterrrado e construído o complexo Mart Center, mas aí…apareceram sérios problemas de instabilidade do solo e emanação de gases. Algo parecido, só que em menor proporção, ocorreu no Sh. Center Norte.

  2. O Mart Center (o centro de eventos) parece ter sido restaurado recentemente (vi pelo google earth e na imagem aérea pareciam ter caminhões e galpões com novos telhados), pois em julho de 2018 está datado um grande evento evento de cultura pop chamado “World Pop Festival”.
    Só pra ver o número de atrações que estarão nele:
    https://pt-br.facebook.com/worldpopfestival/

    Talvez devem ter alugado ou vendido o espaço… mas o hotel parece estar na mesma situação, mas com guarita e sem mais o portão.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: