Em uma cidade de grandes dimensões como São Paulo, é natural que empreendimentos ousados apareçam a todo momento. Entretanto, boa parte destes projetos sensacionais acabam ou não saindo do papel ou sucumbindo pelo caminho, frente as mais variadas dificuldades que vão desde crise econômica a problemas legais.
Um bom exemplo de algo interessante que não foi adiante é este a seguir:
Erguido na década de 1990 esta moderna construção foi planejada para ser um grande hotel da rede Blue Tree Plaza para atender aos clientes do centro de compras Mart Center. Localizado na rua Chico Pontes o Mart Center foi bastante popular e conhecido, atendendo clientes não apenas da capital paulista, como também do interior e até de outros estados.
Localizado ao lado do Parque do Trote, o enorme edifício abandonado tem sua entrada pela rua São Quirino.
Batizado de Condomínio Apart Hotel Mart Center, o edifício tem uma arquitetura bastante moderna e arrojada, lembra muito a vela de um navio. Pelo fato de ter sido construído em uma área de poucos prédios e predominante de galpões, é fácil de ser observado até mesmo de alguns pontos da região central da cidade.
O edifício consiste de dois blocos, sendo o menor com seis andares e o maior com doze. A área onde foi construído o hotel possui amplo terreno, permitindo um grande número de vagas de estacionamento.
Infelizmente o hotel jamais teve suas obras 100% concluídas, sendo abandonado pouco depois de sua parte estrutural ser finalizada. Com o passar dos anos o local foi esquecido pelos empreendedores e transformou-se em mais grande esqueleto urbano.
Abaixo é possível conferir como seria o hotel caso a obra fosse concluída. O projeto é do arquiteto Donadio Souza, de Londrina (PR).:
Em consequência deste abandono o local degradou consideravelmente, sendo inclusive palco de inúmeras invasões por parte de grupos pró moradia. A mais recente desocupação deu-se em fevereiro de 2016.
O gigante da Vila Guilherme segue como um desperdício para os moradores do bairro. Entretanto a população se movimenta há um certo tempo, pressionando a prefeitura para que o local seja desapropriado ou comprado, sendo transformado em hospital público para atender a região.
Hospitais em uma cidade carente de leitos como São Paulo nunca é demais. Por outro lado, moradia também é algo que temos bastante carência. Seja lá o que for, algo precisa ser feito com este edifício, pois fechado e esquecido não é útil para a municipalidade.
Veja mais fotos:
Comentarios