Hotel dos Viajantes

Distante aproximadamente 240 quilômetros da cidade de São Paulo, Descalvado é um tranquilo município paulista que ainda tem muito daquele “ar de interiorzão” que procuramos quando viajamos pelo Estado. E é lá que encontrei este belo imóvel construído nos primeiros anos do século 20:

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Localizado no número 20 da Avenida Guerino Oswaldo, este imóvel abriga um antigo hotel da cidade, conhecido como Hotel dos Viajantes. O nome é bastante propício pelo fato dele ficar bem diante da Estação de Descalvado, já desativada. Aliás, o hotel fica também diante de outra instalação ferroviária, a antiga casa do chefe da estação, como mostra a foto a seguir.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Segundo pesquisas da cidade o hotel teve como primeiro proprietário a figura de Emílio Monteforte. Este nome aliás é bastante ativo no mesmo período de construção do hotel em Descalvado em construções de casas e pequenos prédios na capital paulista.

Declarado como patrimônio histórico descalvadense, o Hotel dos Viajantes mesmo não estando com a fachada intacta é um dos mais bonitos e significativos edifícios da cidade.

Com características de arquitetura colonial e neoclássica, a construção está bastante preservada em sua estrutura original, tendo alterações mais significativas em sua porção interior, como na cozinha e copa, além da instalação de novos banheiros, uma vez que originalmente havia apenas um.

Seu destaque mais chamativo é este curioso trabalho no frontão, que apresenta um castelo fortalecido, protegido com canhões:

Frontão do hotel é bastante peculiar (clique para ampliar)
Frontão do hotel é bastante peculiar (clique para ampliar)

Quando estiver por Descalvado não deixe de conhecer este belo patrimônio da cidade e, se possível, conheça outros imóveis com arquitetura bastante interessante, como por exemplo a Santa Casa.

Abaixo, mais imagens do Hotel dos Viajantes (clique na foto para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

16 respostas

  1. Lindo, espero que seja restaurado e mantido, é uma riqueza que não poderá ser perdida.

  2. Parabéns pela matéria sr Douglas Nascimento, sempre nos premiando com pérolas cada vez mais raras,,,

  3. Muito lindo o hotel. Você está se expandindo para além da nossa querida Capital, hein, Douglas ? Parabéns.
    Só achei que ficou faltando um detalhe sobre esta Cidade, Descalvado. Você escreveu que fica a 240 km de S. Paulo, mas pra que lado, qual a região ? Fica perto de onde ? De qualquer forma valeu.
    Estou fora de SP faz um bom tempo, mas neste começo de ano pretendo voltar para o nosso amado Estado, só que ainda estou escolhendo uma Cidade que não fique nem muito perto nem muito longe da nossa querida S. Paulo, que apesar de ser meu torrão natal, ter muita coisa boa, hoje em dia eu não agüentaria morar aí.
    Bom, seja como for, aproveito esta mmensagem para parabenizá-lo sempre e desejar-lhe um felicíssimo Natal e muito própspero e ecológico Ano Novo, bem como para a sua família. Abração. Shalom Aleihem! Paz Profunda!

    L. Lafam.

  4. Pena que o poder publico nao se interessa pela preservacao destes imoveis, isto faz parte da historia.

  5. a very lovely building. I hope they don’t turn it into something that resembles a cake, as hap-pens with so many historic building refurbishments!

  6. Douglas vocês do São Paulo antiga poderia fazer um reportagem sobre os 90 anos da São Silvestre com fotos da primeira corrida

  7. Eu tive o grande prazer de dormir neste maravilhoso berço da história, internamente ele está maravilhoso com móveis originais de época. Quero voltar o mais breve possível.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: