Localizado na rua Cônego Valadão, no bairro de Vila Augusta, na vizinha cidade de Guarulhos, o Hospital Menino Jesus é mais um grande exemplo de abandono na área da saúde pública.
A área do hospital (vide mapa) não é pequena, e ocupa um quarteirão inteiro. O local até meados da década de 70 foi um colégio de freiras. Vendido tornou-se este hospital que, com altos e baixos seguiu funcionando até o início desta década quando, enfim, fechou suas portas definitivamente.
Os moradores vizinhos não se cansam de reclamar deste imenso elefante branco que tornou-se a área do antigo hospital. As calçadas deste imóvel abandonado tornaram-se depósitos de lixo, pessoas chegam de outros bairros e param seus carros nas esquinas desta construção para deixar lixo, entulho e móveis velhos. Nestas mesmas calçadas do hospital também crescem o mato e , como se isso já não bastasse, seus muros começam a apresentar rachaduras e infiltrações.
Os moradores do entorno criticam a situação de abandondo em que se encontra o hospital Menino Jesus e reclamam que seus proprietários deveriam reabrir o hospital ou vender a área, pois com o local vazio e abandonado este trecho do bairro tornou-se desértico e perigoso, além de desvalorizado.
O antigo hospital Menino Jesus já não existe mais. O que já tinha muito tempo que era um hospital abandonado, tornou-se um terreno vazio. Tudo foi demolido para que em breve mais um conjunto de torres seja erguido no local.
Guarulhos tem poucos hospitais e optaram por derrubar mais um ao invés de reformá-lo. As ruas em volta do antigo hospitais são estreitas e já não acomodam mais o trânsito local, imaginem como ficará esta região com as novas torres que serão erguidas ali ? Para que planejamento não é mesmo ? E o esgoto ? Bem a cidade de Guarulhos não trata quase nada do seu esgoto, então tanto faz. Afinal esgoto fica debaixo da terra e não dá voto.
As fotos da demolição estão logo abaixo das fotos do hospital ainda em pé.
Veja fotos deste imóvel (antes da demolição):
Veja fotos deste imóvel (após a demolição – 08/08/2010):
Comentarios