Hospital Menino Jesus

Localizado na rua Cônego Valadão, no bairro de Vila Augusta, na vizinha cidade de Guarulhos, o Hospital Menino Jesus é mais um grande exemplo de abandono na área da saúde pública.

Fotos: Douglas Nascimento

A área do hospital (vide mapa) não é pequena, e ocupa um quarteirão inteiro. O local até meados da década de 70 foi um colégio de freiras. Vendido tornou-se este hospital que, com altos e baixos seguiu funcionando até o início desta década quando, enfim, fechou suas portas definitivamente.

Os moradores vizinhos não se cansam de reclamar deste imenso elefante branco que tornou-se a área do antigo hospital. As calçadas deste imóvel abandonado tornaram-se depósitos de lixo, pessoas chegam de outros bairros e param seus carros nas esquinas desta construção para deixar lixo, entulho e móveis velhos. Nestas mesmas calçadas do hospital também crescem o mato e , como se isso já não bastasse, seus muros começam a apresentar rachaduras e infiltrações.

Os moradores do entorno criticam a situação de abandondo em que se encontra o hospital Menino Jesus e reclamam que seus proprietários deveriam reabrir o hospital ou vender a área, pois com o local vazio e abandonado este trecho do bairro tornou-se desértico e perigoso, além de desvalorizado.

ATUALIZAÇÃO: 22/09/2010

O antigo hospital Menino Jesus já não existe mais. O que já tinha muito tempo que era um hospital abandonado, tornou-se um terreno vazio. Tudo foi demolido para que em breve mais um conjunto de torres seja erguido no local.

Guarulhos tem poucos hospitais e optaram por derrubar mais um ao invés de reformá-lo. As ruas em volta do antigo hospitais são estreitas e já não acomodam mais o trânsito local, imaginem como ficará esta região com as novas torres que serão erguidas ali ? Para que planejamento não é mesmo ? E o esgoto ? Bem a cidade de Guarulhos não trata quase nada do seu esgoto, então tanto faz. Afinal esgoto fica debaixo da terra e não dá voto.

As fotos da demolição estão logo abaixo das fotos do hospital ainda em pé.

Veja fotos deste imóvel (antes da demolição):

Veja fotos deste imóvel (após a demolição – 08/08/2010):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

23 respostas

  1. Moro na Rua Maurício de Oliveira. Tivemos muitas brigas, inclusive na Polícia e na Prefeitura, quanto à sugeira desse hospital. Na verdade, o quarteirão abriga dois hospitais. O Menino Jesus,tem entrada pela Rua Cônego Valadão. O Prédio com entrada pela Rua Itapegica era o Hospital “Cosmos” ou “Kosmos”, que seira uma maternidade. A retirada de lixo do Hospital Menino Jesus era de arrepiaros cabelos, tanto era o desleixo. Não sei se o fechamento nos é favorável pelo risco de tornar-se refúgio de invasores. Durante as tempestades, de minha casa ouço o bater de portas pela ventania. Temos vagas informações que a venda do imóvel está obstada por causa da contaminação do solo. O que será? Não sabemos.

  2. Me chamou atenção este hospital, não é à toa que está fechado e neste estado. Alguma coisa muito séria deve ter acontecido por lá. Uma contaminação biológica ou química grave, deve ser a causa do abandono.

    Encontrei na internet informações interessantes de 11/03/2009, no site:

    http://www.aceguarulhos.com.br/content.php?m=20090311105158

    Eu como advogado, aconselharia o morador da vizinhança ou região, a se organizar em comissão de moradores que se sentem prejudicados com o abandono do hospital e suas possíveis causas, a procurarem o Ministério Público de Guarulhos, na pessoa do Promotor de Justiça, Curador do Meio Ambiente, para ele prestar algum esclarecimento, pois é bem possível que a área esteja interditada pelo Promotor do Meio Ambiente, por uma TAC (Termo de Ajuste de Conduta), com o fim de corrigir o problema na área.

    Eu procuraria o Ministério Público para pedir à ele, caso não exista uma TAC, para pedir que promova alguma providência legal junto ao Governo do Estado, que é proprietário do imóvel, para que este tomar as providências cabíveis, e isto é um direito da população que se vê prejudicada, bem como é um ordenamento jurídico do Direito de Vizinhança. Abraços à todos.

  3. Boa noite!Eu conheci o hospital Menino Jesus,inclusive fui operada neste recinto.Foi muito triste saber que o lugar não está mais ativo para o uso da população,porque o ponto que chamava atenção era justamente o Hospital Menino Jesus.

  4. O hospital foi começou a ser demolido a uns 10 dias atrás , não passei recentemente por lá mas acredito que já não tenha mais nada de pé pelo ritmo que estava a demolição foi tudo muito rápido.

  5. Passei enfrente ao Local Sabado dia 18/09/2010..E no local nao ha mais nada apenas um terreno limpo cercado por tapumes… Triste ..mas mereceu este fim ..pois nunca prestou…

  6. Realmente a demolição foi muito rápida, hoje 29/09/2010 não ha mais nada além de entulho. Tambem gostaria de saber qual seria a construtora e como seria este empreendimento.

  7. Coincidentemente, essa semana passei em frente ao hospital onde eu nasci, Hospital Santo Antonio do Tucuruvi, na Avenida Julio Buono, em São Paulo/Capital. O prédio já estava abandonado há uns 5 anos ou mais, com placas de vende-se.
    Qual não foi a minha surpresa em ver o local em que nasci derrubado e no lugar um grande aterro que receberá uma torre. Na frente, até uma banquinha com uma corretora.
    Não pude conter algumas lágrimas.

    1. É Luis Eduardo, também passei em frente e fiquei mto triste, tbm nasci neste hospital, morei praticamente em frente a 10 anos atrás quando ainda estava em funcionamento, cheguei a levar meus filhos para atendimento, e hj o hospital não existe mais, é mto triste pois ele tinha imformações prciosas sobre minha vida, das quais agora não posso mais obter,

  8. Foi muito triste saber que este hospital teve que fechar as portas. pois não sei porque , mas me dá uma vontade de chorar. Outro dia , estava na vila Galvão, quando saí de uma loja de artigos espíritas e fui direto para lá. Sem lembrar a direção que poderia encontrá-lo, perguntei a um moço que tem uma imobiliária na rua Cônego Valadão, então ele pediu para que eu andasse mais por aquela calçada dessa mesma rua que eu iria encontrá-lo mais à frente. Triste fim!!!!

    Será que , realmente ele não teria volta?

  9. tenho más lembranças deste local uma faze muito ruim da minha vida … trágico … trágico

  10. DESCULPE O CAPS LOOK! MAS EU TIVE A INFELICIDADE DE ALUGAR UM IMÓVEL NA RUA EM FRENTE!BOM QUANDO EU VIM VER O IMÓVEL , SÓ TINHA O TERRENO VAZIO E ESTAVA MUITO SILENCIOSO! COMO GOSTO DESTA REGIÃO ACABEI ALUGANDO! MAS HOJE VI QUE FIZ UM MAL NEGÓCIO! ESSE BATE ESTACA DE FUNDAÇÃO ESTA ESTREMECENDO TODO O IMÓVEL! FICA IMPOSSÍVEL FICAR AQUI DENTRO!HOJE É FERIADO EM SÃO PAULO, MAS AQUI EM GUARULHOS , NÃO!
    ESTOU DE FOLGA E A CASA ESTA ESTREMECENDO DESDE AS 07:00 DA MANHÃ!

    O MAIS LAMENTÁVEL DE TUDO ISSO, É QUE NÃO É PARA FINS DE UM CENTRO CULTURAL,EDUCACIONAL OU HOSPITALAR , PARA A POPULAÇÃO E SIM PARA UM MALDITO CONDOMÍNIO!
    REPITO, MAIS UM MALDITO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL!

    MEU PROTESTO;

    PORQUE NÃO FIZERAM UM CENTRO CULTURAL OU EDUCACIONAL PARA A POPULAÇÃO DE GUARULHOS? COMO POR EXEMPLO O ANTIGO CARANDIRU QUE VIROU UM PARQUE DA JUVENTUDE?
    É LAMENTÁVEL!
    TEM CASA LINDAS NESSA RUA , PROPRIETÁRIOS INVESTIRAM PESADO EM SUAS RESIDENCIAS , PARA DEPOIS VIVER NESSE DESCONFORTO! ISSO É O MALDITO PROGRESSO! NO FUTURO NÃO HAVERÁ CASA , SÓ RUAS FRIAS COM MALDITOS EDIFÍCIOS!

  11. E lembrando que vai ser um condomínio de 5 prédios com 500 apartamentos!
    IMAGINE O CAOS NAS RUAS EM VOLTA! NÃO HÁ INFRA-ESTRUTURAS NAS IMEDIAÇÕES PARA UM CONDOMÍNIO DESSE TAMANHO!COM RUAS PRATICAMENTE SEM CALÇADAS DE TÃO CURTAS!LEMBRANDO QUE AS PESSOAS ANDAM NAS RUAS! VAI SER CARROS E MOTOS 24 H POR DIAS PASSANDO EM FRENTES AS CASAS!
    ACABOU A TRANQUILIDADE DESSE LADO DO BAIRRO…VALORIZAÇÃO? DUVIDO…….

  12. fiquei muito triste em ver o fim deste hospital pois foi ai que comecei a minha carreira de auxiliar de enfermagem hoje continuo sou tacnica de enfermagem so tenho boas lembransas deste lugar pois foi ai que construir minha carreira e continuo mi dedicando com carinho e amor tive bons e momentos ruins mas naõ posso atribuir nada a este lugar que mi deu muitas alegrias e convivir com profissionais competentes ecarinhosos sinto trisreza por naõ mais existir o hospital menino jesus de guarulhos que ajudou muita jente apesar de nem todos reconhecer o nosso trabalho e esforco para servir mas a vida e assim

  13. boa tarde , gostaria de saber para onde são encaminhados documentos de quem trabalhou nesse hospital, se´r que tem como saber.
    pois trabalhei por um pequeno período e foi o meu primeiro emprego na enfermagem e sou muita grata por abrir as portas.
    e fico muito triste por ter acontecido esse descaso da parte do governo.

  14. É triste saber que o hospital em que eu nasci foi demolido. Estava a procurar por uma criança que nasceu no mesmo dia que eu, meus pais dizem que ela se chama Maria Luisa, nasceu entre 27/09/2001 e 29/09/2001 (dia em que eu nasci). Meus pais ja me disseram sobre ela algumas vezes e me surgiu a curiosidade de procura-la

    1. Em frente ao condominio tem uma parte do Hospital que ainda funciona, pode ser que ache alguma informação que queira, o hospital foi vendido na época pela ma administração dos donos, desviaram muito dinheiro e não puderam continuar com ele, por isso venderam o terreno para essa incorporadora

  15. Eu gostaria de saber se alguém sabe aonde posso está vendo pessoas que nasceu no mesmo dia que minha irmã , dia 06/03/2002.

  16. Gostaria de saber, se alguém sabe aonde posso ver pessoas que nasceu no mesmo dia que minha irmã , 06/03/2002.

  17. Na parte do hospital que fica na Cônego Valadão, ainda funciona uma parte. E te possível ver as siglas hmj, se não me falha a memória .

  18. Ola, gostaria de saber se eu nasci nesse hospital, alias, vcs tem o registro dos nascidos em 1984? Mãe Maria de Lourdes Soares Leite. Por favor

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: