Hospital Itatiaia (demolido)

Quando pensamos em hospitais, a primeira coisa que temos em mente é que eles precisam estar sempre a disposição da população. Em uma cidade do tamanho de São Paulo cada hospital conta e muito na hora de prestar os serviços de saúde.

Pensando nisso, a cada hospital que encontramos fechado pela cidade de São Paulo sabemos o que isso significa: Os outros hospitais ficam sobrecarregados, faltam leitos e muitas vezes as pessoas precisam cruzar de uma ponta da cidade para a outra só para receber um atendimento médico.

E na rua Duarte da Costa, na Lapa, é possível encontrar mais um hospital que reforça as estatísticas do alto número de unidades de saúde abandonadas que estão espalhadas pela cidade: o Hospital Itatiaia.

O Hospital Itatiaia já funcionou normalmente no passado e encontra-se desativado já há vários anos, contribuindo não só para o déficit de leitos hospitalares na capital paulista como também ajudando a deteriorar a região, conhecida pelo grande número de residências de alto padrão.

Algumas das residências vizinhas ao Hospital Itatiaia

A razão do abandono é conhecida: um embargo. Segundo a apuração feita por este blog, a proprietária do hospital, a Amil, tentou alguns anos atrás fazer uma ampliação do imóvel sem seguir as características do zoneamento da região o que levou a obra a ser embargada não só pela força da prefeitura como da própria procuradoria do município.

Atualmente o imóvel e o terreno estão à venda e não estão mais nos planos da Amil, mas será difícil encontrar um novo proprietário para este antigo hospital. Muitos moradores da região são contra o hospital alegando que a área é estritamente residencial, entretanto não seria justificável aos olhos da opinião pública, numa cidade tão carente de hospitais que este imóvel venha abaixo. O mais correto seria uma adequação do imóvel a realidade da região, o interesse de alguns não pode se sobrepor a maioria da população.

Enquanto não se chega a um acordo sobre o destino da área, o local vai se degradando cada vez mais. É possível notar em alguns cantos do velho hospital o acúmulo de poças de água, que podem tornar-se focos de mosquito da dengue. Além disso, um prédio abandonado como este pode acumular ratos e baratas.

Seja lá qual for o destino do hospital, uma coisa é certa: Assim não é possível ficar! Uma desapropriação por parte da prefeitura poderia por fim a esse impasse.

Confira outras fotos do Hospital Itatiaia (clique para ampliar):

ATUALIZAÇÃO – 22/03/2013: Depois de um longo impasse a Amil, proprietária do antigo hospital, demoliu o imóvel. Desde então a área está à venda, por enquanto sem interessados. Corretores da região afirma que o terreno está avaliado em cerca de R$8 milhões. Atualizaremos novamente caso algo mude nesta história.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

42 respostas

  1. Tudo bem que a região é residencial, mas não vejo problemas em se ter um hospital perto de casa, pelo contrário. Aposto que se um dos moradores dessa região tivesse que ser socorrido prontamente daria mais valor ao hospital abandonado.

  2. Minha mãe em 2005 e 2006 até começo de 2007, foi

    atendida neste hospital, eu moro em pirituba tinha convenio lá, era bom, perto de casa na região da Lapa não tem outro, o sororcabana tá acabado e outros pior que ele, mas ninguem vai querer ter um hospital no Brasil e ruim.

  3. o Governo Estadual ou Municipal deveria intervir no sentido de fazer funcionar um Hospital, pois isso nada tem a ver com Zoneamento.Eu pesquisei e esse Hospital sempre funcionou lá.Mas parou por falta de verbas para a Reforma.

  4. O problema é que este hospital está irregular há mais de 50 anos, o local é Zona A, onde ele não poderia ter sido construído. Como a AMIL, que é dona do Hospital Itatiaia, estava cansada de brigar com as associações de bairro; simplesmente fechou o hospital. Agora nenhuma associação de bairro se pronuncia para resolver o problema, que sobrou para os vizinhos.
    A prefeitura e os jornais do bairro não tomam nenhuma atitude, já que estão mais preocupadas com o Hospital Sorocabana, que está fechado e quebrado.
    A situação é lamentável, porque o prédio está cheio de infiltrações e, também, pode se transformar em criadouro ratos, baratas e mosquitos da dengue.
    Isto é uma tragédia anunciada. Sei disso porque moro nesta rua…

  5. Só para completar; era ótimo quando o Hospital Itatiaia funcionava, além de ser perto dava movimento à rua, tinha até um ponto de taxi…
    Acredito que o Zoneamento não deveria proibir hospitais em locais residencias, afinal é onde as pessoas estão!

  6. É O HOSPITAL TA NO MEIO DE MANSÕES ,,TEM Q VER O DIREITO DA MAIORIA ,,MAIS HOSPITAIS PRA POPULAÇÃO,,,DÁ PRA SE CONCILIAR OS MORADORES ,E OS PROPRIETARIOS DO HOSPITAL

  7. Essa situação vai de encontro com a do metro na região da Av. Angelica. os vizinhos não querem gente diferenciada no bairro nobre da lapa.

  8. Bom, eu nasci neste hospital e cheguei neste site após pesquisar ele na internet pra saber como está, fiquei um pouco chateada agora por saber que ele não existe mais…

    1. Eu também nasci lá e cheguei aqui pelos mesmos motivos! Fiquei super chateada, ainda mais em saber que hoje em dia o hospital foi demolido 🙁

  9. É muito fácil falar que não querem um hospital como vizinho, mas se esquecem de quantas vidas foram salvas naquele espaço, que era meu local de trabalho e me deixou muito chateada quando “fechou as portas” tive que presenciar isto!!! Me senti envergonhada com tal situação. Parabéns aos moradores da região e parabéns aos nossos governantes pela precariedade da saúde neste país!!!!!!!!!

    1. Pois é Michele, au gostava muito deste hospital, agora me vejo obrigada a ir a outros hospitais da região, que são um lixo.

  10. É muito triste a situação, eu gostava muito deste hospital, todas as vezes que precisei fui super bem atendida. Uma pena.

    1. quando vc nasceu eu tive uma filha a 36 anos atras e foi trocada neste hospital São João Batista

      me responda por favor quantos anos vc tem.

        1. Oi pessoal, por favor eu preciso de informações sobre onde fica a administração do hospital São João Batista. Preciso encontrar uma pessoa que sumiu qd eu nasci no dia 17/02/1985.
          Me mandem email.: vspp.valim@gmail.com
          Obrigado!

          1. Vc conseguiu saber onde é a administração tive uma
            Irmã dada neste hospital na década 78 77 76 por aí

    2. Há 49 anos, deixei minha marca registrada nesse lugar, nasci lá, na época Hospital São João Batista, a pouco tempo fui atrás de minha história, o começo de tudo e fui surpreendido por essa demolição, senti parte da minha vida demolida também, mas o dinheiro sempre falou e falará mais alto, parabéns ao moradores e a prefeitura, bem, sem comentários.

  11. Será que mais alguém teve problemas com bebês trocados ou desaparecidos nesse hospital na década de 70?

      1. Minha irmã nasceu lá e foi doada para uma mulher que até hoje com certeza não deve ter dito que é adotada ela morava
        Minas qdo veio busca lá em são paulo

    1. Oi. Cris me chamo Marta , minha mãe deu a luz neste hospital na década de 75 para 78 não sei ao certo ele teve uma filha que foi dada pela minha avó para uma mulher que veio de Minas Gerais estou procurando mas só sei que os parentes tinha uma granja se frango em São Paulo conhecido como Betinho das galinhas queria muito poder conhecer minha mãe

    2. Ou cris minha irmã foi dada pela minha avó estou rematando acha lá segundo família alguém de minas a buscou na época

  12. Será que vocês poderiam me ajudar : Minha irmã nasceu em 1.975 quando era São João Batista, mas a certidão de nascimento dela está errada o Sexo, fui até o cartório e eles me disseram que tenho que ter um documento do Hospital, mas eu não sei nem como começar, alguém pode me ajudar ????

    1. Olá, Alguém conseguiu informações da Administração do São João Batista? Também preciso urgente de informações. ATT

  13. Alguém me ajude a localizar a documentação do antigo Hospital São João Batista, meu filho nasceu ali, em 1979, tem complicações de saúde (epilepsia por falta de oxigenação durante o parto) e necessito localizar o prontuário dos pacientes da época. Peço a quem me puder ajudar. Atualmente resido em Vitória – Espírito Santo

    1. O mais fácil seria entrar em contato com a administração da Amil, eles devem ter alguma coisa.

  14. Minha irmã e eu nascemos nesse hospital, quando ainda era São João Batista e pertencia à AMESP. Esse lugar marcou minha infância, fui muitas vezes lá com meus pais fazer exames e, em 1994, fiquei uma semana internada. A última vez que fui lá foi em 2002, quando funcionava parcialmente, já com uma parte embargada. Fiquei triste em saber que ele foi demolido, mas é a vida, tudo um dia tem seu fim.

  15. Obrigado por compartilhar estas fotos pois, para mim, há um valor sentimental enorme: nasci neste hospital mas nunca tinha visto fotos dele.

  16. A que pena.
    nasci no são joão batista.
    e eu queria ir atras pra provar que nasci la.
    pra entrar na justiça contra meu pai, que o infeliz só fez besteira em me registrar.
    Estou querendo entrar na justiça pra tirar o sobrenome do meu pai e com a informação do meu nascimento no hospital ia me ajudar. ..

  17. Minha mãe ganhou gemeos em 07/01/1992 e só entrwgaram 1 e o outro eles falaram que tinha morrido,pois entai até hoje agente procura o paradeiro dele mais ainda não encontramos pois o outro que ficou com a minha mãe morreu já tem 9 anos foi assassinado pois queria encontrar ele só pra poder amenizar a dor da minha mãe,na época minha mãe era de menor só tinha 14 anos e não tinha ninguém em São Paulo. Se alguém souber de alguma coisa entre em contato meu e-mail: jacqueliner6543@gmail. Meu telefone:61983305983 ou 61986795496 os dois têm ZAP.

  18. eu nasci nesse hospital no dia 03/06/1989 ha quase 31 anos…triste que demoliram…

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: