Sempre que recebemos alguma denúncia de imóvel em risco de ser vendido para alguma incorporadora ou em vias de ser demolido ficamos muito apreensivos com o futuro desta construção. E denúncias nos chegam quase que diariamente, dos mais variados bairros e localidades paulistanas. Na medida do possível, fazemos o que está ao nosso alcance para chegar até o endereço a tempo.
E causou-nos certo temor o email que recebemos há cerca de 15 atrás que vinha para nos alertar sobre uma possível compra e futura demolição de algumas casas na rua Haddock Lobo, na região da Consolação. Esta rua, mais algumas vizinhas próximas, como: Bela Cintra, Frei Caneca e principalmente a rua Augusta, estão sendo alvos constantes de especulação imobiliária. Mesmo a região já sendo caótica no trânsito e parecer já está além do limite do potencial construtivo.
A denúncia que recebemos é que cerca de 10 imóveis contíguos entre as ruas Matias Aires e Haddock Lobo teriam sido adquiridas por uma grande construtora. Se isto for verdade, todo o casario abaixo corre sério risco de desaparecer:
Recentemente realmente achamos estranho que uma casa que era ocupada fosse fechada e ficasse vazia. Um imóvel como este em uma rua valorizada como a Haddock Lobo não fica muito tempo sem ocupação, seja por um novo proprietário ou inquilino. E isso aumenta ainda mais as nossa suspeitas. Trata-se do antigo sobrado abaixo, localizado no número 153 desta rua:
Trata-se de um antigo sobrado até recentemente usado para fins residenciais. E não é só isso. Em uma rua que hoje está completamente tomada por edifícios, esta é uma das mais antigas construções da rua Haddock Lobo que ainda resistem de pé.
O que mais evidencia uma eventual venda para demolição é notado pelo estado de abandono em que se encontra até mesmo o quintal da casa. O jardim, que outrora era bem conservado deu lugar ao mato, que também cresce por entre os ladrilhos da garagem, cujo volume somado ao acúmulo de lixo dá outro indício que já vai algum tempo sem alguém entrar no imóvel.
Também não há qualquer placa de “aluga-se” ou “vende-se” o que é muito estranho. Quem iria deixar um imóvel desce fechado exceto em um lugar tão valorizado como este se ele já não tivesse sido vendido ?
Trata-se de um imóvel bastante elegante e que, mesmo há algum tempo vazio e sem muito cuidado, ainda é muito bonito. Será que iremos perder mais esta belo exemplar da São Paulo antiga ? Estamos apurando o que ocorre por ali.
Veja mais fotos deste sobrado (clique na miniatura para ampliar):
Comentarios