Guarulhos Tem História

Vizinha de São Paulo e uma das mais importantes cidades paulistas, a Cidade de Guarulhos é uma cidade pouco conhecida até mesmo pelos seus próprios moradores. A história da cidade então, é menos conhecida ainda.

Foi pensando nisso que um grupo de historiadores da cidade lançou há dois anos atrás o livro “Guarulhos Tem História – Questões sobre história natural, social e cultural”, um importante descritivo da cidade que é mais conhecida pelo aeroporto internacional que está ali estabelecido, mas que cuja história vai muito além.

Prestes a comemorar 450 anos, Guarulhos foi palco importante da urbanização paulistana. Muitos dos tijolos que ergueram casas de barões de café foram produzidos na cidade vizinha e enviados a São Paulo através de barcos que navegavam o então limpo rio Tietê. Além disso, a cidade foi uma das pioneiras do ciclo do ouro no Brasil antes mesmo do famoso ciclo do ouro mineiro.

O livro Guarulhos Tem História aborda a partir de 1560 trazendo até os dias atuais, falando por temas diversos que abrangem a evolução do pequeno povado a uma das grandes cidades brasileiras, abordando a história natural, a geografia, geologia, a história social, o ciclo do ouro, a industrialização da cidade e patrimônio histórico guarulhense de forma didática e elucidativa.

Integrante da equipe do Blog São Paulo Antiga e coordenadora do Arquivo Histórico de Guarulhos, a historiadora Glaucia Garcia de Carvalho é uma das autoras do livro.

Indicado para quem quer conhecer mais sobre a Cidade de Guarulhos e para quem quer conhecer ainda mais a história do Estado de São Paulo. Uma boa recomendação para presentear no notal aquele seu amigo que mora nesta cidade e não conhece sua história. No dia 08 de dezembro, Guarulhos irá celebrar 450 anos.

Serviço:
Guarulhos Tem História
Autor: Elmi El Hage Omar, Elton Soares, Glaucia Garcia de Carvalho e outros.
Editora: Ananda
Preço: R$30,00
Para comprar, contate a autora Glaucia Garcia de Carvalho por email, clicando aqui.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

5 respostas

  1. Não conhecia este livro, bacana…
    Quando der comprarei, afinal moro em Guarulhos, tenho que conhecer a cidade onde moro não é rs.

  2. Muito bom!
    Além de informações históricas e interessantes fotos, mostra bem Guarulhos em várias épocas, nem esquecendo do velho trenzinho que existiu por lá. Parabéns!

  3. O livro é bom mesmo, recomendo para guarulhenses, geógrafos e historiadores em geral!

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: