Guarulhos – Exemplo de proteção patrimonial?

O progresso chega a nossa vida diária muitas vezes com surpresa e choque. A grande São Paulo está passando por grandes transformações urbanísticas onde casas antigas que fizeram parte da história de suas cidades estão sendo demolidas para dar lugar a torres de prédios e também estacionamentos.

Escrevemos alguma novidade? Até o exato parágrafo não, mas algo diferente e inusitado aconteceu recentemente na cidade de Guarulhos: A charmosa praça da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima virou um estacionamento para 50 carros.

Histórico da Igreja

Primeiramente, esta igreja estava estabelecida na rua D. Pedro II, com o nome de Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, bem próxima da Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos, a Matriz. Entre os anos de 1928 e 1930, a Igreja do Rosário foi demolida e transferida para esquina das ruas 7 de Setembro e com a João Gonçalves com um diferencial: A Igreja que até então pertencia a Irmandade dos Homens Pretos, simplesmente foi eliminada virando a Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima. A memória dos negros da cidade de Guarulhos foi apagada.

E hoje?


A igreja não é tombada, porém existe potencial de tombamento já que é um dos templos religiosos mais antigos de Guarulhos. A extinta Praça do Rosário, era cercada por hortênsias, damas da noite, algumas árvores frutíferas e em menos de um mês, foi dilapidada. Plantas, flores e árvores foram arrancadas e jogadas dentro de caçambas, e bancos que até então serviam de descanso na hora do almoço para os trabalhadores da região foram eliminados.

O responsável pela ex praça? É a Cúria Diocesana de Guarulhos. A empresa responsável pelo estacionamento, a Líder Parking afirmou que além de pagar aluguel da ex praça para a Cúria Diocesana, irá trocar o piso da Igreja ocasionando maior visitação ao espaço católico.

O vigário geral da Diocese de Guarulhos, Antônio Bosco não respondeu aos questionamentos feitos pelos jornais locais e muito menos pela população guarulhense.

Se a moda pegar, daqui a pouco veremos uma igreja demolida para dar lugar a um novo estacionamento.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

16 respostas

  1. Que absurdo, aliás, como ninguém ainda havia feito isso?
    O pior mesmo é a população aceitar. É, tenho a impressão que a igreja tem perdido força, daqui a pouco vão alugar as igrejas para festas de 15 anos, etc.

    1. CONCORDO EM NUMERO, GENERO E GRAU, A IDEIA DE CIDADANIA É PODRE, AONDE VAMOS PARAR ?

      E COMO DISSE, O POVO ACEITA E AINDA VOTA, CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE

  2. Pois é, é aquilo de unir o “útil ao agradável”…bem, de “agradável” nada tem, pois acabaram com o verde da praça…
    Conforme vão passando os séculos parece que o ser humano vai cada vez mais se DESUMANIZANDO.

  3. Pois é, vejam voces que enquanto nos povo brasileiro permanecemos deitados em berço esplendido, nossos polítcos não param na luta constante para dilapidar o nosso patrimonio historico cedendo lugar para a construção de enormes edifícios que tem causado impacto violento nas areas onde são construidos. É o caos urbano, precisamos dar um basta na vertcalização das cidades.

  4. Essa atitude foi tomada sem respeito algum a população….Mas em Guarulhos infelizmente somos pobres de políticas públicas a serviço do patrimônio, do direito a memória…Mas é bem mais triste a situação dos imóveis considerados patrimônios públicos…A casa Saraceni foi “destombada” e pode ser demolida…Tenho vergonha do conselho de proteção ao patrimônio de Guarulhos, tenho nojo dos vereadores corruptos…

  5. Não vou me admirar se esta igreja tiver o mesmo destino que a casa Saraceni, e vir ao chão… Detesto todos os partido políticos, mas o PT eu odeio. Traidores… o discurso e a prática deste partido são coisas muito distintas.

  6. Pessoal!!! O estacionamento foi interditado!!! Os donos não providenciaram o alvará e o local está fechado por tempo indeterminado. O espaço parece que está abandonado, inclusive a igreja.

  7. Acho um absurdo, o descaso das autoridades de Guarulhos, em relação ao patrimônio da cidade,não só dos politicos, mas também da igreja que parece visar mais o lucro do que o desejo da população,que é de ter a praça restituída como era antes e também de ver a promessa de reforma do prédio da câmara que até agora não saiu do papel.

  8. Preciso de informações sobre a Igreja (Capela) São João Batista situada à praça Nello Poli s/n Jardim Adriana, Guarulhos, já pesquisei no jornal Guarulhos tem História , mais diz muito pouco.
    Preciso saber a data da Inauguração: 1a missa celebrada, o nome do Padre que celebrou esta missa, a data do tombamento já consegui e também sei que foi restaurada no ano 2000. Agradeço informações, aguardo resposta.

  9. Um absurdo, fiquei praticamente estarrecido,quando depois de 2 anos, passei por aquela praça. Não consegui entender mais nada. Ai me veio a indignação, voltei olhei, senti-me como alguem que tivesse a sua casa invadida, sem te pedir licença. Entrei no local, esperando que alguem me abordasse e explicasse o que estava acontecendo ali, ali era minha casa, a nossa casa, e pra minha surpresa, bem na minha frente; uma placa: Proíbido a passagem de Pedrestes… Precisamos saber quem atorizou essa ocupação e solicitar a sua devolução a população.

  10. além de ser estacionamento em uma praça de igreja, os funcionários do mesmo são sem educação, gritam com os clientes se o mesmo pede nota fiscal paulista, dão uma de surdos e depois dizem que o caixa já fechou. Tive que chamar a policia pela agressão verbal de um funcionairio grosso que me ofendeu atéprque eu queria nota fiscal.ta na hora receita federal cair em cima deles por sonegação

  11. e pensar que meus pais se casaram nessa igreja ha muitos anos atras (1986) inclusive contando com a presenca minha e de minha irma ainda pequenas.

  12. Realmente vão fazer o que fizeram com o casarão que ficava no estacionamento do shopping internacional. alguém se lembra daquele casarão com estilo ART nouveau Casarão Saraceni? E assim vai acontecer com esta Igreja como sempre visando a economia e não cuidar dos seus patrimônios. Difícil. A população só pensa em se acomodar. Acorda gente. Vamos lutar par melhorar a cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.