O progresso chega a nossa vida diária muitas vezes com surpresa e choque. A grande São Paulo está passando por grandes transformações urbanísticas onde casas antigas que fizeram parte da história de suas cidades estão sendo demolidas para dar lugar a torres de prédios e também estacionamentos.
Escrevemos alguma novidade? Até o exato parágrafo não, mas algo diferente e inusitado aconteceu recentemente na cidade de Guarulhos: A charmosa praça da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima virou um estacionamento para 50 carros.
Histórico da Igreja
Primeiramente, esta igreja estava estabelecida na rua D. Pedro II, com o nome de Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, bem próxima da Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos, a Matriz. Entre os anos de 1928 e 1930, a Igreja do Rosário foi demolida e transferida para esquina das ruas 7 de Setembro e com a João Gonçalves com um diferencial: A Igreja que até então pertencia a Irmandade dos Homens Pretos, simplesmente foi eliminada virando a Igreja Nossa Senhora do Rosário de Fátima. A memória dos negros da cidade de Guarulhos foi apagada.
E hoje?
A igreja não é tombada, porém existe potencial de tombamento já que é um dos templos religiosos mais antigos de Guarulhos. A extinta Praça do Rosário, era cercada por hortênsias, damas da noite, algumas árvores frutíferas e em menos de um mês, foi dilapidada. Plantas, flores e árvores foram arrancadas e jogadas dentro de caçambas, e bancos que até então serviam de descanso na hora do almoço para os trabalhadores da região foram eliminados.
O responsável pela ex praça? É a Cúria Diocesana de Guarulhos. A empresa responsável pelo estacionamento, a Líder Parking afirmou que além de pagar aluguel da ex praça para a Cúria Diocesana, irá trocar o piso da Igreja ocasionando maior visitação ao espaço católico.
O vigário geral da Diocese de Guarulhos, Antônio Bosco não respondeu aos questionamentos feitos pelos jornais locais e muito menos pela população guarulhense.
Se a moda pegar, daqui a pouco veremos uma igreja demolida para dar lugar a um novo estacionamento.
Comentarios