Recentemente publicamos um artigo contando um pouco da história do jornal paulistano O Estado de S. Paulo em 1917. O texto mostrava o cotidiano do jornal cerca de um século atrás, com fotos da época.
Pouco depois, começamos a receber inúmeras mensagens de leitores do blog São Paulo Antiga perguntando se o antigo prédio da gráfica do Estadão, na rua 25 de Março ainda existia. Como não sabíamos se ele ainda estava de pé ou não resolvemos ir a campo para tentar encontrar o prédio.
Abaixo, o prédio nos idos de 1917:

No início do Século XX, uma pacata rua 25 de Março.
Não tínhamos ideia do número prédio e não encontramos referências publicadas, então, fomos até a rua em busca do prédio do Estadão. E encontramos!
O local não é mais nada do Estadão (mas não sabemos se eles venderam o edifício ou somente alugaram), mas hoje é uma grande loja chamada Niazi Chohfi. Apesar de ter sido bastante modificado da época que era uma gráfica para os dias atuais, é possível notar claramente que trata-se do mesmo edifício, como ilustra foto a seguir:

Hoje, a Rua 25 de Marça é um endereço movimentadíssimo.
Podemos notar uma profunda modificação na fachada, onde os antigos adornos foram removidos e os detalhes mais característicos do início do século passado foram também retirados. O antigo relógio que ficava no terceiro andar também não existe mais (onde será que ele foi parar ?) e a única porta do imóvel que era no canto direito foi ampliada e transformada em três grandes entradas, para deixar a loja mais à mostra. O prédio também cresceu, ganhando três novos andares.
Uma das características do antigo térreo da gráfica do jornal era que ele tinha um pé direito bastante alto, para poder acomodar a enorme rotativa Marinoni, que tinha a altura de praticamente dois andares do edifício. Isso se reflete no prédio atual, pois para ir ao primeiro andar é preciso usar uma comprida escada rolante.

O antigo edifício ganhou três novos andares.
Apesar de bastante modificado o antigo edifício ainda está lá. Muitas vezes não é possível preservar a cidade inteira, e muitos prédios antigos, do início do século passado, precisam necessariamente passar por uma série de adaptações para se manterem competitivos e utilizáveis nos dias atuais. O Blog São Paulo Antiga está muito contente em ter encontrado a antiga gráfica do Estadão ainda de pé e em excelente estado de conservação.
Quando for fazer compras na região da 25 de março, não deixe de passar pelo edifício e contemplar. Muitas das notícias que foram destaque por boa parte do século XX sairam de dentro deste prédio.
Curiosidade: Já notaram que o jornal sempre escreve O Estado de S. Paulo abreviando o “São” ?
Saiba mais:
Comentarios