Garagem Araguaia

Antiga garagem de ônibus coletivos, inicialmente pertencente a CMTC,  a Garagem Araguaia localiza-se na rua que leva o mesmo nome no bairro paulistano do Pari.

Atualmente abandonada – e nesta situação se vão vários anos – esta garagem foi por muito tempo uma das mais importantes da extinta estatal paulistana de transporte coletivo, abrigando um grande número de ônibus e até bondes da CMTC.

A garagem em meados da década de 1960 (Foto: Divulgação)

Posteriormente, durante o governo do prefeito Paulo Maluf (1992-1996), houve a privatização da CMTC e esta garagem passou a pertencer a uma companhia de ônibus privada chamada CCTC (Cooperativa Comunitária de Transportes Coletivos), até esta empresa ser extinta.

Entra ano e sai ano e nada muda para a Garagem Araguaia (clique para ampliar).

Desde o fim da CCTC o local está abandonado, servindo de tempos em tempos para atividades diversas, como guardar ônibus que estão fora de circulação, por exemplo.

Houve uma promessa no final de 2008 de que ali seria uma garagem pública para ônibus fretados que vem a São Paulo com compradores de produtos em locais como as ruas Oriente, 25 de março e José Paulino mas até agora nada foi feito neste sentido.

Veja outras fotos do local (clique na miniatura para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

21 respostas

  1. A CCTC fechou em 2002, quando a Prefeitura implantou o atual sistema de transporte. Há 10 anos atrás, em 1999, a cooperativa chegou a ter os ônibus mais novos de São Paulo!
    Infelizmente a CCTC, que rodava também com ônibus da CMTC, foi à falência por má administração, e a garagem, que até onde sei é um BEM PÚBLICO, largada sofrendo com a ação do tempo!

    1. deixei meu sangue por muitos anos néssa garagem,,eu éra motorista e adorava minha garagem Araguaia na CMTC lógico..

  2. oi fui funcionario da extinta cmtc, e tenho muita saudade
    da empresa, tbm trabalhei na garagem araguaia,fiz as linhas do
    onibus executivo, avenidas, estações, cangaiba, um abraço a
    todos.

  3. Meu falecido pai, trabalhou na CMTC, TUSA, Viação Brasilia, Gato Preto, dentre outras, nossa era para mim, uma aventura quando criança, ir com ele e ficar por la, e hoje ver isso tudo assim abandonado, largado ao tempo, descaso total….

    1. Eu tb trabalhei nestas empresas que vc citou meu número de vc guiser dar um alô 011991049956

  4. Tenho muitas saudades de tudo isso…, das linhas 67 Freg.do o, 68 Itaberaba,
    64 Turiassu, 65 Pompeia, 121 V.Brasilandia, 122 V.Palmeiras e outras… Ah CMTC por que acabaram com você?. Hj moro em Curitiba mas, jamais esquecerei minha
    Sao Paulo, minha Itaberaba, ginásio Gitema, papa-fila, caminhões pau de arara… Chegada da TUSA em 1958. Bonde Correio-Lapa… E muito mais, quanta saudades
    Fausto Silva Jr (Faustinho do IV Centenário)

    1. pois é sr Faustino Silva Jr,eu nasci na lapa,mais pecisamente na rua 12 de outubro,na época era um cortiço onde nasci,trabalhei na C M T C e fiz todas éssas linhas q o sr citou ai,morei tambem na v.palmeiras na rua talhado,,boa noite e fica com deus,,valeu mesmo,,o meu face é,,VITAL FRANCISCO OLIVEIRA,,,abrindo ele o sr ja vai ver varios onibus da (CMTC),té breve..

    2. Poxa,que raridade encontrar pessoas com esta saudade tão gostosa(como a minha rsrsrs) citar os ônibus da CMTC linhas e números.,conheci todos (lindos) valeu Fausto silva jr.
      minha paixão éra o 74 Casa Verde,que passava na av.rudge e pte da casa verde.abraços

    1. Existe sim, está na mesma. E pelo menos até uns dois meses atrás estava cheio de ônibus apodrecendo (e uns cachorros loucos pra morder quem entrar também) rs

  5. OLA, DOUGLAS
    VC PODERIA ME FORNECER O ENDEREÇO COMPLETO, TENHO ALGUNS PROCESSOS EM FACE DA CCTC.
    ATENCIOSAMENTE . LUCIANA

  6. Ola.
    Moro atras dessa garagem e permanece da mesma forma.
    Onibus apodrecendo e uns vigias mais pra la do que pra ca…

  7. Está prevista a criação da Subprefeitura do Brás Pari, separando-a da Mooca. Esta garagem junto com outras edificações que são da prefeitura serão a sede da nova Subprefeitura

  8. Gostaria muito de ter o contato de algum responsável para a venda destas sucatas, alguém poderia me ajudar. Desde já agradeço. Tenho um desmanche de ônibus devidamente legalizado e autorizado pelo Detran.

  9. Meu pai foi motorista dá araguaia sr joao prontuario 112009 andei em quase todas as linhas com ele conheci muitas pessoas nunca imaginei que fosse acabar a Cmtc se ela stivesse ativa eu estaria trabalhando nela o Saudades.

  10. Fiz uma pesquisa pra que meu pai hj 80 anos, chama Helio Aoki, que trabalhou na CMTC, entrou em 1966. Tem muita vontade de rever os colegas de trabalhos ainda vivos. Garagem Aclimação. Entre eles um tal de José albino Azevedo. Mas tem sido difícil realizar esse desejo dele. Falta muito dado, na época que se aposentou 1994, só contava com número de telefone dos amigos… Que foi se perdendo. Uma pena.

    1. Fui funcionário da CMTC na garagem da Barra funda ,meu prontuário era 106542 dez ano , depois que a CMTC foi extinta fomos para a zefir e depois para a tusa hoje estou aposentado por invalidez logo que acabou a tusa em 2003 sinto muita saudade dos companheiros a última linha que fiz na época da CMTC foi 9404 freguesia do ó a Paissandu

  11. Gostaria de ver em qual cemitério de bus, foram levados os ônibus que que circularam pelos bairros da Mooca, nos anos de 1950, eram vermelhos e suas linhas partiam da praça Clóvis Beviláqua, ainda não operavam os da Mercedes Bens nem os elétricos haviam

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: