Galpão Industrial – Rua John Harrison

Fábricas e galpões em estado de abandono são muito mais danosos para o entorno onde estão localizados do que residências. Enquanto casas costumam ser de dimensões menores, antigas indústrias abandonadas geralmente ocupam uma grande área construída e ao serem desativadas e esquecidas causam bastante transtorno aos seu vizinhos.

Na Lapa, bem ao lado da linha férrea, encontramos esta grande construção em estado lastimável.

clique na miniatura para ampliar

Localizada bem no final da Rua John Harrison, este grande galpão ainda continua em parte da Rua dom João V. Ele vai de encontro até um outro prédio similar abandonado que começa na mesma d. João V e que termina na Rua Gago Coutinho.

Infelizmente até o momento não conseguimos apurar se os dois imóveis que estão abandonados há alguns anos pertencem ao mesmo proprietário, ou se foram adquiridas por alguma construtora para erguer um futuro empreendimento. O fato é que não detectamos placas de “vende-se” ou “aluga-se” em ambos os imóveis, o que indica que ou que não está a venda ou que já foi vendido.

vista lateral do imóvel (clique na foto para ampliar)

Enquanto o futuro deste imóvel segue indefinido, o local praticamente não tem vida sendo muito ermo para se caminhar em determinados horários do dia. Além disso, este trecho da rua segue bastante deteriorado com muitas pichações e com o abandono da calçada do imóvel, onde o mato cresce atrapalhando os pedestres.

O que teria sido no local ? Você tem informações ? Deixe seu comentário e ajude-nos a catalogar este antigo imóvel da Lapa.

Veja mais fotos desta construção (clique na foto para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

15 respostas

  1. Bom,em uma parte, na foto 3 da pra ver que funcionou uma assistencia técnica de lavadoras…

  2. Passo sempre por essa região…tem imoveis bem antigos e
    a forte demanda por emprendimentos esta demolindo a Historia arquitetonica da região,,

  3. Seguinte. A fábrica de velas era colada a este imovel, na rua John Harrison, mas foi desativada e agora lá funciona a Transbank. Só uma parte desta foto da Rua John Harrison pertencia a ela, o restante era uma assistência técnica e se eu não me engano tinha também uma oficina. Na esquina tinha uma porta que levava ao andar superior, que todo ele era residência. Do lado da Dom João V eram várias casas, que iam até esse outro galpão abandonado que você citou, onde funcionava uma loja que vendia Cama, Mesa e Banho. A maior do terreno,da esquina as casas até esse outro galpão era da, hoje, CPTM, e há uns 10 anos foi todo murado.

  4. a parte que fica na john harrison era antiga fabrica de velas , acho da marca santa maria. e a parte que fica na D, joão V com gago coutinho era da pinceis tigre.Eu era garoto, morava na tordesilhas mas ia brincar por aí, tinha amigos de infancia.Lembro muito bem.entre as duas fabricas havia algumas residencias, anos 50/60

  5. O imóvel da John harrison agora se encontra vazio, pois as empresas Transbank e Prossegur que o ocupavam mudaram suas oficinas para outro lugar em janeiro de 2013. Há rumores de que a Seguradora Porto Seguro o tenha adquirido.
    Quanto ao imóvel da Rua Dom João, era uma tecelagem focada em roupas de cama, mesa e banho, e até hoje continua abandonado, chegou a ser invadido em 2009, sendo rapidamente desocupado.
    Ambos oferecem risco aos pedestres, pois de vez em quando caem na calçada, pedaços de seu reboco.
    Moro em frente desde 2007.

  6. Conheço este imóvel desde 1987, morei na Vila Hamburguesa durante 16 anos e sempre passava de ônibus neste corredor que tem um aspecto de abandono. Amo a região da Lapa, estou morando na minha terra NATAL CAETANOS-B/A. Mas sinto muita saudade desse bairro. E o casarão se não me engano, era uma fabrica de velas.

  7. Eu trabalhei no fim dos anos 90 ali perto na Gomes Freire, quase todos os dias passo em frente a esse imovel, eu me lembro que no fim dos anos 90 anos 2000, funcionava ali uma grande loja de cama, mesa e banho…

  8. Tenho muitas histórias desse lugar…na esquina da Rua John Harrison com a Rua Dom. João V, no andar acima, morava o Sergião…o pai dele tinha uma mecânica na Rua Clemente Alvares, a primeira casa da Dom João V morava o Tadeu, a mãe dele trabalhava na fabrica, em frente morava o Rogério que tenho contato até hoje, ao lado morava o Melo, do outro o Élcio…turma boa! ano? 1975….

  9. De fato, era uma fabrica de velas; pertencia (ou pertence ainda) à Familia BRESSIANI.

    Nos anos 90 teabalhei em uma Consultoria na area de Recursos Humanos e uma das consultoras associadas, Sra, Isabel Bressiani, era a filha do dono, cujo qual nao me recordo o nome!

  10. Caramba esza agenda de pixo tem historia hen pixo de 1997 ai simm..agenda reliquia

  11. Este galpão foi adquirido em leilão juntamente com o galpão vizinho. O galpão da D. João V virou uma gráfica, e o galpão da John Harrison sofreu intervenções para se barrar as invasões.

  12. Eu nasci na esquina da rua don João v com a Jhon Harrison em 1967 ..em cima do bar do seu Armando …ali tinha a fábrica de velas e os pincéis tigre …saudades da minha infância ali …nas casas imigrantes portugueses e italianos …Lina Bianchi …Italo Pacini …Dalva de oliveira …Aracy calvasan …os becharas …aquele pedacinho da Lapa tem muitas histórias como a dos meus pais que se conheceram ali naquela esquina e se casaram e moraram ali …

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: