Uma rua bastante conhecida da região de Vila Mariana, a Carlos Petit, nos revelou esta pequena surpresa. Da velha e comprida casa térrea localizada no número 205 desta rua apenas a simpática fachada restou. O interior todo já foi demolido, e pela altura do mato no interior do terreno, já faz um bom tempo que foi tudo abaixo.
Por alguma razão, nada foi feito no local e a fachada permanece por lá, quase intacta. Um pouco de grafite, muitas pichações, reboco que caiu mas está tudo lá, bem conservado. Mesmo ao tempo, portas e janelas não estão apodrecidas e compõem um cenário bem interessante a esta rua.
Porque não adotarmos leis municipais que permitem a construção de novos empreendimentos preservando a fachada? Uma fachada desta recuperada traria não só um bom valor ao imóvel, como valorizaria todo seu entorno, com uma história preservada. Está na hora de boas ideias de preservação patrimonial tornarem-se leis.
Veja mais fotos desta fachada (clique na miniatura para ampliar):
ATUALIZAÇÃO – 22/02/2024:
Passados 13 anos da publicação deste artigo, isso é o que foi construído no lugar desta antiga casa do início do século 20.
Respostas de 7
Porque não adotarmos leis municipais que permitem a construção de novos empreendimentos preservando a fachada ? Ora, porque ninguem está interessado nisso. A Prefeitura atualmente só serve para fazer política. O que o sr. Kassab fez de bom depois da lei Cidade Limpa? Só falou bobagens e diz que vai fazer isso, vai fazer aquilo, enterrar a linha da CPTM, etc…
Realmente ninguém se importa com isso. Tantos imóveis e monumentos largados e raramente são preservados ou recuperados. Só se uma empresa resolver investir, porque os políticos só estão preocupados com o salário deles.
A população também pouco se importa, isto é, não se importa a ponto de procurar seus representantes (vereadores e deputados que elegeram) e pedir que represente seus interesses. Mas quem foi que legemos mesmo?
O povo brasileiro é muito ignorante. Só reclama, e aponta culpados, Kassab, politicos, pichadores, reclamantes etc… Qualquer vizinho, ou incomodado, pode juntar dinheiro suficiente (eu contribuo) para pintar essa fachada e esperar que o zé povinho piche novamente, defeque e roube as janelas restauradas.
A fachada foi demolida e o terreno está fechado com um tapume.
Artigo atualizado hoje, 22 de fevereiro de 2024.
Sou de BH e adoro a página. Em BH, a preservação de fachadas não é mais permitida. Deve-se preservar o imóvel por completo. A preservação de fachada é um falseamento histórico e não raro gera uma arquitetura horrorosa, conhecida como “frankenstein”, onde a casquinha frontal da casa antiga é bizarramente anexada a um prédio modernoso. Preservar fachada não é a solução para a preservação do patrimônio.