Fachada – Rua João de Moraes 473

Muitas vezes alguns imóveis ficam anos abandonados e esquecidos e entram em franca decadência. Sem cuidados, telhados tem o madeiramento apodrecido e desabam, infiltrações enfraquecem paredes, canos velhos enferrujam e causam vazamentos, até que um dia a estrutura, debilitada, desaba por completo. Algumas vezes as fachadas sobrevivem, e parece ter sido o caso aqui.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Localizado na Rua João de Moraes, no município paulista de Itapira, este antigo armazém ou garagem foi construído entre as décadas de 1910 e 1930. O interior do imóvel e o telhado já não existem mais há vários anos, mas por algum motivo preservaram a fachada, que é muito bonita. Com algum esforço dá até para notar um rosto ai (o que é chamado de pareidolia).

Fica aqui uma sugestão ao proprietário: Com um pouco de trabalho, massa corrida e uma boa pintura esta fachada fica impecável. E é possível construir qualquer coisa ai preservado a fachada, o que seria não apenas um gesto nobre para a memória da cidade como uma atitude simpática.

 

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Chapelaria El Sombrero

Localizada na Rua do Seminário, região central de São Paulo, a Chapelaria El Sombrero foi fundada em 1935 por um imigrante polonês e era um símbolo da história comercial de São Paulo. Encerrou suas atividades em 01/12/2013. Saiba mais.

Leia mais »

3 respostas

  1. olá Douglas. no Google Street View esse imóvel aparece com teto e tudo. a Captiva do Google deve ter passado por lá há bastante tempo.
    por outro lado, muito interessante o imóvel que fica à direita de quem olha para esse armazém. você tem alguma informação sobre esse outro imóvel?

  2. o imóvel da direita, é um belo casarão restaurado, e funciona uma seguradora, pelo que parece essa garagem é parte do terreno do casarão, mas por algum motivo não foi recuperado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *