Localizada ao lado da ponte dos Remédios, na rua Silva Airosa, esta enorme fábrica está abandonada há muitos anos contribuindo para a deterioração da região.
A grande área da fábrica está com suas construções praticamente intactas apesar de esquecida. Apenas uma parte da construção que curiosamente é mais recente que as demais está sem telhado, que aparentemente ruiu.
O local é bastante arborizado e agradável e é possível notar que devido ao relativo sossego que o abandono proporciona há muitos pássaros no local. No lado de fora o abandono é refletido pelas calçadas cheia de mato e pela sujeira proporcionada não pelo imóvel, mas por vendedores de pallets. Os vendedores fazem as transações na calçada mesmo e, ao repararem os pallets danificados, descartam os restos de madeira na rua tornando o local um lixão a céu aberto.
Apesar de abandonado, chamou a atenção que dentro do imóvel estão jogados dezenas de orelhões rodoviários da empresa Autovias (veja galeria abaixo).
O nome da rua da fábrica homenageia Antonio Marques da Silva Airosa, proprietário das terras da região dos dois lados do rio Pinheiros e que no passado erigiu e posteriormente ampliou a antiga capela de Nossa Senhora dos Remédios, hoje uma grande igreja.
Sobre qual fábrica ocupou o local, os comentários no texto são muitos e como não foi possível apurar se estão corretos ou errados deixamos aqui os nomes que nos enviaram:
- Cotonifício Nossa Senhora dos Remédios
- Siderúrgica Barra Mansa
- Tecelagem Chenille
Se você, leitor, tiver outras informações sobre esta antiga fábrica deixe um comentário e ajude-nos a montar a história deste imóvel.
Veja mais fotos desta fábrica (clique na miniatura para ampliar):
Comentarios