Europa Palace Hotel / Vanguard Ipiranga

Até meados de 2012 era impossível passar pela Avenida Ipiranga, na República, e não notar um enorme edifício, que um dia foi um hotel, em situação de completo abandono. A foto abaixo, de 2010, mostra como estava terrível.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

O local, que por décadas abrigou o Europa Palace Hotel estava em péssimo estado de conservação. Seu último inquilino havia sido um bingo que funcionou no piso térreo e no mezanino até alguns anos atrás, quando a atividade foi proibida.

A construção possui 13 andares e suas paredes tornaram-se uma enorme lousa para vandalismo. Os aparelhos de ar condicionado foram todos removidos há tempos e todas as portas que dão para as sacadas e as janelas encontram-se abertas. Com isso, toda poluição de uma das mais movimentadas avenidas de São Paulo contribui para uma deterioração ainda mais rápida do edifício, não só por fora mas também em seu interior.

Atualização 11/12/2013

Um novo tempo para o velho Europa Palace Hotel:

Depois de anos no ostracismo, o prédio abandonado foi adquirido pela construtora HM Engenharia, do Grupo Camargo Corrêa, e recebeu um processo de reforma, no padrão retrofit. Os quartos de hotel foram transformados em apartamentos de 1 e 2 dormitórios. Faltando pouco tempo para a conclusão das obras, o que se vê hoje é uma fachada recuperada e bem diferente daquela do passado, que estava totalmente degradada.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

É realmente muito satisfatório ver um edifício de grande porte e bonito, como este, voltar a ter uma função social. Não importa se é moradia popular ou não, se é comercial ou residencial, o que realmente é importante para São Paulo é que prédios vazios no centro da cidade sejam recuperados e ocupados. Minha única crítica é o nome “Vanguard” no imóvel, não era necessário e é meio ridículo misturar nomes indígenas com estrangeirismos. Mas ai acho que é querer demais!

De qualquer maneira, é gratificante ver mais um imóvel recuperado.

É possível obter informações sobre os apartamentos clicando aqui.

Veja o local através do mapa:

Visualizar São Paulo Abandonada em um mapa maior

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

18 respostas

  1. Nossa, que desperdicio um imóvel desses abandonado. E é triste ver que as pessoas contribuem ainda mais com a deterioração pichando-o.
    Parabéns pelo trabalho, adoro o site.

  2. Lamentável um prédio como esse abandonado assim.

    Parabéns pelo seu trabalho que sou fã.

  3. Não sabia que esse prédio era um hoetel…

    Algum tempo atrás passei em frente…esse prédio chamou bastante atenção. Uma pena estar tão abandonado.

    Seria legal um projeto para restaurar/reformar esses prédios do centro para uso residencial…o centro de SP precisa ser recuperado urgentemente…está um abandono total, só imundicie e miséria…uma vergonha.

  4. Ontem o programa Profissão Repórter na TV Globo mostrou esse prédio e as familias que o invadiram e estavam morando lá até o mês passado quando tiveram que deixá-lo devido à uma ação judicial movida pela construtora Camargo Corrêa. É um absurdo uma empresa como essa, deixar este prédio abandonado deteriorando ainda mais o centro de São Paulo. Uma empresa que vai construir uma nova sede de 1 bilhão de reais, na Marginal pinheiros. Espero que depois dessa reportagem eles reformem esse prédio e dêem um destino mais digno a ele.

    1. Augusto a Camargo Correia não abandonou nada, simplesmente ela foi a construtora que executou as obras de reconstrução

  5. este predio deveria ser demolido, acredito que a prefeitura deveria cobrar o triplo de imposto dos edificios abandonados, assim, se o proprietário não cuida e abandonou é porque está muito rico, dessa forma o dono toma providencias, ou a prefeitura faz bom proveito do imposto cobrado.

    1. Demolir para construir outro no lugar não faz sentido, a menos que a estrutura do prédio esteja comprometida. Há um sem números de prédios abandonados no centro da cidade que a Prefeitura deveria localizar seus proprietários, negociar com eles a aquisição, e em parceria com a CDHU, revende-los à população. Há prédios para todos os gostos e bolsos, do popular à classe média, à espera de serem reocupados.

  6. Lindo predio espero que seja restaurado como o cine maraba. Sao Paulo deve segir o modelo Europeo de ter om centro vivo. Espero que o dia em que visitar minha cidade natal o centro esteja nao apenas restaurado mais qhe a qualidade de vida dos moradores como dos comerciantes tenha melhorado. O centro de Sao Paulo nao tem apenas om grande valor historico mais tambem arquitetonico.

  7. Eu ACHO que nos anos 90 fiquei hospedado neste hotel. Por acaso ele se chamava Hotel Europa? Se sim, foi nele mesmo.

    1. Me certifiquei e foi realmente neste hotel. Seu nome correto era Europa Palace Hotel.

  8. QUE DESPERDICIO,UMA CONSTRUÇÃO TÃO SOLIDA,AHHH GOVERNANTES QUE INCAPACIDADE!

  9. Este prédio está em reforma. Está sendo convertido apartamentos de 25 m², que já estão a venda a partir de R$ 180.000.

  10. Lembro-me perfeitamente deste Hotel, na decada de 60 na Avenida Sao Luiz, em uma epoca que era must morar nesta parte do centrao. Agora, este predio ao lado, cheio de rabiscos, sujo e com ar de invadido, seria outro tomado pelos SEM’s DA VIDA? Uma renovacao desta area, seria uma beleza. Enfim! Estudei no Caetano de Campos, entao sei bem do que estou falando.

  11. Queiram desculpar, estava mencionando Avenida Ipiranga no comentario acima. Avenida Sao Luiz, foi a minha preferida.

  12. Até que enfim, um motivo para comemorar! E pelo menos três para continuar lamentando: 1) Vanguard, realmente, é um nome nada a ver. Muito cafona. Queria saber com quem as construtoras fazem pesquisa de mercado para batizar prédios; 2) O prédio ao lado continua invadido e deteriorado. Com todo respeito aos movimentos populares, eles não proporcionam uma alternativa digna de moradia, pois ocupam edifícios inseguros e insalubres. E acabam virando instrumento de políticas partidárias discutíveis e até de especuladores do mercado imobiliário; 3) Ainda falta muito para vermos uma efetiva revitalização do centro da cidade. A luta continua!

  13. Está ficando sensacional, embora o edifício ao lado esquerdo precisa de uma reforma como essa…..

  14. Realmente uma boa notícia, pena que o prédio ao lado esteja invadido, aliás a aparência do vizinho piorou em relação à foto de 2010. Outra coisa, poderiam ter mantido as antigas persianas, ou trocá-las por novas seguindo o mesmo padrão. A fachada ficaria mais charmosa.

  15. Alguém tem, ou sabe aonde posso conseguir fotos das dependências desse prédio, na época em que era o Eupopa Palace Hotel? Já pesquisei no Google e não achei nada.

  16. Muito legal! Está lindo. E o prédio do lado, há informações de melhorias para ele também?

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: