Edifício – Rua Xavier de Almeida

Gosto muito de almoçar em um ótimo restaurante de culinária húngara que tem no bairro do Ipiranga, na zona sul de São Paulo. O nome dele é Viva Kürtős e é uma preciosidade gastronômica da região. Mas porque estou falando isso? Devido ao fato de o vizinho do restaurante ser um interessante predinho antigo, há anos emparedado, que me despertou muito a atenção.

Localizado no número 775 da Rua Xavier de Almeida este pequeno edifício de três andares está numa fase bem ruim. Fechado, vandalizado, e emparedado, um verdadeiro errante. Mas basta tirar o olhar viciado de uma cidade cinza e repleta de construções abandonadas para podermos observar que se trata de uma bela e sólida construção antiga.

De acordo com alguns vizinhos que conversei, o edifício está fechado por completo desde 2019 e antes disso era ocupado, se não totalmente, em algumas unidades. Ele teria sido emparedado em algum momento entre o final de 2022 e início de 2023, não souberam dar a data exata.

andares superiores (clique para ampliar)

De acordo com o que foi possível apurar o prédio ocupa uma área total de 528m² com 1.385m² de área construída, entregando um total de 22 apartamentos nos 4 pavimentos que possui (3 superiores mais o térreo). Já no que se refere à metragem das unidades existentes, encontramos divergências nos anúncios publicados desse prédio, com um anunciando apartamentos de 50 a 60m² e o outro 44 a 82m².

Seja lá qual for a metragem e qual for o motivo dele estar vazio, trata-se de um prédio muito bem construído, de estrutura sólida, robusta e ótima oportunidade de investimento, especialmente para retrofit. Eu, se o adquirisse, recuperaria toda essa interessante fachada de pastilhas e ainda manteria as janelas em madeira, um charme (e estão em ótimas condições).

Para imaginar como ele ficaria se restaurado, submeti a imagem que abre este artigo à uma inteligência artificial e gostei muito do resultado. Se essa foto não estimular um eventual investidor, nada mais o fará.

ficou adorável! (clique para ampliar)

E você, o que achou deste predinho? Deixe sua opinião nos comentários.

DADOS DO EDIFÍCIO:

Nome: N/D
Endereço: Rua Xavier de Almeida, 775 – Ipiranga
Arquiteto: N/D
Ano de construção: N/D
Unidades: 22
Vagas: 8
Área total: 528m²
Área construída: 1.385m²
Situação: desocupado

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
WhatsApp
X
Telegram
Threads
Email

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações na sua caixa postal.

Junte-se a 2.447 outros assinantes
ouça a nossa playlist:
Substack - O Amigo da Cidade