Em uma metrópole grande como é São Paulo constatar que ainda existem espalhados pela cidade, especialmente pelo centro, inúmeros edifícios vazios ou abandonados é algo lamentável. Especialmente se lembrarmos quantas pessoas por ai lutam arduamente por uma moradia digna.
No bairro da Bela Vista encontramos este belo edifício de apartamentos completamente vazio e que poderia ser destinado a moradia popular ou meu ser reformado e suas unidades colocadas à venda.

Chamado de Edifício Garcia, este edifício residencial aparentemente muito bem construído, está localizado na Rua dos Franceses de esquina com a Rua Ulisses Paranhos.
Trata-se de uma construção de seis andares com aparentemente 4 apartamentos por andar, totalizando 24 unidades, fora habitação no andar térreo que não é possível contabilizar direito devido aos tapumes. Apesar dos anos de abandono, o edifício continua em excelente estado e possui apartamentos amplos e agradáveis, além de uma bela fachada.
De acordo com a base de dados do IPTU de São Paulo o imóvel pertence todo a um só dono, chamado José Cardamone. No passado este prédio chegou a ser totalmente habitado e por algum motivo que desconhecemos foi desocupado.
Seja destinado a moradia popular ou seja para venda, uma coisa é certa: Edifícios como estes, antigos e robustos, são uma excelente pedida para quem quer mora bem.
Confira outras fotos deste edifício (clique na foto para ampliar):
ATUALIZAÇÃO – 11/01/2021
Passados quase doze anos desde a publicação deste artigo pouca coisa mudou no velho Edifício Garcia. O que notamos é que alguns anos atrás foi colocado uma placa anunciando uma possível recuperação do edifício, a cargo da RRG Construtora.
Chegaram inclusive a colocar tapumes e alguns andaimes foram instalados nos fundos do prédio, mas por alguma razão nada saiu novamente do papel.
Depois de três anos sem qualquer atividade que pudéssemos notar, chegou o ano de 2019 e a placa sofreu uma pequena alteração (foto abaixo) com um novo nome colado sobre o da construtora. Sai a RRG e entra J.Cardamone Investimentos LTDA, nome este que corrobora com nossa teoria sobre seu construtor ser José Cardamone.
É bem provável que o Cardamone à frente deste empreendimento seja algum filho ou neto do José Cardomone uma vez que este já faleceu há muito tempo.
No passado era proprietário da “José Cardamone Investimentos Imobiliários” – ou simplesmente JC – com escritórios na Rua Barão de Itapetininga. A empresa construía casa e possivelmente construiu esse edifício. Em Santana ergueu, inclusive, uma vila de residências que era conhecida como “Vila José Cardamone”.
Infelizmente não encontramos nenhum local com esse nome, indicando que ou a vila mudou de nome ou já foi demolida. O fato é que em 1952 a JC estava comercializando as casas desta vila , conforme o anúncio abaixo.

Tem alguma outra informação que possa colaborar com o nosso artigo ? Deixe um comentário ou entre em contato conosco pelo formulário.
Comentarios