Edifício – Comissão Regional de Obras

Em uma das principais e mais movimentadas ruas do tradicional bairro da Liberdade, a rua São Joaquim, encontramos a antiga sede da Comissão Regional de Obras do Exército:

clique na foto para ampliar

Um edifício belíssimo e projetado em art decó,  a antiga instalação militar fechou as portas já faz algum tempo, o suficiente para vândalos entrarem em ação. Vidros quebrados, infiltração e poeira já tomam conta do local que está vazio e começando a deteriorar-se.

O local teve como atividade mais recente, um posto do Ministério da Defesa.

Uma construção deste porte, de significativo valor arquitetônico e com uma área considerável não pode ficar assim sem uso, sem destino. É preciso dar uma atividade para revitalizar o local, que pode ser facilmente uma repartição pública, escola ou biblioteca.

Confira outras fotos do local (clique para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

8 respostas

  1. Não só pelo desperdício, mas é um problema grave deixar uma antiga instalação militar cair nas mãos de vagabundos. Cuidar do patrimônio não deixa de ser uma questão de soberania nacional.

  2. Será que vão deixar acontecer com esse lindooooooo edificio (sou maior admiradora do estilo art déco) o que aconteceu com o do batalhão de guardas?
    Um dia será que SP mudará?

  3. Glaucia querida, realmente a gente não consegue ficar limitada no espaço funerário. Minha cidade está com fome de verticalização e tudo em cima das edificações seculares…estou na luta contra esse “tombamento”. Bjos
    Elaine

  4. E o pior não é só o abandono, mas também a quantidade de assaltos que acontecem em frente a esta instalação militar. Ainda existem militares trabalhando neste prédio, porém na hora em que acontecem os assaltos exatamente a frente deste espaço, ninguém vê militar nenhum….é um descaso total, pois o lugar é conhecido pelos moradores da região pelos assaltos tanto a carros quanto aos pedestres.

  5. Gláucia,
    Cresci no bairro da Liberdade e sempre ouvi que este prédio, antes da 2a guerra, teria sido um clube alemão que foi desapropriado depois do Brasil ter entrado na guerra contra o eixo. Será verdade ?
    O Campos Salles merece realmente uma visita. Tem uma fachada suntuosa e uma escadaria dupla de piso de mármore…

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: