Edifício “AL” – Rua Florêncio de Abreu

A Rua Florêncio de Abreu é assunto recorrente aqui no São Paulo Antiga tanto devido a sua relevância na história de São Paulo, quanto pela grande quantidade de construções antigas de grande importância para o patrimônio arquitetônico de São Paulo. De ponta a ponta por essa rua observamos casas, palacetes e edifícios interessantíssimos.

E no número 474 está esse edifício antigo que chama bastante a atenção:

Construído em 1921 o pequeno edifício de dois andares não está em sua melhor forma, mas mantém-se preservado ao longo dos anos. Em sua fachada, além do ano de construção, é possível observar as iniciais “AL” que possivelmente remetem a seu proprietário original. Entretanto não conseguimos apurar seu real significado.

Este endereço por desde 1931 e por muitos e muitos anos foi sede da empresa Charleroi (Ateliers de Constructions Electriques de Charleroi) de origem belga. Posteriormente, na década de 1950, passou a abrigar a Exaustores Contact, bastante conhecida no cenário paulistano. Atualmente parece ser ocupado apenas no piso térreo onde funciona um estacionamento.

Em 1958 a “Exaustores Contact” estava estabelecida ali

Faço votos para que seus proprietários se sensibilizem com a relevância desta edificação tanto para o patrimônio histórico paulistano quanto para a própria Rua Florêncio de Abreu e recuperem sua fachada – o que não está lá tão difícil de se fazer – tal qual muitos empresários estão fazendo nesta mesma rua e em outras como a Rua Santa Ifigênia.

clique na foto para ampliar
Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Praça Jorge Cury

Construída na década de 50, a Praça Jorge Cury, na Aclimação homenageia um histórico comerciante da região da 25 de março e também possui um belo mirante, com vista para o parque. Conheça e veja fotos.

Leia mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *