Edifício Demolido – Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 57

Seguindo a sequência de imóveis fotografados antes da pandemia e que foram demolidos depois, encontramos este pequeno edifício localizado bem no início da Alameda Gabriel Monteiro da Silva, no bairro de Jardim América.

Este pequeno e elegante imóvel, que imitava um estilo colonial, talvez não fosse lá tão antigo. Mas era de tão bom gosto que dava um charme todo especial a este movimentado trecho desta alameda, já praticamente colada à Avenida Rebouças.

Todos os elementos da fachada eram originalmente oriundos de outros imóveis – estes sim antigos – já demolidos pela cidade. Nota-se em especial os detalhes dos batentes da porta e a própria porta de entrada em si.

Os últimos a ocuparem o local foram uma loja de móveis chamada “Crie Alpendre”. Depois de sua saída o imóvel foi ocupado por outra loja, agora de móveis rústicos, chamada Império Antigo.

Após sua saída o imóvel foi desocupado e colocado placa de vendas por alguns anos, até ser negociado e demolido. A demolição ocorreu em junho de 2018, e foi acompanhada de outros cinco sobrados vizinhos. No lugar deles foi construído o edifício abaixo.

Divulgação

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

4 respostas

  1. Douglas, achei bem legal você ter colocado o “antes e depois” do local, por mais que eu não goste dos gigantes de aço dando lugar aos casebres, é bom poder ver o que aquele ou aqueles imóveis “se tornaram”.

  2. Charmoso imóvel, ainda bem que deu tempo de ser fotografado, um bom trabalho Douglas.

  3. Este prédio é a maior prova de que é possível se construir com qualidade em qualquer época. Certamente deve ter sido considerado anacrônico ou cafona na época de sua construção (Que chuto ser dos anos 40 ou 50, quando a arquitetura colonial já havia sido abandonada em SP há muitíssimo tempo e a arquitetura já estava bastante despojada) mas o tempo se encarregou de trazer o valor histórico devido a esta construção. Uma pena ter sido demolido…
    Uma curiosidade: No Street View dá pra ver que a fachada sofreu uma descaracterização (Substituição de portas e janelas originais por painéis de vidro, troca sem nenhum sentido na minha cabeça) enquanto vago, antes de vir ao chão. Porque proprietários acham que mutilar a fachada de suas propriedades vai atrair clientela?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.