Um dos bairros que mais aprecio na zona norte da capital paulista é o Jardim São Paulo. Bairro majoritariamente residencial e com uma geografia bem peculiar e razoavelmente tranquila, com ruas sinuosas e muitas subidas e descidas, já que é uma região bastante alta.
É também um bairro com muitas casas antigas e interessantes, tanto grandes casarões como residências menores. Mas o que era uma área sossegada, já tem um tempo que é atacada pela especulação e vemos muitas casas sendo derrubadas. Como o casarão encantador da rua Antônio Guganis, ou mais recentemente esta belo imóvel a seguir:
Localizado bem no início da rua Durval Clemente, uma travessa da conhecida rua Dr. Zuquim, esta bela residência antiga foi demolida em agosto deste ano para dar lugar a um imóvel comercial. Tratava-se de uma casa antiga térrea, que mantinha uma excelente estrutura física, apesar de aparentar um considerável abandono de sua fachada, especialmente de 2010 para cá.
No início deste ano a casa já se apresentava em uma conservação bem inferior a da imagem acima, observem:
Apesar do estado ruim de 2014, o imóvel era possível de ser recuperado por completo, mas não teve esta sorte e foi abaixo. Nosso leitor Marcelus Zalotti passou pela rua Durval Clemente quando estava começando a demolição e nos enviou esta fotografia abaixo:
Infelizmente casas agradáveis como esta, com muros baixos, quintal amplo, jardim de inverno, azulejos decorativos na fachada e arquitetura simples, mas agradável e funcional, não resistem a especulação imobiliária. Não é só a oferta de dinheiro que faz tentação aos donos em vender o bem, mas principalmente a busca por uma residência mais segura para os tempos atuais, em apartamentos ou condomínios de casas fechados.
Podemos afirmar que além da famigerada especulação imobiliária, temos outro vilão para as casas antigas: a violência.
Na parte de baixo da casa ainda havia uma outra residência menor e uma garagem. Abaixo, mais algumas fotografias de como era o imóvel:
Agradecimentos: Marcelus Zalotti e Beatriz Ferragi