Casa – Av. Cruzeiro do Sul, 223

Importante elo de ligação entre o centro e a zona norte da Cidade de São Paulo, a Avenida Cruzeiro do Sul ainda possui muitas construções antigas, de quando ainda era uma via basicamente residencial e bastante tranquila. Infelizmente, a grande maioria das sobreviventes são casas antigas velhas, abandonadas ou muito mal conservadas.

Entretanto, na altura do número 223 tivemos a grata surpresa de encontrarmos esta pequena e bela residência antiga ainda muito bem cuidada e preservada.

Construída com detalhes que nos remete ao estilo art noveau, este é o último exemplar deste tipo de construção que ainda está totalmente original por ali. Residência antiga simples, tem uma construção bastante robusta e está com todos os detalhes originais preservados, como a porta de madeira, as janelas da casa e as janelinhas do porão e também todo o frontão preserva seus traços originais, sem nada quebrado.

Não se trata de apenas uma casa antiga, trata-se de uma feliz sobrevivente. Um lindo exemplar da nossa São Paulo antiga que merece e precisa a todo custo ser preservada. Sua vizinha mais próxima, de arquitetura parecida não resistiu aos anos de abandono e foi demolida recentemente, dando lugar a uma loja de pneus (clique aqui para ver).

Veja mais fotos do imóvel (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Confira o mapa do local:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

4 respostas

  1. Realmente, é um belo exemplar. Também fiz várias fotos desta casa para a posteridade.

    1. É um belo exemplar sim, mas é preciso que se faça alguma coisa no sentindo de preservar essa residência antiga. O tombamento seria o ideal e com isso haveria a impressão viva dessa residência na paisagem da cidade para a posteridade.

  2. Morei ao lado e conheci a dona dessa casa, a Dona Cida, uma senhora que morava sozinha, muito amável. Ela sempre estava fazendo reparos na parte interna da casa, realmente ela amava este imóvel. Infelizmente já faz uns 10 que fui visitá-la.

  3. Nossa que coisa ,quanto tempo meu tio tinha uma loja de rolamentos na esquina acima dessa ,o nome era Rodge rolamentos o nome dele era Freitas ,como todos o chamavam ou Dirceu .

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: