Casarão – Avenida Rio Branco, 1260

Primeiro bairro genuinamente de elite da capital paulista, Campos Elíseos ainda mantém – apesar de inúmeras dificuldades – uma quantidade significante dos casarões e palacetes que constituíram o bairro em suas décadas iniciais. Um desses imóveis está na principal via que corta a região, a Avenida Rio Branco.

clique na foto para ampliar

Localizado no número 1260, este imóvel construído na primeira década do século 20 hoje abriga o Centro de Referência em Educação Mário Covas. O centro em questão é focado no sistema de ensino do Estado de São Paulo e possui um amplo acervo histórico das escolas paulistas, sendo que este material é disponível para pesquisas e consultas, mediante agendamento.

Além do arquivo histórico a entidade tem um memorial aberto à visitação. O conteúdo é bem interessante e recomendo a visita.

Na foto, detalhe da fachada

A ocupação do imóvel com fins não residenciais não é recente, sendo oriundo de longa data em um período em que o centro do poder paulista estava localizado do outro lado da avenida, no Palácio Campos Elíseos.

Já no início da década de 1960 o imóvel funcionava conectado ao Governo do Estado de São Paulo. Em 1961, por exemplo, duas secretarias estaduais tinham seu expediente ali, a Secretaria de Governo e a Secretaria de Negócios.

Após a transferência da sede do governo para a região do Morumbi o imóvel teve períodos em que ficou vazio e outros em que foi ocupado por diferentes negócios, até que definitivamente passou a abrigar o CRE Mário Covas.

Informações sobre o CRE, consulta ao acervo e agendamento de visitas podem ser encontrados aqui:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

3 respostas

  1. Frontispício muito bonito e elaborado.

    Se voce pensar, com um bom artesao, e possivel reproduzir isto em fachadas, com a tecnologia atual, podendo ser reproduzido ou em madeira, ou ferro fundido, ou pedra talhado. .

    Novamente, faltam artesaos. Algo que poderia ser ensinado.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: