Casa – Rua Condessa de São Joaquim, 175

Localizada bem à beira do Viaduto Condessa de São Joaquim, em uma rua que leva o mesmo nome, a pequena casa da foto abaixo é uma belíssima e brava resistente das demolições ocorridas na via para a abertura da Avenida 23 de Maio.

Os planos para abertura desta avenida, que no projeto inicial chamaria Avenida Itororó, é de 1937 mas a mesma somente seria inaugurada 3 décadas mais tarde, em 1967.

A fotografia aérea abaixo, de 1970, mostra o exato lugar deste imóvel. Note que a árvore que ficava em sua calçada não existe mais, somente a do outro lado. Aparentemente, foi substituída pelo poste que hoje atrapalha a visualização da casa.

clique na foto para ampliar

A razão pelo qual a casa foi poupada na época é desconhecida. Se ainda hoje não existe muita atenção do poder público com as construções antigas espalhadas pela cidade, imagine então nos anos 1960-1970 quando a preocupação era ainda menor. Nos viadutos Jaceguai e Pedroso não se poupou nenhuma construção tão perto da margem da avenida que corre logo abaixo.

Felizmente além de ter sido poupada a casa é muito bem cuidada pelos seus proprietários. O imóvel é simples e encantador, daquelas construções antigas bem tradicionais com entrada lateral, uma breve decoração no frontão e o sempre típico porão. Atualmente é ocupado para fins comerciais.

Que a pequena casa continue sempre assim, preservada e viva. E, cá entre nós, a prefeitura bem que poderia mover o poste alguns poucos metros à esquerda para não atrapalhar a visualização deste belíssimo exemplar da São Paulo antiga. Na galeria abaixo da para notar bem a diferença de ver o imóvel com ou sem o poste atrapalhando.

Veja mais fotos antes da pintura atual em branco (clique na miniatura para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

11 respostas

  1. moro na Rua dos Bororós, por isso passo todos os dias em frente a essa casa, é mto bonita, próximo a essa casa recentemente fecharam um casarão que pegou fogo, só resta a faxada.

  2. Há muitos anos li um pequeno livro sobre a imigração Japonesa. E nele, haviam fotos e indicação de que foi na Condessa de São Joaquim que os primeiros imigrantes da Liberdade se instalaram. E que ali, fundaram o primeiro Jornal Nipo-Brasileiro. Seria interessante verificar se não foi nessa Casa, pois há estátuas e homenagens na Liberdade para fundadores de jornais. Pode ser esse o motivo da casa ter sido poupada.

  3. Douglas estou participando do Memórias Paulistanas e suugiu uma foto dessa casa. Amplos debates e um site apareceu e eu compartilhei. Como o direito de imagem é seu e eu não pedi sua autorização estou avisando agora, tá. Vc vai ficar muito brabo?

  4. Ai que bom. Tenho o maior respeito pelo trabalho das pessoas. Meu filho é fotógrafo e as vezes acontecem umas “artes” com ele. Só pra constar : por conta dessa foto amanhã vou passar por lá.Mais uma vez obrigada e abraços

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: