Cine S. Jorge (CIC Calçados)

O antigo Cine São Jorge, localizado no número 5332 da Avenida Celso Garcia, no bairro do Tatuapé, é um grande exemplo de que é possível combinar o antigo com o novo sem perder a identidade local.

clique na foto para ampliar

Fundado em 1945 pela Empresa Cinematográfica São Jorge S/A (que também foi dona do extinto cinema Penharama) era um dos grandes cinemas paulistanos, com capacidade de 2113 lugares.

A construção é até hoje uma das mais belas obras arquitetônicas antigas da zona leste de São Paulo, contrastando com a atual situação desta avenida. No final dos anos 70 o cinema encerrou suas atividades, dando lugar a uma loja de calçados que permanece até hoje no local.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Com a instituição da lei cidade limpa pela prefeitura de São Paulo a CIC Calçados, que ocupa as dependências do antigo cinema, foi uma das primeiras empresas da cidade a se adequar à nova lei, removendo sua antiga publicidade que era como na foto abaixo, de meados dos anos 80:

Crédito: Divulgação / Cinemas Antigos do Brasil

Mesmo com a lei permitindo um letreiro em menor tamanho, a CIC decidiu por restaurar a fachada completamente dando destaque ao prédio que foi o antigo Cine São Jorge. Quem passa na rua só percebe que não é o antigo cinema ao notar as vitrines do local.

Em uma cidade que muitos estabelecimentos escondem suas fachadas históricas, descaracterizam seus prédios em troca de publicidade nem sempre positiva o que vemos no antigo Cine São Jorge/CIC Calçados é um exemplo a ser seguido por toda a cidade.

Parabéns CIC, Centro Industrial do Calçado, os paulistanos agradecem!

Dados do Cine São Jorge:
Inauguração: 1945*
Proprietário: Empresa Cinematográfica São Jorge
Capacidade: 2113 pessoas
Encerramento das atividades: Final da década de 70
* algumas fontes afirmam que a inauguração foi em 1946

Veja outras fotos deste imóvel:
Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Artigo atualizado em 16/07/2020 – Inserção de imagem principal atualizada

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

15 respostas

  1. Foram “Romeu e Julieta” quem tiveram as honras de se apresentarem no apogeu deste grande cinema. E o fizeram sob o colorido de uma película de celofane – aplicado à frente do projetor e trocado diversas vezes durante a projeção – para aumentar o charme do filme produzido em preto-e-branco.

  2. aquela cobertura de alumínio que tampava janelas e sustentava o logotipo da cic é horrível… em porto alegre o edifício guaspari foi todo coberto com esse material, ficando com um aspecto monstruoso…

  3. Vendo este prédio em dois tempos podemos ver como a Lei Cidade Limpa melhorou em 100% o visual da cidade. Eu que sempre vou ao Rio de Janeiro de ônibus reparo ainda mais uma vez que a Avenida Brasil de lá está um lixo com seus horríveis letreiros e outdoors.

  4. Ficou uma belissima fachada. As cores talvez não sejam originais, mas as que colocaram agora deu um aspecto retrô muito chic.
    Ficaria mais feliz se voltasse a ser um cinema, ainda mais tendo em vista nossa carência de salas; e se enterassem a fiação. A teia monstruosa de fios é problema no Brasil inteiro, mas não devia ser tolerado na nossa cidade, que é a mais rica. Mas mesmo assim foi um belo gol da CIC.

  5. Belo gol mesmo. Se eu fosse comprar os artigos que vendem, como sapatos e acessórios, e se morasse lá é claro, só compraria nesta loja e ainda faria uma foto com e prédio ao fundo. Deveriam fazer algo parecido em suas sacolas como marketing: todas com a foto e breve histórico do caso, como o resumo que lemos aqui.

  6. parabens cic demais a sensibilidade de vcs ter a loja instalada neste imovel historico agrega valor corporativo a firma passando a ideia de bom gosto e cultura. MUITO BOM!

  7. o pessoal que comentou até agora só não falou do principal da foto que é a grande magia e fantasia que só se encontra numa projeção de cinema como esse!
    QUE FALTA DE CULTURA BRASIL

  8. Cheguei a assistir alguns filmes neste cinema e também fui com a minha mãe comprar sapatos nesta loja. Quanto a arquitetura e as cores , não consigo ver nada de especial.
    Quanto a este site “São Paulo Antigo” é ótimo, principalmente para mim que venho de uma família com quase 200 anos nesta cidade.

  9. O cine São Jorge fechou antes de 70, quando foi alugado para se tornar um salão de baile. Eu estava lá, nas domingueiras. O cantor Antonio Marcos em inicio de carreira frequentava o ambiente, e o
    conjunto Os Imperiais davam o ritmo para a pista de dança.

  10. DEVERIAM MOSTRAR POR DENTRO TAMBEM DOS IMOVEIS QUE VC RELATAM.NÃO É TÃO DIFICIL ASSIM.

  11. Olá Douglas! Onde encontro uma fonte bibliográfica com essas informações? Obrigada!

  12. Meu pai foi “gerente” do Cine São Jorge durante uns 35 anos, teve bailes de Carnaval, Silvio Santos chegou a fazer show nesse cinema,
    Sr. Tadeu era dono também dos Cines: Rex, Gloria, Sao Luiz, Oberdan etc, meu pai trabalhou em todos esses, até falecer em 1969.
    Obrigada pela lembrança
    bons tempos, tenho saudades

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: