Cine Bandeirantes (Cine Ouro)

Se hoje temos raríssimos cinemas de rua no centro de São Paulo e a maioria deles exibindo somente filmes adultos, no passado a realidade era bem diferente.

Espalhados região central da capital paulista existia um grande número de cinemas exibindo filmes de qualidade e quase sempre lotados. Um deles, atualmente desativado, era o Cine Bandeirantes.

clique na foto para ampliar

Inaugurado para convidados e autoridades em 13 de abril de 1939 e para o público em geral no dia seguinte, o Cine Bandeirantes estreou com bastante repercussão pela cidade pelo fato de ser uma sala bastante moderna e luxuosa para aquela época, e também por adotar o nome em alusão aos bandeirantes paulistas.

O cinema possuía recursos modernos e curiosos, como quase todas as suas paredes da sala de projeção serem revestidas de veludo, para garantir uma melhor acústica. O sistema de ventilação da sala era bastante arrojado e motivo de elogio pelos críticos da época. Outro fato bastante comentado à época foi o fato do Bandeirantes usar os excelentes projetores alemães Euro G, que eram refrigerados a ar e tinha uma nitidez muito superior aos concorrentes refrigerados à água.

Na foto o luxuoso saguão do Cine Bandeirantes

Uma outra característica notável do cinema era o magnífico vitral da sala de espera, com a temática voltada aos bandeirantes paulistas. No cinema também existiam réplicas em gesso (autorizadas) de obras de Aleijadinho.

Ao ser aberto para o público a película escolhida para a estreia foi um grande sucesso dos Estados Unidos, o filme Suez que tinha nos papéis principais Tyrone Power e Loretta Young. Abaixo o cartaz oficial do cinema publicado no jornal Correio Paulistano em 14 de abril de 1939.

clique na imagem para ampliar

Em 1966 o cinema foi adquirido por Paulo Sá Pinto que foi proprietário, entre outros cinemas, do Marabá, que o rebatizou com o nome de Cine Ouro. E foi com este nome que este velho cinema paulistano ficou até seus dias finais.

Acompanhando a decadência que atingiu os grandes cinemas de rua de São Paulo, o Cine Ouro passou os últimos anos de funcionamento sobrevivendo com a exibição de filmes eróticos e de sexo explícito. Sem público e bastante deteriorado o cinema encerrou suas atividades no final do ano de 1994.

Após ser desativada a sala ficou algum tempo fechada até que foi reaberta como um estacionamento, que funciona até os dias atuais. Será que pelo menos os vitrais sobreviveram ? Fica a dúvida.

Veja mais fotos do Cine Bandeirantes / Cine Ouro (clique na foto para ampliar):
Crédito: Revista Acrópole (1939)

Veja fotos internas atuais, já transformado em estacionamento (clique para ampliar):
Créditos: Fábio M. Rotta (fotos 1, 2, 3 e 4) e Eduardo Okubo as demais.

Dados do cinema:
Nome: Cine Bandeirantes e Cine Ouro
Endereço: Largo do Paissandu, 138Centro
Inauguração: 1939 (Bandeirantes) e 1966 (Cine Ouro)
Primeiro filme: Suez (Bandeirantes) e O Colecionador (Cine Ouro)
Último filme: Desconhecido
Capacidade: 1800 lugares

Curiosidade:

O anúncio abaixo, de 1968, mostra como os cinemas de ruas paulistanos faziam sucesso antigamente. Já rebatizado como Cine Ouro, o anúncio mostra uma grande fila para assistir o hoje clássico “Planeta dos Macacos”. Será que um dia veremos uma fila longa em um cinema de rua de São Paulo novamente ?

clique para ampliar
Compartilhe este texto em suas redes sociais:
X
WhatsApp
Telegram
Facebook
Threads
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 2.403 outros assinantes
ouça a nossa playlist: