A constante transformação de cidade de São Paulo é tão veloz que muitos dos marcos antigos da cidade desaparecem sem deixar qualquer vestígio. Outros, sobrevivem a duras penas até que o tempo, ou alguém, desapareça com os requícios de uma vez. A fotografia abaixo dá um bom exemplo:
Este pórtico emparedado, cujo nome grafado sobre ele já está quase indecifrável, é um importante pedaço da história da região. Localizado na altura do número 6000 da Estrada do Campo Limpo, este local hoje sujo, com lixo e abandonado era o portão de entrada da extinta Chácara Pirajussara. Apesar do abandono, o local ainda preserva algumas construções da antiga chácara na parte interna, mas está tudo, aparentemente, isolado.
Esta região, bem distante do centro da capital paulista é também uma parte importante de nossa história. O bairro do Campo Limpo não é tão antigo, e teve sua ocupação iniciada na segunda metade da década de 30, com o loteamento de uma antiga fazenda da região, que permitiu o surgimento de algumas chácaras, entre elas a Pirajussara, e também olarias e residências.
O desenvolvimento do bairro acelerou-se principalmente entre as décadas de 1950 e 1960, que trouxeram respectivamente a luz elétrica e o transporte coletivo (ônibus).
Com a urbanização do bairro as chácaras foram sendo vendidas, loteadas e até desapropriadas. E a antiga Chácara Pirajussara não escapou deste “progresso” e acabou sendo desocupada junto com outros vizinhos, que viraram conjuntos residenciais e hoje a área é vizinha do enorme “Piscinão Sharp”.
Observe que preferiram dar o nome “Sharp” da antiga fábrica que havia no local ao piscinão, nome estrangeiro e que nada agrega a história da cidade ao invés de nomear com algum nome típico da região, como “Chácara Pirajussara” ou afins.
Quantos novos moradores da região não poderiam aprender um pouco mais da história do bairro se este pequeno pórtico estivesse preservado ? É questão de tempo para o nome da chácara desaparecer por completo, apagando para sempre um pequeno e importante pedaço da história do Campo Limpo.
A antiga chácara está no meio de duas propriedades, de um lado tem como vizinho o Piscinão Sharp e do outro um residencial de nome “Village Morumbi”. Mas não é possível afirmar se a área da chácara pertence à prefeitura ou se será no futuro um novo empreendimento imobiliário.
Veja mais fotos do pórtico de entrada (clique na foto para ampliar):
Comentarios