A constante transformação de cidade de São Paulo é tão veloz que muitos dos marcos antigos da cidade desaparecem sem deixar qualquer vestígio. Outros, sobrevivem a duras penas até que o tempo, ou alguém, desapareça com os requícios de uma vez. A fotografia abaixo dá um bom exemplo:
Este pórtico emparedado, cujo nome grafado sobre ele já está quase indecifrável, é um importante pedaço da história da região. Localizado na altura do número 6000 da Estrada do Campo Limpo, este local hoje sujo, com lixo e abandonado era o portão de entrada da extinta Chácara Pirajussara. Apesar do abandono, o local ainda preserva algumas construções da antiga chácara na parte interna, mas está tudo, aparentemente, isolado.
Esta região, bem distante do centro da capital paulista é também uma parte importante de nossa história. O bairro do Campo Limpo não é tão antigo, e teve sua ocupação iniciada na segunda metade da década de 30, com o loteamento de uma antiga fazenda da região, que permitiu o surgimento de algumas chácaras, entre elas a Pirajussara, e também olarias e residências.
O desenvolvimento do bairro acelerou-se principalmente entre as décadas de 1950 e 1960, que trouxeram respectivamente a luz elétrica e o transporte coletivo (ônibus).
Com a urbanização do bairro as chácaras foram sendo vendidas, loteadas e até desapropriadas. E a antiga Chácara Pirajussara não escapou deste “progresso” e acabou sendo desocupada junto com outros vizinhos, que viraram conjuntos residenciais e hoje a área é vizinha do enorme “Piscinão Sharp”.
Observe que preferiram dar o nome “Sharp” da antiga fábrica que havia no local ao piscinão, nome estrangeiro e que nada agrega a história da cidade ao invés de nomear com algum nome típico da região, como “Chácara Pirajussara” ou afins.
Quantos novos moradores da região não poderiam aprender um pouco mais da história do bairro se este pequeno pórtico estivesse preservado ? É questão de tempo para o nome da chácara desaparecer por completo, apagando para sempre um pequeno e importante pedaço da história do Campo Limpo.
A antiga chácara está no meio de duas propriedades, de um lado tem como vizinho o Piscinão Sharp e do outro um residencial de nome “Village Morumbi”. Mas não é possível afirmar se a área da chácara pertence à prefeitura ou se será no futuro um novo empreendimento imobiliário.
Veja mais fotos do pórtico de entrada (clique na foto para ampliar):
Respostas de 31
Se vocês “atualizaram” Paissandu para Pai-Ç-andu, deveriam “atualizar” Pajussara para Paju-Ç-ara, como, aliás, há uma rua aqui na Ilha do Governador, aqui no Rio.
A propósito, Se interessar saber o significado…
http://fotolog.terra.com.br/toponimiainsulana:141
Sem querer ser chata, mas já sendo, é Estrada do Campo Limpo, e não Avenida, rs.
Moro na região e nunca imaginei que fosse área de chácaras antigamente. Adorei saber 🙂
A população precisa engajar-se. Esse belo pedaço de verde pode virar um parque aberto ao público mas a população do Campo Limpo tem que mobilizar-se e exigir isso do poder público.
Mas, por favor, vamos manter o nome original ‘Pirajussara’, ok? Já basta o que fizeram no Carandiru rebatizando-o de ‘parque da Juventude’, ignorando e desfigurando a história do bairro.
Moro na região, estudei na escola em frente, sempre tive curiosidade de saber e nunca ouvi falar que havia uma chácarra. o real problema dessa região é essa verticalização catastrófica.
Mudei para o Jd. Umarizal em 1960, tinha a chácara da Rinaldi Flores que hoje tem um condomínio parque das orquídeas, o círculo Italiano, que hoje está sendo construído um condomínio e a chácara Pirajussara que deve estar abandonada, todos esses lugares foi onde passei minha infância e na chácara Pirajussara Junto a estrada do Campo Limpo, tinha varios pê de jabuticaba onde eu e meus amigos pulávamos a cerca para roubar jabuticaba e a piscina que invadíamos para dar um mergulho e sair correndo por causa dos cachorros, muitas saudades desse tempo
Na região existe um projeto de transformar a Chácara do Jockey em Parque Municipal. O pl saiu ontem (12/09/13) http://www1.camara.sp.gov.br/projintegrapre.asp?fProjetoLei=647%2F13&sTipoPrj=PL
Passo em frente todos os dias e olhando para este pórtico emparedado sempre imaginei que ali tivesse uma história antiga e relevante.
NOSSA MORO AQUI HA 40 ANOS SEMPRE IMAGINI QUE ALI TINHA ALGUMAS HISTORIAS MESMO E UM POUCO MAIS A HA FRENTE DA AV HA UM SOBRADO DO LADO DA PIZZARIA CASA NOSSA QUE REALÇA A CONSTRUCOES DE SECULOS PASSADO,ACREDITO EU QUE NA MESMA EPOCA DA FAZENDA PIRAJUSSARA SECULO PASSADO LINDO HEIN …SITIOS CHACARAS E FAZENDAS
na verdade esse espaço é um parque, somente a entrada para a estrada do Campo Limpo foi fechada, pq existe uma outra entrada pelo lado do condomínio, permitindo uma entrada quase particular aos moradores do condominio, poucas pessoas sabem que é um espaço público.
Sabe como faço para entrar moro no condominio da frente queria muito ir lá acho que ajuda a energizar depois de um dia nessa cidade caotica.
Aguardo breve contato….
Isso é mentira. Morei 23 anos no condomínio e nunca vi essa passagem. Típico comentário de quem gosta de confusão.
Já fui sim a essa chácara, quando tinha uns 10 anos, pegar jabuticaba, mas tive que pular o muro que separa as chácaras, mas logo os cachorros sanguinários me expulsaram de lá.
Se existisse esse acesso mesmo, minha infância seria ainda melhor do que já foi.
Um conselho, antes de postar qualquer coisa na internet, se informe primeiro e não apenas ache as coisas.
Tinha a mercedes e também o Plymouth…e cavalos! Tempão bom!
estamos fazendo trabalho e ajudo muito . Gostei muito de tudo que tem de informação desse texto.
Estamos fazendo um trabalho e está ajudando muito (vitoria). Amei o texto e gostei muito foi ótimo ver as fotos tudo (Estefane) <3
Morei no condomínio novo Pirajussara desde que ele foi construído e ao lado tinha essa chácara onde a gente brincava,nos fundos da chácara tinha uma casa velha com várias coisas como cofre ,móveis ,utensílios e até uma Mercedes Benz antiga e tudo isso estava abandonado,na época não tinha nem o village Morumbi a sharp ainda existia .tenho saudade dessa época e dos amigos de infância .sou o junior do 32 A do rio Iguaçu (biga)….
Tinha a mercedes e também o Plymouth…e cavalos! Tempão bom!
Meu pai foi caseiro dessa chacará, eu e meus irmãos nascemos aí. Acho que meus pais se mudaram para lá em 1970 e saímos em 1987. Boas recordações … tenho ótimas recordações, fotos da época. Muita saudades!!
Olá Maisa. Por acaso vc sabe se é possível entrar nesta chacara para tirar fotos?Conhece alguem que vive lá?abs. Rafaela
Olá Rafaela, não sei se é possível tirar fotos. Mas, pelo que eu vejo, ainda mora gente lá, acho que são netos das pessoas que eu conheci. O portão de entrada fica ao lado do piscinão. Boa sorte!!
Oi Maísa! Estou fazendo uma revista com a história do Campo Limpo. Você poderia enviar as fotos?
Antes da sharp era a fábrica da Massey Ferguson fábrica de tratores para a agricultura ,em 1959 morei do lado do piscinap quando era fazenda e tinha gados no local ,o córrego pirajPiraju passava do lado de nossa casa ,na época eu estava com 4 anos de idade , depois mudamos para o outro lado que e o jardim Umarizal que era um bairro lindo com seus campos de marcelas e seus tanques de aguá abandonado pelos sitiantesda época.
Morei do lado dessa chácara onde é o piscinão hoje, antes de ser a Sharp era a fábrica de tratores Massey Ferguson ,mas em 1959 era só um pasto com gados , eu morava do lado do corrego Pirajussara , depois mudei para o outro lado no jardim Umarizal que era um bairro muito bonito com seus campos de Marcela.
Seria muito bom para as comunidades do entorno da Estada do Campo Limpo se essa chácara Pirajuçara virasse um parque como a chácara do Jockey.
Seria excelente !!!!
passei muitas vezes em frente a este muro, pensei isso deve ser muito antigo, lembro da fabrica de televisão sharp que as vezes dava enchente, no fundo da fabrica passa o rio Pirajussara acho que por isso a sharp na época mudou e depois sumiu
Cade as fotos antigas ?
Aparentemente esta sendo tudo demolido, nao sei ao certo o que será feito no lugar, pelo Earth ve-se uma grande clareira desmatada ja.
Essa área foi comprada pelo carrefour faz alguns anos e depois foi cedida uma parte ao governo do estado de SP para concluir o projeto de despoluição do Rio Pinheiros.
Olá,moro no condomínio de frente, até dois anos atrás morava gente nesta chácara,hoje em dia,está uma construção unidade recuperadora de Pirajussara,se a prefeitura/governo não usassem todo o espaço que ainda existe,seria muito bom esta área verde ser um parque,devido o grande mato, não dá pra ver se a casa existe ainda!!!Parque Chácara Pirajussara,seria excelente este verde para o bairro
Trabalhei na Sharp melhor empresa que conheci. Tempo que batia se pernas pra arrumar emprego, aí fiquei sabendo que ia ter novas vagas pra produção,já era de Osasco mas a empresa oferecia fretado…. Trabalhei sessão no seletor de canais..
Moro ao lado dessa chacara. É um criadouro de animais peçonhentos e insetos. A prefeitura deveria agir e transformar isso em local de utilidade público ou o carrefour utilizar o espaço para a construção de um mercado.