Quando encontramos alguma casa com suas portas e janelas seladas com blocos ou tijolos é quase sempre um sinal de que ou ela será demolida em breve ou então está sendo negociada pelos seus proprietários com alguma incorporadora.
Existem também casos em que o imóvel faz parte de alguma discussão de inventário, e para evitar alguma invasão durante este período (que muitas vezes demoram anos pra se chegar a um acordo), lacra-se a casa para evitar invasões indesejadas.
E foi nesta situação que encontramos estes três imóveis abaixo:
Construídas em 1912, são três casas vizinhas erguidas muito provavelmente pelo mesmo construtor que loteou a quadra. Embora não seja possível afirmar que eram somente estas três casas ou se haviam mais iguais a elas nesta trecho da rua, pois não há registros, todas elas são idênticas.
De todas as três, apenas a que está no centro da fotografia é que ainda se mantém original em todos os detalhes arquitetônicos. Apesar de não possuir mais as janelas de madeira (removidas em 2011), ainda mantém todos os aspectos decorativos da fachada, do porão e o ano alusivo à construção do imóvel no frontão.
O imóvel à esquerda na foto teve suas duas janelas transformadas em apenas uma (atualmente selada por blocos), já o que está na ponta direita sofreu alterações nas janelas, que foram reduzidas no tamanho para serem substituídas por janelas de alumínio e perdeu o respiro do porão, que foi fechado para o lado da rua.
O imóvel da direita é o único que permanece regularmente habitado, sendo que os demais conforme citei no início do texto estão com portas e janelas lacradas. Será que as casas centenárias irão desaparecer ? Se fossem restauradas poderiam render escritórios ou mesmo residências muito agradáveis.
Confira outras fotografias das casas (clique na miniatura para ampliar):
Comentarios