Casas de 1912 – Rua Barão de Iguape

Quando encontramos alguma casa com suas portas e janelas seladas com blocos ou tijolos é quase sempre um sinal de que ou ela será demolida em breve ou então está sendo negociada pelos seus proprietários com alguma incorporadora.

Existem também casos em que o imóvel faz parte de alguma discussão de inventário, e para evitar alguma invasão durante este período (que muitas vezes demoram anos pra se chegar a um acordo), lacra-se a casa para evitar invasões indesejadas.

E foi nesta situação que encontramos estes três imóveis abaixo:

clique na foto para ampliar

Construídas em 1912, são três casas vizinhas erguidas muito provavelmente pelo mesmo construtor que loteou a quadra. Embora não seja possível afirmar que eram somente estas três casas ou se haviam mais iguais a elas nesta trecho da rua, pois não há registros, todas elas são idênticas.

De todas as três, apenas a que está no centro da fotografia é que ainda se mantém original em todos os detalhes arquitetônicos. Apesar de não possuir mais as janelas de madeira (removidas em 2011), ainda mantém todos os aspectos decorativos da fachada, do porão e o ano alusivo à construção do imóvel no frontão.

O imóvel à esquerda na foto teve suas duas janelas transformadas em apenas uma (atualmente selada por blocos), já o que está na ponta direita sofreu alterações nas janelas, que foram reduzidas no tamanho para serem substituídas por janelas de alumínio e perdeu o respiro do porão, que foi fechado para o lado da rua.

O imóvel da direita é o único que permanece regularmente habitado, sendo que os demais conforme citei no início do texto estão com portas e janelas lacradas. Será que as casas centenárias irão desaparecer ? Se fossem restauradas poderiam render escritórios ou mesmo residências muito agradáveis.

Confira outras fotografias das casas (clique na miniatura para ampliar):

Atualização 19/01/2022:

Dez anos depois de nossa publicação voltamos ao local e tivemos uma grata surpresa: nenhuma das casas foi demolida e elas ainda foram reformadas:

Fonte: Google Street View

Elas não foram restauradas, evidentemente, pois provavelmente quem possui os imóveis não tem condições para tal. Mas percebe-se que a casa ao centro e a da direita são do mesmo proprietário e foram reformadas da mesma maneira, recebendo inclusive a mesma cor.

O que eu notei e isso é um ponto de capricho em meio à simplicidade é que a casa da direita não tinha mais o adorno com o ano das casas – 1912 – e um pedaço do frontão já havia caído. Entretanto quem reformou refez ambos. Observem e comparem com as fotos anteriores.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
X
WhatsApp
Facebook
Telegram
Threads

Respostas de 8

  1. Parabéns por seu excelente trabalho com a página São Paulo Antiga e nas redes sociais. Sou amante de história e vemos que esses tempos são melhores em muito sentido que os atuais. Amo tecnologia e sou tecnófilo mas parece que, em vários casos, o ser humano está egoísta e individualista e, ao vermos esta página, vemos o quanto o quanto há de maravilhoso e belo na história. Muito obrigado pela página.

  2. Foram compradas recentemente e estão passando por reformas (em particular a com detalhe azul), provavelmente para virar residências. Não sei se vão descaracterizar a fachada, mas demoliram os fundos e refizeram o telhado.

  3. Olá!!!Primeiro gostaria de parabeniza-los pelas fotos aqui postadas ,adoro casas antigas ,fazem parte de nós ….Gostaria de pedir ,se possível,postar algumas fotos de casas no Jaçanã,morrei lá ,e lá também tem várias casas antigas ,desde já agradeço,forte abraço,Mayra.

  4. Tirei fotos dessas casas hoje, Douglas. Meteram umas janelinhas meia-boca de ferro e pintaram de uma espécie de laranjão bizarro, mas elas estão de pé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações na sua caixa postal.

Junte-se a 2.402 outros assinantes
ouça a nossa playlist:
Substack - O Amigo da Cidade