Casa Demolida – Rua Vichy, 427

Passear pelos lados da Casa Verde é uma atividade bastante prazerosa, especialmente se você gosta de admirar a arquitetura das casas paulistanas. Pelo bairro é possível encontrar inúmeras residências antigas (conservadas ou não) como esta residência construída no alto do terreno.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Embora não esteja lá muito conservado, é um belo exemplar da São Paulo Antiga e que hoje já está cada dia mais difícil de se ver. Localizado em um terreno alto é uma construção bastante interessante e que mantém originais todos os seus detalhes originais, desde o pequeno portão de madeira na entrada até suas janelas. A única alteração visível foi no muro, onde o elemento vazado deu lugar a uma parede um pouco mais alta.

Uma preciosidade do Alto da Casa Verde!
Confira outras fotos deste imóvel (clique na miniatura para ampliar):

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Atualização 5/03/2014:
Infelizmente, a preciosidade já era. O leitor Claudio Espin entrou em contato conosco avisando que não só a casa foi demolida em meados de 2013, como o terreno já foi limpo e dois novos sobrados estão em fase final de construção no local. Saiu a casa antiga, simples mas robusta para dar lugar a mais um par de sobrados geminados modernos, geralmente apertados e gosto arquitetônico duvidoso.

Abaixo, a foto que o Claudio nos enviou:
Crédito: Claudio Espin / São Paulo Antiga

Evidentemente não somos contra o progresso aqui. Mas é inegável que com a demolição da antiga casa temos muito a perder. Não perdemos a “casa velha”, perdemos um pedaço da referência histórica do bairro, um pouco do charme e, como dá para perceber na foto, um bom pedaço de verde e solo permeável. Mesmo vivendo num país de dimensões continentais, nosso grandes centros tem imóveis cada vez menores  e mais caros.

Conheça a região através do mapa:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

14 respostas

  1. Poxa, fazia tempo que não via casas em terrenos altos. Dá para fazer um belo jardim.

  2. Adorei esta página e concordo com tudo, até nas emoções fortes qto ao descaso contra belas e históricas construções. Eu qdo estudei no Einstein, em 2003/2004 reparava e muito nas construções – algo q faço até hj, qdo ñ estou com pressa em voltar pra casa e pego algum ônibus que passe pela Casa Verde. Se eu puder, morarei neste bairro, numa casa, de preferência antiga, sinônimo de durabilidade – isso se ñ chegar um grande empreendimento imobiliário ameaçador. Abraços!!!

  3. Estas casas deviam ser tombadas, restauradas e servirem para ong’s sociais nos bairros como espaços de convivio para idosos por exemplo…

  4. A casa se encontra bastante descaracterizada.

    O muro da escada interna não parece ser original, bem como existe um muro em cima do original que separa a casa da calçada.

    Aliás, as escadas também não me parecem originais.

    O umbral do portão de entrada, o próprio portão, as janelas e o telhado me parecem ser originais.

    Poderiam pintar o muro e a casa e capinar o mato, isto bastava para deixá-la apresentável.

  5. Hoje passei pela Rua Vichy, 427…e fiz um foto.A Casa nao existe mais!! No lugar estao terminando a construcao de duas novas construções. Não há vestigios da casa da antiga.

      1. Essa casa era dos meus avós paternos, chegaram da Lituânia em 1926 e construiram esta casa no bairro da Casa Verde, bairro onde eu nasci, meus avós já falecidos há muitos anos sempre viveram lá e por último minha tia, filha deles, viveu nesta casa até os 89 anos, quando então a casa foi vendida, a família Kuklis passou por lá uns 100 anos… (únicos donos dessa casa). A casa estava do jeito que foi construída, minhas tias que moraram lá até ficaram de idade avançada nunca a reformaram e nós viemos aqui para Mauá há 47 anos.

  6. Maravilha, tudo era romantico naquela epoca. Agora, Douglas de uma chegadinha na Lapa, em locais aonde ainda prevalecem casas deste tipo. Vila Ipojuca, Allto da Lapa, Vila Romana etc. Vamos la? um abraco

  7. Passeando pelos links do site acabei me deparando com esta matéria mais antiga. Estudei no Albert Einstein (na época em que ainda existia o “segundo grau profissionalizante” – escola que fica do outro lado da rua) entre 1995 e 1997 e, em uma das aulas de desenho, a professora pediu para escolhermos um imóvel da vizinhança para desenharmos à mão livre com grafite e preenchermos com efeitos de luz e sombra. A minha eleita foi essa linda casa, que me rendeu uma boa nota no trabalho. É uma triste notícia. A casa, na época, não estava muito conservada. Mas ficaria lindíssima se recebesse uma restauração. Que pena…

  8. Minha tia morava nessa casa… tenho muitas boas lembranças desse lugar. Que saudade imensa!

  9. Sou totalmente contra destruir um patrimônio antigo para dar lugar a essas construções de agora. São Paulo está perdendo suas lembranças….infelizmente.

  10. Boa tarde, qual o nome atual da antiga rua Carmem, no Bairro Casa Verde Alta?

  11. Boa noite Douglas, tudo bem? Eu nasci no Hospital e Maternidade Casa Verde em 1972, situado na Rua da Relíquia, 716, mas o terreno se estendia até a Rua Vichy. Meu para era obstetra e dedicou sua vida e carreira lá. Grandes recordações e muuuuitas saudades. Caso você tenha outras fotos que possa compartilhar, eu ficaria imensamente agradecida. Estou tentando reunir recordações para nossa página no Facebook. Atenciosamente,

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: