A memória arquitetônica da Cidade de São Paulo e o bairro de Pinheiros, sofreram um grande revés na madrugada de 27 para 28 de março.
O belíssimo casarão que ficava localizado no número 740 da rua João Moura (foto abaixo), foi demolido impiedosamente para dar lugar a um novo empreendimento imobiliário.
A ação, na calada da noite, deixou o local do antigo imóvel completamente arrasado e foi um desrespeito à decisão judicial anunciada na última segunda-feira, 26 de março, que não só determinava a suspensão da derrubada do imóvel, como também arbitrava uma multa de R$62.200,00 caso prosseguissem com a demolição.
No entanto, isso parece não ter sido suficiente para deter a ação. Observem as duas imagens abaixo:
A região de Pinheiros é hoje uma das áreas mais disputadas pela construção civil, mesmo estando saturada e com trânsito problemático.
Com poucas áreas ainda disponíveis para novos empreendimentos, o metro quadrado está avaliado atualmente em R$9.5mil. A prefeitura de São Paulo é a maior culpada pela demolição do imóvel, pois segue permitindo novos prédios na região.
O casarão que a cidade perdeu estava localizado em uma área de cerca de 2 mil metros quadrados, repleta de área verde e ainda estava absolutamente preservado.
Com um grande jardim que sempre esteve impecavelmente cuidado a casa possuia cômodos amplos e bem iluminados, piscina, áreas de lazer e em ostentava encantadores vitrais coloridos. Tudo isso virou pó.
No mapa, ao final desta página, é possível ver o tamanho da área verde que o bairro de Pinheiros perderá. Decisão judicial foi feita para ser cumprida, mas pelo visto alguns estão acima da lei (e com a moral abaixo dos esgotos).
Confira outras fotos do casarão demolido (clique na miniatura para ampliar):
Comentarios