Casarão – Rua Dr. Zuquim, 1413

Já abordamos aqui algumas vezes que o grande erro de algumas entidades de preservação é dar as costas para as regiões não centrais da cidade de São Paulo. Esta visão elitista e algumas vezes preconceituosa permite que inúmeros imóveis históricos ou de significativa participação na memória arquitetônica da capital paulista desapareçam de nossos olhos.

Em outros bairros não centrais como Belenzinho, Ipiranga, Santo Amaro, Santana e muitos outros estão localizados verdadeiras relíquias do patrimônio histórico paulistano e que devemos sempre mencioná-los e defendê-los para que nunca caiam no esquecimento.

 

Foto: Rafael Bertoli / São Paulo Antiga (clique para ampliar)

É no bairro de Santana que encontramos este belíssimo casarão absolutamente preservado com placas de locação e venda.

Localizado no número 1413 da rua Dr. Zuquim, importante via da zona norte da cidade, este casarão fica no trecho alto desta rua e, apesar de seu tamanho e imponência, quase não é notado por quem trafega de carro ou ônibus por ali, pois a via é de sentido único e o imóvel fica em um trecho com uma curva bem fechada que torna a área um ponto cego aos motoristas. Só parando é possível notar a beleza desta construção.

Foto: Rafael Bertoli / São Paulo Antiga (clique para ampliar)

Não dispomos ainda de muitas informações sobre quem viveu neste belo exemplar da São Paulo antiga. À medida que fomos levantando mais dados, iremos atualizar este artigo. Se você sabe mais sobre este imóvel, deixe um comentário.

Agradecimento a Rafael Bertoli pelas fotografias mais recentes.

Veja mais fotos deste casarão antes de receber a atual pintura amarela (clique na miniatura para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

18 respostas

  1. Olá, moro muito perto desse casarão. Minha família tem uma casa muita antiga como essa onde vivi até os 26 anos. A casa tem uns 65 anos mais ou menos, se interessar, posso mandar fotos. É uma casa que tem história pois foi construída pelos meus avós e ainda pertence a família.

    1. Olá, estou a procura de uma casa legal, antiga pra fotografar meu editorial de moda.
      Você pode enviar fotos da sua casa pelo meu email?
      Conhece alguma casa na região que seja antiga, abandonada e que podemos usar?
      Grata
      Priscila

      1. Priscila, bom dia.

        Existe um imóvel localizado na rua Voluntários da Pátria em Santana, que é conhecido no bairro como “castelinho”, e que hj funciona uma clinica de fiosioterapia, que eu julgo na minha opinião ser um dos mais belos imóveis de São Paulo.
        O imóvel é inclusive tombado pelo patrimonio histórico. Sempre que acompanhei minha esposa lá na clínica ficava andando pelos jardins e contemplando as salas, vitrais, sacadas, grades, janelas e madeiramento da casa.

        att

        Francisco

        1. Priscila, aqui na zona norte, temos tbm, próximo ao Castelinho, a Vila dos Holandeses, trata-se de uma pequena vila localizada no bairro Santa Terezinha, que foi construída a muitos anos por imigrantes holandeses, essa vila é muito bem conservada pelos moradores.

    2. Olá Ricardo, sou estudante de História se puder contar um pouco da história de seus avós e a foto da casa que eles construiram, ficarei muito grata.
      att:
      Camila Hessel

    3. Olá Ricardo, sou arquiteta, moro no Jardim São Paulo e estou fazendo uma pesquisa para pós graduação a respeito do bairro e levantando as obras que possuem um determinado valor histórico e arquitetonico, gostaria muito de obter maiores informações a respeito dessa casa, pois tenho muito interesse em te-la como objeto de estudo para meu projeto de restauro, por gentileza entre em contato.

  2. Um passeio pela Dr. Zuquim revela vários outros belos imóveis de alto valor histórico e arquitetônico que estão se deteriorando.

  3. Gente, a zona norte é linda, principalmente o bairro do Tremembé, por onde passava o trem do Horto, existem construções maravilhosas, recomendo um dia vcs passearem por aqui! Muitas fotos lindas que tenho, temos que aproveitar enquanto não derrubem tudo para construir prédios!

  4. Eu agradeco pelas fotos da casa que morei de 1965 ate 1982. Sou Coreano mas agora mora em Seul desde 1986. A casa em Dr. Zuquim1413 e um lugar de memoria maravilhosa. A casa foi adquirida pelo meu pai em 1965. Exterior da casa e linda, mas dentro da casa e uma maravilha!
    Gostaria de comunicar com vc.e compartilhar as memorias que tenho sobre a casa.
    Prof. Heon Deok Yoon
    Soongsil University
    Seoul, Korea

  5. Moro praticamente ao lado da casa, hoje ela foi toda reformada, está muito mais bonita e ainda continua alugando ….Quando criança eu cheguei a visitar e brincar no parquinho que a casa tinha…

  6. Muito triste esses belos e suntuosos casarões sendo simplesmente “demolidos”… realmente o BRASIL é um país que NÃO preserva antiguidades! NÃO valoriza as construções antigas em geral!!!! NÃO tem memórias !!! Um país com a ARQUITETURA insensível… As construções antigas trazem a elegância e as sublimidade da época, deveriam serem restaurados e valorizados!!! Por isso eu amo a EUROPA!!!!! Onde as histórias e construções antigas são valorizadas, e mais que tudo, são “ostentadas” !!!! O BRASIL é sem memórias!!! NÃO valoriza NADA antigo, pois as construções retas e frívolas e totalmente sem graça atuais, arrecadam mais… que triste!!!

  7. Belo registro. Sempre passei em frente e nunca registrei. Que coincidência ter encontrado seu site. Obrigado!

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: