A cidade de São Paulo é conhecida pelo grande ecletismo de sua arquitetura. No passado dominava por aqui a típica arquitetura colonial portuguesa, que começou a ser deixada de lado no apagar das luzes do século XIX, quando o padrão passou a ser uma arquitetura mais de vanguarda europeia, com os barões do café adotando em seus palacetes um estilo mais próximo das mansões e edifícios parisienses e outros padrões da época em uso na Europa.
E este ecletismo nos permite muitas vezes admirar em uma mesma rua, os mais variados estilos e padrões arquitetônicos.
No número 314 da rua dos Macunis, em Pinheiros, encontramos um lindo casarão que destoa completamente do estilo mais discreto e contemporâneo de deus vizinhos. Trata-se de uma construção bem pouco comum aos olhos paulistanos, um estilo mais próximo ao nórdico.
O casarão aparentemente não está habitado, e está um tanto quanto descuidado. Nem por isso deixa de chamar a atenção pela sua beleza e pelo fato de sua arquitetura única na região dar-lhe um certo ar exótico. Uma enorme árvore diante de sua fachada também contribui com a beleza do cenário que a casa apresenta. Infelizmente, o relativo estado de abandono fica evidente no mato alto tanto no interior do terreno do imóvel, quando na calçada.
São imóveis como este, belos e únicos, que dão a São Paulo um charme arquitetônico que poucas cidades brasileiras possuem.
Veja mais fotos deste casarão (clique na miniatura para ampliar):
ATUALIZAÇÃO 07/03/2018:
No último sábado, 03 de março, estivemos de volta a rua dos Macunis para conferir como anda o belo casarão, após 7 anos de nossa última visita.
Infelizmente é possível observar que nada de melhor aconteceu por ali. O mato está cada vez mais alto no quinta a pintura segue a mesma, sem qualquer retoque, e o casarão parece ainda mais esquecido. Será que algum dia veremos este imóvel recuperar seu esplendor ? Só o tempo dirá.
Sabe mais sobre este casarão ? Entre em contato conosco através de nosso formulário de contato!
Comentarios