Casarão Demolido – Rua Cubatão, 1209

Recentemente recebemos uma denúncia através do site que alertava-nos para um casarão localizado no número 1209 da rua Cubatão e que supostamente estaria abandonado. Tão logo foi possível, fomos ao local para verificar qual a real situação do imóvel e se ele estava em risco. É este da foto abaixo.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Ao chegarmos no endereço, nos deparamos com este belíssimo exemplar da primeira metade do século 20 em um bom estado de conservação, porém aparentemente desocupado.

O casarão está com toda sua fachada preservada, bem como e em todos os seus detalhes externos, desde os maiores como colunas, janelas e portões até pequenas partes como maçaneta de portas, corrimão e luminárias.

Ao que foi possível averiguar o imóvel pertence a um dos dois hospitais que são vizinhos a ele. O local é protegido por um vigia que limitou-se a dizer apenas isso, sem querer dizer a qual deles. Indaguei sobre o interior do imóvel e mesmo não deu maiores informações.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Resolvi ir a um edifício vizinho  e pedi para subir para fotografar o fundo do imóvel. Com isso, foi possível notar que em aos fundos houve uma pequena ampliação do imóvel em alguma época (veja a última foto galeria) e que a mesma parece ter algum tipo de obra. Espero que não modifiquem este belo exemplar da Vila Mariana.

Que este lindo imóvel seja mantido preservado! Nesta mesma rua Cubatão existem ainda outros belos casarões ainda preservados. Quando passear pelo bairro, não deixe de observá-los.

Veja a galeria de imagens deste casarão (clique para ampliar):

Atualização – 07/03/2014:
E no início de fevereiro tivemos a triste notícia de que este belo casarão da Rua Cubatão já não existe mais. Segundo as informações que alguns leitores enviaram para o São Paulo Antiga o local começou a ser demolido no final do mês de janeiro. A leitora Gladys Russo esteve na Rua Cubatão e conferiu o acontecido.

Crédito: Gladys Russo / São Paulo Antiga
Crédito: Gladys Russo / São Paulo Antiga

O casarão foi totalmente abaixo e no local está surgindo não um prédio, mas um novo estacionamento. Estacionamentos são uma das pragas urbanas da capital paulista e tal qual a especulação imobiliária, destroem as casas antigas que estão em espaços valorizados de nossa cidade, onde as vagas para carros são cada vez mais escassas. Lamentável.

Abaixo mais uma fotografia mostrando a destruição:

Crédito: Gladys Russo / São Paulo Antiga
Crédito: Gladys Russo / São Paulo Antiga
Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

24 respostas

  1. Esse casarão foi reformado, qdo morava ali nas proximidades sempre passei em frente e achava um máximo!! (eu adoros coisas antigas) Aliás, parabéns ao proprietário… pois nos dias de hoje, é difícil o dinheiro o NÃO falar mais alto qdo se trata de propostas de venda para a construção de prédios nas áreas centrais como a Vila Mariana. Pena não ter fotos interna!! Sempre fui curiosa em saber como é esta casa por dentro!!

  2. Lindo casarão! Que continue preservado para continuarmos a nos deliciar com esta belíssima construção.

  3. Meu Deus, até sonhei com esse casarão! Q coisa mais LINDA! Td q eu sempre sonhei numa casa está traduzido nestas fotos!

    Grande abraço e obrigado por dividir essas riquezas conosco!

    Leo Martins – RJ

    1. bem meu filho não gostou muito de conhecer o casarão, a uns 6 anos atrás lá era um consultório..onde recebeu a notícia que teria que realizar uma cirurgia de apêndice,,mas é muito bonito por dentro, é a pureza do nosso passado…

  4. Lindissimo!!!! a cada madrugada que passeio pelo site é uma viagem no tempo.
    descubro obras maravilhosas, fico fascinada olhando as fotos e imaginando quanta estória tem ai pra se contar..

    Obrigado pela oportunidade, e parabéns pelo belíssimo trabalho que vcs fazem.

  5. por coincidência passei por este casarão, na verdade já tinha reparado nele algumas vezes…
    O mesmo também está com placa de aluga-se, por sinal tem três, a casa é muito bonita mesmo.

  6. Esse casarão já foi algum tempo atrás consultórios médicos. Eu lembro que me consultei com um gastro lá. Lembro do andar superior ainda possuir o assoalho de madeira, que range..rs Se eu não me engano, o hall de entrada possuía mármore. O fundo era usado como estacionamento para pacientes.

  7. Esse casarão lindo continua lá e está em exposição, já entrei e é realmente muito lindo e espaçoso, tem cinco cômodos na parte de baixo e acho que menos na parte de cima, dentro dos quartos alguns tinahm paredes que dividiam, acho que para os pacientes poderem se trocar. O chão do térreo é muito bonito, decorado. A casa está para vender mas custa o mesmo que uma mansão nos jardins, caríssimo. Parece que são 500 m2 de terreno e 350m2 construídos.

  8. É um crime o que fizeram. Como tiveram coragem de destruir uma obra de arte dessas, de um tempo que não volta mais…

  9. Inaceitável. Na Vila Mariana tem uma ruazinha, a Fabricio Vampre. Tinham alguns casarões maravilhosos que foram destruidos a pouco tempo.

  10. Foi pedido o tombamento? Não podemos deixar este tipo de coisa acontecer. Sempre que forem identificados imóveis com este potencial e em boas condições devemos pedir o tombamento. Dei uma sugestão aos idealizadores do site para que nos posts com edificações neste estado de conservação e com interesse histórico/arquitetônico exista um mutirão para o pedido de tombamento, onde podemos nos inscrever como voluntários para ir ao Conpresp/ Condephaat etc. e o São Paulo Antiga daria o apoio disponibilizando fotos do imóvel as fichas e as diretrizes ao voluntário. Mas até agora não obtive respostas. Não podemos ficar parados. Precisamos agir.

    1. Perfeita ideia!!! Sem a mobilização dos cidadãos paulistanos em favor dos bens históricos da cidade, nunca conseguiremos impedir que SP perca quase todo o seu patrimônio histórico!

  11. Estava a venda por altos milhões, ali por Junho de 2013… lembro que liguei por curiosidade rsrs Não lembro se 1 milhão e 600 mil ou 6 milhões de reais… era altíssimo o valor dele… Lindo DEMAIS, passei em frente várias vezes. Fiquei desolado quando fui mostrar pro meu namorado e só encontrei um tapume ali.

  12. Oi Douglas, parabéns por ter registrado antes de ser destruído. Esse casarão tenho quase certeza de que foi de um tio avô meu que vivia na fazenda de café em Araraquara/SP e construiu esta casa para quando vinha a São Paulo. O nome dele era José Custódio Alves de Camargo (1869 – 1958). Vou procurar no Arquivo Municipal se existe a planta e ver se confirmo que era dele. A minha avó indicou para minha mãe quando ainda era viva que era aquela a casa dele. Se quiser, claro que seria melhor com uma confirmação, eu tenho retratos dele. Se confirmarmos seria legal adicionar na matéria o retrato dele e da esposa. Eles tiveram 16 filhos dos quais 14 chegaram a idade adulta. Estou fazendo a genealogia da família e tenho diversos dados.

  13. Olha, muito triste ver o que tem acontecido com essas belas e históricas casas. Sem dúvida, a pressão por rentabilidade só faz essa praga de estacionamentos se proliferar de forma desenfreada. A paisagem urbana vai se deteriorando ainda mais e vamos perdendo um pouco da história, a cada dia. Nosso País infelizmente não faz muita questão de preservar o que é antigo. Ao menos, fica o registro do que era… Parabéns, pelo site.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: