Casarão – Rua Aluísio Azevedo, 60

Quem anda pela Rua Aluísio Azevedo, altura do número 60, em Santana, depara-se com uma bela construção antiga um tanto quanto mal conservada, mas mesmo assim magnífica.

clique na foto para ampliar

A constante presença de automóveis estacionados diante do imóvel e a grande árvore na sua frente dificultam a visualização. Somente parando na rua e indo até sua frente é que podemos contemplar a beleza desta residência.

Um enorme casarão, ainda em excelente estado de conservação mas que apresenta alguns sinais de desgaste e abandono.

Algumas de suas entradas foram lacradas por paredes de blocos (sob a escada por exemplo) e uma coluna do muro já foi arrancada. O portão começa a enferrujar e o reboque de parte da fachada caiu, mostrando a face nua dos tijolos que a construíram.

Casarão é amplo e possui edícula e garagem aos fundos

Apesar de vazio o imóvel é bastante limpo o que mostra que alguém preserva o local, porém o casarão precisa de melhores cuidados ou irá se deteriorar cada vez mais, uma vez que residências deste porte carecem de um bom dinheiro para conservação.

Na janela da sala é possível notar lindos vidros coloridos, que não chegam a ser vitrais mas que apresentam o bom gosto de quem morou ali.

Veja outras fotos do imóvel (clique para ampliar):

Atualização – 20/09/2010

Fomos informados por um leitor de um grande muro foi construído diante da casa, o que praticamente impediu que a casa de ser vista ao nível da rua.

Através da imagem do serviço Google Street View foi possível também notar que algumas árvores foram removidas, mas não está claro se foi feita alguma reforma na casa.

Continuaremos de olho!

O muro harmonioso deu lugar a uma muralha que escondeu o casarão.
Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

13 respostas

    1. OLHA GENTE, FICA AQUI MEU ALERTA, TEM MUITO PILANTRA INVADINDO PATRIMONIO HISTORICO E SE APROPRIANDO DESSES LUGARES, SE TEM ALGUEM COM CONHECIMENTO PARA INVESTIGAR, MELHOR.PORQUE EU NAO SEI COMO AVERIGUAR.

  1. Eu conheci este imóvel por dentro, estava a venda e fui visitá-lo, são dois andares praticamente distintos já que ambos tem cozinha, no piso de baixo o quarto da frente está com o piso de madeira cedido, muito amplo tem escada interna no que seria uma sala de jantar que dá acesso ao andra de cima, provavelmente foi construída no começo da energia elétrica pois os fios são externos nas paredes com interruptores do tipo botão, no andar de cima o que deve ter sido sala de jantar tem na parede pintura decorativa como afresco por baixo de outra pintura. O terreno é muito grande terminando em L, tendo no final um espaço para horta, cona com casa de empregado e muitas vagas para carro, é realmente impressionante a estrutura deste imóvel.

  2. Uma característica interessante dessas casas é que ainda existiam as garagens nos fundos da casa e/ou edículas! Coisa que hoje em dia nem existem mais!

  3. Moro na região e a última vez que passei em frente a essa casa o muro tinha sido demolido e dado lugar a um muro enorme, que impede a visão da casa, ou seja, não sei se a casa resistiu ou foi destruída também.

  4. Já morei no prédio em frente e gostaria de saber informações sobre esta casa, que acho muito linda. Alguém sabe me dizer algo?

  5. Trabalho proximo a casa e a casa continua em pé infelismente atrás daquele grande muro.

  6. Eu morei nesta rua por algúm tempo e tive a oportunidade de acompanhar a reforma do imóvel. Além de erguerem um muro enorme, fizeram uma reforma no mesmo. Me falaram que a família que é dona do ímóvel não conseguiu vendê-lo e agora o utiliza como escritório do negócio que eles tem

  7. Com certeza vão destruir esta casa.
    Pelo que vocês falaram já cortaram até algumas árvores (e deve ter sido sem autorização da Prefeitura).

  8. Realmente uma bela casa. Há até o quarto para o motorista acima da garagem que aparece nas duas últimas fotos. Com certeza gostaria de morar lá.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: