Casarão de 1891 (demolido)

Sempre digo aos leitores que um passeio a pé pela cidade revela sempre grandes surpresas. Alguns bairros mais antigos, como Campos Elíseos e Santa Cecília são bem propícios a encontrar contruções antigas e interessantes.

E foi em uma destes passeios pelo centro que me deparei com este magnífico casarão do final do século XIX, preservado e bastante conservado nrua Adolfo Gordo, 280.

clique na foto para ampliar

Trata-se de incrível construção com mais de um século de história e que passa despercebido da maioria dos paulistanos. A residência tem um estílo típico dos casarões paulistanos do final do século XIX e começo do século XX, com grandes janelas, porão alto e entrada lateral.

Além disso a construção, que tem um terreno bem amplo, possui uma grande edícula ao fundo. Aliás, edícula essa que por sí só é muito maior que muitas das casas que se constroem pela cidade atualmente.

clique na foto para ampliar

Ainda nesta mesma Rua Adolfo Gordo existem muitas outras construções antigas e bastante interessantes. O triste é que muitas delas não são tombadas pelos órgãos de preservação e vivem sob o contínuo risco oferecido pela especulação imobiliária.

Confira outras fotos deste imóvel (clique na fotografia para ampliar):

ATUALIZAÇÃO – 20/7/2023:

E aquilo que mais temíamos aconteceu. Apesar de estar em excelente estado de conservação o casarão do século 19 veio abaixo neste mês de julho de 2023. A fotografia abaixo mostra como estava o local no dia 20 de julho de 2023

clique para ampliar
Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Goulart de Andrade

Filho de cantora da era de ouro do rádio e batizado por Carmen Miranda, Goulart de Andrade foi um dos grandes nomes do jornalismo e da televisão brasileira. Conheça sua trajetória e reveja algumas de suas mais famosas reportagens.

Leia mais »

Casa – Rua Tabapuã 469

Uma das últimas casas térreas remanescentes na Rua Tabapuã, no Itaim Bibi. Depois de resistir por anos a feroz especulação imobiliária da região, a casa foi demolida

Leia mais »

10 respostas

  1. Nessas construções antigas o que sempre realça é o capricho nos detalhes. Nêsse caso, a janela maior tem um detalhe em tijolos aparente enquanto a janela menor, embora pertencendo (tenho duvidas) à mesma construção, ja posssui outro estilo. O mesmo se percebe na esquadria dos porôes. De qualquer forma, na reforma usando-se essas cores de tintas que se costumam pintar as edificações antigas, ficaria bem atraente.

  2. Acho que me lembro da data que foi furtada da fachada dessa casa, acho que era 1881. Acho uma pena que ali na esquina dessa mesma rua com a Al. Eduardo prado tenha um magnifico palacete todo degradado e sendo usado como cortiço e ponto de consumo de crack. Mas fico feliz que na esquina oposta existe uma empresa sensata e preocupada em manter as características de seu belo edificio, que ujm dia foi uma residência linda!

  3. Belíssimo exemplo de arquitetura. Excelente achado. Detalhes que remetem a certa imponência e orgulhosa marca de condição social da família que morou nesse lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *