Sempre digo aos leitores que um passeio a pé pela cidade revela sempre grandes surpresas. Alguns bairros mais antigos, como Campos Elíseos e Santa Cecília são bem propícios a encontrar contruções antigas e interessantes.
E foi em uma destes passeios pelo centro que me deparei com este magnífico casarão do final do século XIX, preservado e bastante conservado nrua Adolfo Gordo, 280.

Trata-se de incrível construção com mais de um século de história e que passa despercebido da maioria dos paulistanos. A residência tem um estílo típico dos casarões paulistanos do final do século XIX e começo do século XX, com grandes janelas, porão alto e entrada lateral.
Além disso a construção, que tem um terreno bem amplo, possui uma grande edícula ao fundo. Aliás, edícula essa que por sí só é muito maior que muitas das casas que se constroem pela cidade atualmente.

Ainda nesta mesma Rua Adolfo Gordo existem muitas outras construções antigas e bastante interessantes. O triste é que muitas delas não são tombadas pelos órgãos de preservação e vivem sob o contínuo risco oferecido pela especulação imobiliária.
Confira outras fotos deste imóvel (clique na fotografia para ampliar):




ATUALIZAÇÃO – 20/7/2023:
E aquilo que mais temíamos aconteceu. Apesar de estar em excelente estado de conservação o casarão do século 19 veio abaixo neste mês de julho de 2023. A fotografia abaixo mostra como estava o local no dia 20 de julho de 2023

Respostas de 12
Sempre tenho a curiosidade de saber se casas como essa ainda tem moradores ou estão simplesmente fechadas/abandonadas.
Tadeu, esta é habitada normalmente. Abs!
Nessas construções antigas o que sempre realça é o capricho nos detalhes. Nêsse caso, a janela maior tem um detalhe em tijolos aparente enquanto a janela menor, embora pertencendo (tenho duvidas) à mesma construção, ja posssui outro estilo. O mesmo se percebe na esquadria dos porôes. De qualquer forma, na reforma usando-se essas cores de tintas que se costumam pintar as edificações antigas, ficaria bem atraente.
Acho que me lembro da data que foi furtada da fachada dessa casa, acho que era 1881. Acho uma pena que ali na esquina dessa mesma rua com a Al. Eduardo prado tenha um magnifico palacete todo degradado e sendo usado como cortiço e ponto de consumo de crack. Mas fico feliz que na esquina oposta existe uma empresa sensata e preocupada em manter as características de seu belo edificio, que ujm dia foi uma residência linda!
A rua Adolfo Gordo, na verdade, fica em Campos Elíseos. Ver mapa da Sempla de 1895: http://sempla.prefeitura.sp.gov.br/historico/img/mapas/1895.jpg
Linda….
É seguro entrar nessas casas pra tirar fotos?
É uma residência, você precisa pedir para os proprietários. Não é uma casa vazia ! Abs
Belíssimo exemplo de arquitetura. Excelente achado. Detalhes que remetem a certa imponência e orgulhosa marca de condição social da família que morou nesse lugar.
Olá Douglas e possível saber saber se esses imóveis abandonadas possam ser comprados? Eu amo esse tipo de arquitetura acho não mudaria nada !
Olá. Uma trisavó Rita Quartim de Castro. viveu na Alameda Eduardo Prado, 105 (creio que era numeração antiga, por ordem não por metragem). Poderia me ajudar a localizá-la na rua atual? (creio que já foi demolida). Li em textos seus sobre o acesso público a escrituras e IPTU. Também fiquei curioso em saber como ter acesso. Agradeço toda a ajuda. Parabéns pelas suas postagens, são muito interessantes e ajudam a preservar a história e memória de São Paulo.
domesmo jeito em 04/24: https://maps.app.goo.gl/BB8D2YALUXkhdDp69