Casarão do Dr. Herbert do Amaral

O bairro da Belém já foi considerado uma paragem distante para quem morava na cidade de São Paulo. Na época em que transporte coletivo era lento e difícil, sair dos bairros centrais e ir até os mais afastados como este, e mais Penha ou São Miguel Paulista exigia uma certa boa vontade.

E foi assim, conforme eternizou-se nas páginas inesquecíveis do livro de Jacob Penteado “Belenzinho 1910” que o bairro do Belenzinho caracterizou-se no início, como um bairro afastado para lazer e para descansar num bom final de semana, com a família. Igual fazemos hoje quando vamos passear no interior de São Paulo.

No Belém até mesmo Monteiro Lobato vinha passear, com seus amigos costumava ficar no já demolido casarão conhecido como Minarete.

E casarões não faltam por esta região. O casarão em questão aqui pertenceu a dois dentistas célebres, pai e filho, cujas histórias se confundem com a história do Belenzinho. O Dr. Amaral e seu filho, o Dr. Herbert do Amaral. E ele é sensacional:

clique na foto para ampliar

Foram gerações e gerações de moradores do bairro que foram tratados com muito carinho e competência por estes doutores que hoje não estão mais entre nós. Quando o Dr. Amaral faleceu, foi sucedido pelo seu filho o Dr. Herbert do Amaral que trabalhavam no mesmo casarão onde moravam.

Segundo as fontes que apuramos, Dr. Herbert do Amaral morreu solteiro e não teria deixado herdeiros. Há alguns anos o casarão esteve abandonado e depois, em 2008, começou a ser modificado e parou novamente. Esperamos que este casarão com tão bela história seja preservado.

Procuramos pessoas que tenha mais detalhes sobre o Dr. Herbert do Amaral, caso tenha alguma informação entre em contato conosco.

Na fotografia abaixo, de 1960, é possível ver o casarão ao fundo. A imagem foi enviada pela leitora Rita Bocatto, ela é a criança que está na foto no canto esquerdo. Os demais são seus irmão e a mulher sua mãe.

Crédito: Acervo de Rita Bocatto / Divulgação

Uma curiosidade: Se não fosse este casarão, talvez o site São Paulo Antiga não existiria. Em 2008 este imóvel foi o primeiro que fotografamos com o intuito de preservar a memória. Graças a ele, hoje temos o São Paulo Antiga e centenas de outros imóveis catalogados e identificados.

Atualização: 15/01/2014

Depois de alguns anos de indefinições e incertezas felizmente soubemos que o Casarão do Dr. Herbert do Amaral não só sobreviveu, como foi completamente recuperado, vejam:

O imóvel em janeiro de 2014 (clique na foto para ampliar).

Apesar de estar bastante bonito, não se trata de uma restauração mas sim de reforma. Infelizmente muitos dos itens originais da residência foram removidos em prol de uma “modernização” da residência que não foi muito feliz. Claro que numa cidade como São Paulo onde é mais fácil tudo vir abaixo do que ser recuperado, uma reforma desta é muito bem vinda, mas não consigo visualizar como positivo alguns pontos da reforma, como:

  • Remoção da sacada do quarto e substituição da porta de acesso a sacada para uma janela menor;
  • Remoção da balaustrada original por um gradil que não é dos mais bonitos;
  • Remoção do portão original, baixo, por outro novo alto (embora compreenda que é mais seguro);
  • E, por fim, a remoção dos vitrais originais da lateral da casa por outros vidros jateados.
A remoção da sacada não foi positiva.
A remoção da sacada não foi positiva.

Apesar destes pormenores, fiquei muito satisfeito em ver o primeiro casarão que fotografei na vida, ainda em 2008 quando o site São Paulo Antiga não existia, de volta a vida. Se ele será utilizado para fins comerciais ou residenciais ainda não sabemos, mas deixo aqui os parabéns ao proprietário que, a sua maneira, preservou um pedaço da história do bairro do Belém.

Veja abaixo mais duas fotografias atuais do imóvel:

Atualização: 17/08/2021

Sete anos depois de nossa última atualização estamos de volta com novas informações. Neste período o casarão recebeu uma nova cor, cinza escuro, e agora está vazio e anunciado para venda no site Quinto Andar pelo valor de R$ 2.190.000,00.

As fotografias abaixo foram extraídas do anúncio, que você pode conferir clicando aqui.

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
X
WhatsApp
Telegram
Facebook
Threads
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Newsletter - São PAULO ANTIGA
Leia no seu e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 2.403 outros assinantes
ouça a nossa playlist: