Enquanto a capital paulista vai devorando seus imóveis centenários com a corrida desenfreada por novas áreas construtivas para atender a demanda imobiliária, o interior de São Paulo ainda tem muito para mostrar.
No aprazível município de Descalvado, que o São Paulo Antiga já teve o prazer de visitar, encontramos este belo casarão:
Construído nos primeiros anos do século 20, este casarão é um dos mais representativos e bem preservados da região central da cidade. Fica bem próximo de um outro casarão que havia nesta mesma avenida – o primeiro a ser catalogado pela nossa equipe em Descalvado – e que foi demolido em 2013.
Ao contrário daquele, este segue em todo seu esplendor, com suas janelas grandes que permitem ao sol invadir a residência logo ao amanhecer. Sua porta original está preservada, bem como todos os demais detalhes da fachada, frontão e respiros do porão.
Cidades como Descalvado e tantas outras do interior paulista, preservam seus imóveis antigos com muita dedicação. Isso é muito importante não apenas para a memória arquitetônica destes municípios, como também para a difusão do turismo.
Veja mais fotos deste casarão:
Respostas de 8
Foto do interior do estado também vale? Pensei que fosse SP capital e não incluindo interior também. Se for assim, aqui no interior onde moro tem várias construções nesse estilo…
Maravilhoso, e perfeitamente conservado. Sabe nos dizer o que está instalado nesse casarão?
vc deveria vir para Amparo-SP, ia adorar com tantos casarões e construções preservadas que essa cidade tem!!!
A família da minha esposa tem muitos parentes por ai. Já fui algumas vezes e devo ir de novo em breve…
Aqui em Itapira SP, que voce ja visitou, tem muitos imoveis interessantes, porém, de um tempo pra cá, estão acabando com tudo, muito triste…
Vou voltar em Itapira em breve…
Mas será que ai é imóvel residencial ou comercial???
Douglas Nascimento, que trabalho maravilhoso o seu. É fascinante e estimulante ver o concreto da História sendo preservados e recuperados, como esses casarões. Muito triste e revoltante é ver o abandono de outros, o descaso com o tombamento para que possam ser restaurados e preservados e mais triste e revoltante ainda é ver a demolição de tantos outros.
Aqui em Itaquera estamos vivendo isso há alguns anos… Os primeiros imóveis que vi sucumbirem foram os casarões das chácaras, a estação de trem e agora as casas das décadas de 50, 60 e início de 70 que estão sendo destruídas para os novos investimentos imobiliários. Muito triste ver a história sendo varrida da região.