Sem muito alarde, talvez pela vergonha de só após oito anos de mandato entregar a obra e ainda por cima tão mal executada, o agora ex-prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, inaugurou na última segunda-feira, 30 de dezembro, o casarão que outrora foi residência do prefeito Guarulhense, Maurício de Oliveira.
O nome do novo espaço, Casarão da Nossa História, não poderia ser melhor. Afinal o trabalho executado na reforma, que se estendeu (entre paradas e retomadas) por toda a da gestão de Guti e parte da gestão do prefeito que o antecedeu, é tão ruim que acaba sendo a cara da cidade de Guarulhos, conhecida por ser o túmulo do patrimônio histórico paulista.
Sem apresentar ao público presente e a imprensa os valores gastos, de fato, com as obras, o prefeito entregou à população guarulhense um casarão inacabado, cheio de entulho no quintal e com a obra já apresentando alguns defeitos.
O mais visível deles é no telhado, onde um pequeno espaço já aparece coberto por manta asfáltica, o que significa que há problemas e, evidentemente, vazamentos. Com as fortes chuvas de dezembro e as esperadas para janeiro, provavelmente acarretará danos no interior do imóvel e na estrutura de madeira no telhado. No entanto, no site oficial da prefeitura de Guarulhos, uma imagem de drone do telhado foi manipulada digitalmente para não mostrar o defeito do telhado, veja abaixo:
Já na fachada, é visível as manchas de umidade na pintura recém concluída, o que indica problemas estruturais como fissuras ou calhas entupidas, retendo água. Enquanto isso na área externa nenhum paisagismo foi entregue, com apenas pedras no terreno ao redor do casarão e o acesso à casa em um cimentado feito às pressas. As árvores que existiam no terreno ao redor da casa foram todas removidas, mesmo não tendo real necessidade.
ACESSIBILIDADE ZERO
Como se não bastasse os defeitos da obra, o casarão entregue é praticamente inacessível para visitantes com mobilidade reduzida.
Não há piso tátil seja na calçada, seja no quintal e não há nenhum acesso à disposição de cadeirantes. No fundo do casarão já existe uma estrutura instalada para um elevador, no entanto ele não foi instalado e o acesso ao segundo andar por ali está tampado com um tapume de compensado de madeira.
Nos fundos da propriedade, onde é o quintal, há um espaço que será um anexo, contudo ainda está em obras e repleto de materiais de construção podendo, na eventualidade do novo centro cultural já vir a funcionar no início de janeiro, causar acidentes aos visitantes.
A entrega dessa obra tão esperada pelos guarulhenses, no último dia útil de 2024 e da gestão do prefeito Guti, foi visivelmente entregue às pressas e com o principal objetivo de colocar uma placa de inauguração com o nome do prefeito que deixou o cargo. Se tiver coragem o novo prefeito deveria arrancá-la, pelo simples fato de que entregar uma obra inacabada e com tantos problemas é um grande desrepeito à população de Guarulhos.
CASARÃO DA NOSSA HISTÓRIA:
O projeto que foi “inaugurado” prevê funcionar como um espaço cultural inteiramente dedicado à história de Guarulhos, município paulistano vizinho da capital paulista. São ao todo três espaços instalados em porão, piso térreo e andar superior.
No térreo ficam espaços dedicados à contemporaneidade de Guarulhos, sala de exposição itinerante e uma chamada “sala histórica”. No andar superior são quatro espaços distintos, focados em educação guarulhense, bairros e uma brinquedoteca. Por fim, no porão, são três partes dedicadas a pré-história, história natural e a história do casarão, que foi construído para ser a residência de um antigo prefeito da cidade e seus familiares.
Se no lado de fora o aspecto visual do casarão não é dos melhores e ainda está inacabado, em seu interior o piso térreo já se apresenta muito bem. Resta saber se a nova gestão que assumiu hoje irá concluir essas obras rapidamente.
Abaixo fotos internas, do primeiro andar, disponibilizadas pela prefeitura de Guarulhos em seu site oficial:
SERVIÇO:
Casarão da Nossa História
Rua Sete de Setembro, 207
Centro – Guarulhos (SP)
Fotos internas (