Residência de Alexandre Aliperti

Um dos mais famosos e conhecidos bairros nobres paulistanos, o Jardim Paulista, é bastante conhecido pelos seus imóveis de alto padrão quase impossíveis de serem contemplados devido aos muros altos e portões que transformam as residências em verdadeiras fortalezas.

Apesar deste inconveniente a quem gosta de admirar casas, o bairro possui uma avenida onde a grande maioria das construções são de fácil observação devido ao fato de poucas terem muro, em virtude da maioria hoje ter destinação comercial. Me refiro, claro, a Avenida Brasil.

Casarão – Avenida Brasil

Localizado no número 478 desta avenida, este elegante casarão antigo é um dos mais bonitos e interessantes exemplares que encontramos por ali. Sem muros ou portões ao nível da rua desde que foi adaptada para o uso comercial, o imóvel possui uma fachada bastante atraente em um estilo que ficou bastante conhecido pelo nome de colonial português.

A influência portuguesa, diga-se de passagem, não ficou apenas no estilo da arquitetura mas estendeu-se ao principal elemento decorativo presente em toda a fachada do imóvel e até nas paredes de divisa: os azulejos portugueses.

clique na foto para ampliar

O chafariz do lado esquerdo da residência é totalmente adornado por azulejos, material que se espalha pelas demais áreas da construção, como frontão e laterais da porta de entrada, concebendo um visual admirável.

Originalmente a casa serviu de residência ao industrial Alexandre Aliperti (*1904 +1976). Alguns anos depois de sua morte a casa foi vendida para Luiz Fernando de Abreu Sodré Santoro, conhecido leiloeiro paulistano, tendo a partir dai uso comercial.

Até hoje no imóvel há uma placa anunciando como Casa Sodré Santoro, mas já se vai algum tempo que encontra-se fechada. Contudo mantem-se preservada e sempre bem cuidada tanto no que se refere a casa como jardinagem e calçada.

Veja mais fotos do casarão (clique na foto para ampliar):

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Grande Hotel Bristol

Construído no início dos anos 1920, o Grande Hotel Bristol foi do tempo em que as melhores instalações hoteleiras eram próximas das estações ferroviárias da cidade.

Leia mais »

7 respostas

  1. É admirável não só o estilo do imóvel como o seu impecável estado de conservação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *