Este belo casarão do Jardim Paulista pode, segundo vizinhos, estar com seus dias contados.
Erguido entre as décadas de 30 e 40, este casarão é um dos vários localizados na Avenida 9 de julho, onde muitos deles estão vazios com placa de “aluga-se”, e outros foram bastante desfigurados de sua arquitetura original.
O abandono sugere que realmente ela será demolida num futuro próximo, pois não há muita preocupação em selar a porta com blocos como fazem em imóveis que ficarão fechados por muito tempo.
Construído em estilo eclético, este imóvel esbanja, mesmo deteriorado, luxo e bom gosto. Uma construção harmônica e dotada de belos azulejos de decoração em seu anterior, além de lindos vitrais e portas largas e corredores espaçosos.

Azulejos decoram a casa. Ao fundo, vitrais junto à escada.
Nos últimos anos antes de ser abandonado o imóvel foi utilizado para fins comerciais. Segundo uma matéria publicada pela revista VEJA São Paulo em 30/07/2008, a mesma foi vendida pouco antes da reportagem e desde então os novos proprietários aguardam uma licença para iniciar a reforma.
Terão eles desistido ou são vítimas da burocracia do poder público ?
Atualização – Abril/2013:
Nós não erramos a fotografia. Trata-se sim do mesmo imóvel, ou pelo menos de parte dele. Em 2011, após alguns anos de incertezas o imóvel foi completamente desfigurado e transformado neste outro, completamente diferente, da fotografia acima.
A propriedade é um bem particular, e se a construção não é tombada o dono pode fazer o que achar melhor. Mas não há como deixar de lamentar pela destruição do belo casarão eclético que havia no local.
Os belos azulejos, os vitrais, tudo foi removido. A construção nova não é feia, mas ao lembrarmos do que existia antes, é impossível não ter uma antipatia pela nova construção.
Veja outras fotos deste casarão (clique para ampliar):
Comentarios