O Vale do Paraíba e a região paulista mais próxima do Estado do Rio de Janeiro, foi outrora muito próspera especialmente durante o período do breve período do café que houve por ali. Foram tempos de bonança onde o progresso começou rapidamente a chegar na região, trazendo inclusive a ferrovia.
Com a decadência do café por ali, muitos migraram para outras áreas de São Paulo deixando para trás cidades vazias e esquecidas. Este fenômeno, que foi marcante na história paulista, rendeu até um importante livro de Monteiro Lobato, o Cidades Mortas.
E foi em uma expedição à região destas célebres “cidades mortas” que encontramos esta bela casa no pequeno e agradável município de São José do Barreiro.
Localizada no número 07 da Rua Coronel João Ferreira, esta antiga residência de 1931 tem uma arquitetura muito peculiar e que destoa bastante das demais construções antigas da cidade, que vão mais para o estilo colonial. Esta também é a antiga rua da estação ferroviária, que foi desativada em 1928.
Apesar de estar um tanto carente especialmente de pintura, a casa preserva todos os seus detalhes originais tanto no aspecto anterior (fundos) como também em sua porção exterior, com a fachada intacta.
Notem no detalhe do frontão, onde se destaca o ano da construção a arte feita com pedrinhas de rio, que dá um ar ainda mais peculiar e original à construção. Na porção esquerda do imóvel embora parte do muro tenha ruído, o portão original da década de 30 está preservado.
Imóveis belos e encantadores como este existem muitos espalhados pelas diversas cidades paulistas. A Estância Turística de São José do Barreiro é bem distante da capital paulista e é bem pequena, mas é uma cidade muito acolhedora e com diversas atrações turísticas e paisagens de tirar o fôlego. Vale o passeio e a estadia!
Veja mais fotos desta casa (clique na miniatura para ampliar):
Comentarios