A Casa Amarela de Angelo de Bortoli

A Vila Romana é dos bairros paulistanos que mais despertam a atenção quando o assunto são casas interessantes. Suas ruas revelam interessantes construções do começo do século 20, como esta na Rua Camilo:

clique na foto para ampliar

Localizada bem na esquina com a Rua Sepetiba e construída em 1921, esta residência foi a morada de seu construtor, o imigrante italiano Angelo de Bortoli. Conhecida como ˝A Casa Amarela da Vila Romana˝  o imóvel atualmente funciona como um centro de exposições e divulgação de cultura. Ela é de propriedade de Janice de Piero, neta do construtor.

O mais legal é que a casa foi tombada como patrimônio histórico de São Paulo a pedido da própria família, algo bastante incomum – infelizmente – em nossa cidade.

clique na foto para ampliar

Se este tipo de construção é cada vez mais raro, é preciso destacar o excelente nível de preservação em que o imóvel se apresenta. Podemos conferir portas, batentes e janelas pintados e bem cuidados, além de uma fachada bastante preservada, algo muito agradável de ser ver.

Seu bairro tem alguma casa antiga interessante que merece nossa visita e posterior publicação aqui no site ? Diga para nós!

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Casa Antiga – Rua Jataizinho

Encontramos essa residência graciosa na Rua Jataizinho, em Vila Santana, que fica no bairro de Itaquera. Apesar de ter uma arquitetura bastante simples, algo típico

Leia mais »

16 respostas

  1. Louváveis, Douglas essa sua luta e esse seu trabalho, como admiráveis são também os esforços dos proprietários para manterem essas construções tão bem conservadas.

  2. Douglas, seu trabalho é magnífico, gostaria de saber se você conseguiria fotos da Rua Ibicoara por volta do ano de 1957. Grato

  3. Maravilhosa! É muito justo que quem preserva a memória da cidade não pague IPTU e até receba ajuda de custo pela preservação. Temos história e história é sinônimo de cultura, turismo, portanto, geração de renda.

  4. É impressionante como essas casas estão conservadas. Como é bom ver esses imóveis dessa maneira bonitas, e o estado de conservação maravilhoso!
    Assim deveriam fazer outros proprietários que possuem essas relíquias e não dão o devido valor.
    Deixam o imóvel a mercê do tempo, dos vândalos e invasores que sem escrúpulos tomam conta da propriedade apenas para usufruir. Sim, porque a maior parte de prédios invadidos, estão sendo totalmente detonados pelos próprios invasores.
    Parabéns aos proprietários dessas casas.
    Continuem zelando desse bem que talvez foi deixado por pessoas que lutaram muito para colocar cada tijolo em cada uma dessas casas.

  5. Pelo que acabei de ver num video sobre Pompeia e Vila Romana, as casas de 1921 ainda está habitada, bem conservada e parece que pertenceu aos bisavós da atual proprietaria e moradora.

  6. Que maravilha a herdeira preservar a beleza histórica dessa antiga casa. Parabéns à proprietária pela nobre atitude e também ao autor da foto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *