Casa – Rua Tonelero, 196

Por mais que em nossas cidades se encontrem muitos imóveis antigos em péssimo estado de conservação, existe também na mesma proporção inúmeras casas restauradas e preservadas que enchem os olhos. Uma delas, que não me canso de passar em frente e admirar, é esta aqui:

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Localizada no número 196 da Rua Tonelero, na Vila Romana, é uma das casas mais bonitas da região. Observá-la é uma forma romântica de viajar no tempo, quando nossas residências eram belas, amplas e confortáveis.

Tudo nesta casa é bonito. A começar pelo charmoso portão baixo, de uma época em que a segurança em São Paulo ainda não era questionável. Depois, o belo jardim na entrada da residência, muito bem cuidado e com uma grande roseira.

Quem tem o privilégio de ter um jardim em sua casa hoje em dia, quando espaços verdes estão cada vez mais diminutos, sabe a terapia reconfortante que é cuidar de plantas e flores.

Por fim, a casa sempre bem cuidada, com a pintura impecável e um esmero que dá gosto de ver. Que esta joia paulistana permaneça bela e preservada por muitos e muitos anos.

Crédito: Douglas Nascimento / São Paulo Antiga

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

16 respostas

  1. Típica casa de subúrbio carioca… Podia muito bem ser em Bonsucesso, Cordovil, Campo Grande, Realengo…
    Aliás, aqui no Rio também tem uma rua com esse nome, em Copacabana…

    1. rua Tonelero essa, a do Rio, que tem papel na história devido ao atentado contra Carlos Lacerda.

      foi legal o dia em que consegui achar, no Google Street View, o prédio onde ele morava e na frente do qual ocorreu o atentado.

      o mais interessante foi descobrir que o jornalista Armando Nogueira foi uma das testemunhas.

  2. isso mesmo, mas não sei contar quantas casas sobraram. tenho ido pouco a Copacabana Já tem uma página no facebook chamada “Coração Suburbano” mas voltada para a paisagem de bairro, não com essa “visada” de patrimônio. Mas a casa em questão da Tonelero paulista é linda, e a varanda uma pérola no seus elementos decorativos/funcionais. Aquelas duas “janelinhas” além de fazer entrar mais luz, também são pequenos basculantes?

  3. Que casa linda! Aqui na minha cidade ainda se encontra alguns exemplares assim. Mas com uma cerca baixinha assim, em São Paulo, só por um milagre de Deus. A casa é dos anos 30 ou 40, mas qual seria o estilo da construção?

  4. Relembrou muito a casa onde morei na Rua Chico de Paula, na Freguesia do Ó, era clara, ampla, tinha essas muretas na varanda onde eu brincava com meus carrinhos, imaginando elas serem uma avenida, rsrsr ahhhh bons tempos

  5. É linda gostaria de comprar uma com mobilias da época, sou apaixonada por coisas antigas e delicadas . Amei , quando vou fazer fisio na AURELIA FICO NAMORANDO AS CASAS E A SIMPÁTICA LAPA ! UM DIA QUERIA FAZER UMA VISITA SERÁ ALGUÉM ME CONCEDERIA ESTE MOMENTO?

  6. Moro numa cidade no interior do estado de SP e é bastante comum ver casas mais antigas no centro da cidade, no mesmo estilo igual ao da foto, mto bonito mesmo.

  7. Tem uma casa desenhada na capa de um DVD gospel, e eu sabia que já havia visto algo parecido com a casa desenhada ali: É praticamente a mesma casa desse artigo!

    Tem muitos detalhes muito parecidos. Douglas, peço licença para linkar a imagem:

    https://comunhao.com.br/wp-content/uploads/2018/08/Bruna-Karla-2-696×435.png

    Muito bom isso, pois de certa forma valoriza esse tipo de construção. O padrão seria colocarem uma moradia moderna ou um apartamento.

  8. Meu bairro favorito. Morei aí toda minha infância e juventude. Lapa maravilhosamente.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: