Casa Abandonada – Rua Tamandaré s/n

 

Esta pequena casa parcialmente demolida, na altura do número 800 da rua Tamandaré, é um belo exemplar de nossa São Paulo antiga mesmo com este estado péssimo de conservação e abandono.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

A construção possui uma riqueza grande de detalhes em sua fachada, e que chama atenção das pessoas que passam pelo local, como os detalhes no frontão, o gradil do antigo respiro do porão e as suas belas colunas na entrada da residência, que apresentam um bom gosto e ecletismo arquitetônico que hoje não encontramos tão facilmente.

Quem teria construído esta casa ? Quem teria vivido ali ? Qual será o destino desta linda casinha ?

Em seu interior, só ruínas e entulho (clique para ampliar)
Em seu interior, só ruínas e entulho (clique para ampliar)

Esperamos que ela venha a ser recuperada e possa preservar para a prosperidade um pouco da história urbanística de nossa cidade. Esta memória não é só feita por monumentos e grandes construções mas também por pequenos exemplares como este, uma pérola esquecida no bairro da Liberdade.

clique na foto para ampliar
clique na foto para ampliar

Que o Salmo 23 encontrado em uma das paredes internas da casa (veja foto 01 da galeria abaixo) possa protegê-la!

Veja mais fotos desta casa:

Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento
Foto: Douglas Nascimento

Conheça outro imóvel cadastrado na rua Tamandaré:

Confira o mapa do local:

Visualizar São Paulo Antiga em um mapa maior

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
ouça a nossa playlist:

14 respostas

  1. Faz algum tempo que não passo mais por essa rua, mas quando o fazia lembro que havia na esquina oposta, no cruzamento das ruas José Getulio com a Tamandaré, uma edificação muito bonita. Também estava em situação precária.

  2. Que bela árvore podemos ver na última foto. Sinto saudades de árvores assim, quando as casas tinham terrenos enormes e jardins maravilhosos. Hoje a maioria são prédios ou casas bem menores.
    Uma pena este imóvel estar desse jeito.

  3. Essa casinha era um sobrado até coisa de ano e meio atrás. Vendia-se água ali (as fotos ainda mostram o “disk água” pintado na parede) e parecia ser um cortiço, também. Quanto ao seu destino, deixai as esperanças: ela vai virar pó, mesmo. Provavelmente este imóvel pertence ao hospital A. C. Camargo (que fica nos fundos da casinha), assim como alguns de seus vizinhos – um deles, se não me engano, é uma escola de enfermagem ligada ao hospital – e pode dar lugar a alguma ampliação. Quanto à casa citada pelo Leonardo, logo acima do estacionamento na esquina da Tamandaré com José Getúlio, trata-se de um sobrado geminado com características art-nouveau. Apesar do mau estado, vale uma foto – e uma matéria no SPA!

    1. Infelizmente nas três ultimas décadas moradia tem sido um sério problema em São Paulo,tudo isso causado pela má administração e incompetência de nossos governantes e pela má distribuição de renda em nosso país que deixa muito a desejar

  4. Entendo que a arquitetura e a beleza da construção chame a atenção mas nesses cortiços geralmente moram pessoas de atividades duvidosas, que usam para ponto de tráfico de drogas, malandragem e pioram a situação do bairro. Já fui vítima de assalto de pessoas que moravam ali. Leia-se que um lugar deteriorado traz calçadas deterioradas, possiblidade de incêndio, etc… E torço para a ampliação do AC Camargo que também comprou o Hospital Modelo.

    1. Oi Alan.
      Fui criada nessa rua, num desses cortiços (N° 941) que vc menciona. Existem sim pessoas de atividades duvidosas nesses lugares como existem em qualquer outro lugar. Lá existe mto pai de familia, que ganha mto pouco pra dar um lugar descente pra sua familia morar. Fui criada nesse lugar mas como valores que graças a Deus me fizeram como sou hoje, agradeço a Deus a infancai dificil, só assim eu sei dar valor a vida que tenho hoje. Pena você ter sido assaltado, infleizmente por causa de alguns os demais levam a fama. Sempre que vou a SP ( moro no Rio ) faço questão de passar pelas ruas ali do bairro, sinto saudade…

  5. Há um casarão na esquina da Rua Castro Alves com Rua Vergueiro que é um exemplo disso: Moram pessoas que não se importam com a comunidade local e não preservam o lugar, logo, deve ser demolido sim para uma melhora no bairro. Pena que o casarão de que estou falando é proveniente de herança e está na justiça. Merece uma reportagem,.

    1. Alan

      Demolir não traz nenhuma qualidade a bairro algum. Isso é uma visão simplista e pequena do que é o urbanismo, do progresso e até mesmo da condição humana das pessas que vivem nestes locais. Demolir para afastar as pessoas que você não deseja apenas empurra o problema para outro lugar, mais longe.

      1. os imoveis todos a essa altura do numero 800 vem sendo adquiridos pelo Hospital A C Camargo que pretende ampliar suas instalações. Essa casa é só mais uma que logo não existira mais nada… a maioria dos outros sobrados ao lado desse, ainda em melhor estado, são de propriedade do mesmo hospital, que espera adquirir toda a area em volta para construir. 🙁

  6. Olá pessoal. Estou fazendo um trabalho sobre reformas de casas como essa, e gostaria de saber se alguém possui fotos, dados, ou qualquer coisa a respeito dessa linda casinha. Obrigada.

Deixe um comentário!

%d blogueiros gostam disto: