Casa Demolida – Rua Sapucaia 897

Passeando pelas tranquilas ruas da Mooca nos deparamos com esta antiga e simpática residência fechada e emparedada no número 897 da rua Sapucaia.

Pelo estilo da casa, notamos que trata-se uma construção antiga, com o tradicional porão que acompanha este tipo de habitação. A fachada está preservada e é bastante simples, sendo a única com esta arquitetura nesta rua. Segundo vizinhos, o imóvel está assim fechado desde, pelo menos, 2009.

Bons tempos estes em que o portão e a grade de casa eram bem baixos e serviram não como segurança, mas como elemento de decoração.

Atualização – O imóvel foi demolido em 2014 e agora está assim:

Compartilhe este texto em suas redes sociais:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Siga nossas redes sociais:
pesquise em nosso site:
Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal e fique sabendo de nossas publicações, passeios, eventos etc:
ouça a nossa playlist:

Cine S. Jorge (CIC Calçados)

Fundado em 1945, o antigo Cine São Jorge resiste impecável na avenida Celso Garcia como um estabelecimento comercial. Veja como a CIC Calçados conseguiu conciliar seu negócio com a preservação do imóvel.

Leia mais »

Casa – Rua Juruá, 50

Apesar de sua construção simplória, este imóvel da rua Juruá no bairro do Pari é nesta rua a última representante de casas do início do século XX que ainda permanece de pé. Apenas as suas janelas foram substituídas por outras menores e mais atuais.

Leia mais »

Respostas de 9

  1. Antigamente as casas não tinham muro, outras tinham apenas por decoração (como foi dito) e hoje temos muros altos e cercas elétricas.

  2. Nooosaaaa!!!! Quantas e quantas vezes não passei nesta rua quando menina e estudante, na verdade eu e meus colegas de escola costumavamos andar quase que a Mooca toda apé, bons tempos… e por um acaso me lembro muito bem deste imóvel, na minha epoca de menina ainda haviam muitas casas como essa no bairro todo, todas com porão, varandinhas, portões baixos, algumas alugadas onde inclusive moravam amigos meus, outras de moradores imigrantes que vieram trabalhar na mooca como meus avós enfim; éra um bairro onde existiam muitas histórias para se contar; agora quase não o reconheço mais, bom é o progresso… Dizem que mooca agora é bairro de classe media alta… más eu conheci uma mooca onde os vizinhos eram amigos e molecada jogava volei ou futebol na rua; tempo bom que não volta mais, nunca mais!

    1. Karin, assim era também o Tatuapé onde cresci – ruas calmas, casas acolhedoras, tudo sem medo ou com cuidados, mas não com o terror que invadiu a cidade de agora.

  3. Ah eu morava na rua de baixo na Avenida Cassandoca.
    Essa casa é uma graça…ha alguns anos uma conhecida tentou alugar, depois disso pelo que se sabe a casa está inventariada ai complica tudo.

    1. Quantas histórias essa e outras construções antigas possuem;quando foi construída ,seus primeiros moradores…É uma pena! Na minha cidade Manaus,são poucas,não possuímos essa quantidade de belos casarões,muitos só conhecemos por foto(registros fotográficos também são raros).Parabéns pelo belo trabalho!

  4. Eu ache muito triste as pessoas esperarem demolir esse tipo de casas.
    Poderíamos muito bem reforma-las e deixar como um marco histórico da cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *